Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

Warner Bros. Discovery: uma fusão a seguir à outra…

Bom dia, caro investidor.

A Warner Bros. Discovery faz parte desta lista de empresas com baixo preço face ao valor patrimonial…

Peneirando acções com baixo “price-to-book” (parte 2/2)

… estando hoje com um price-to-book de apenas 0,60x:

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - price-to-book

1. Apresentação

A Warner Bros. Discovery (NASDAQ: WBD; ISIN: US9344231041) é um conglomerado americano de entretenimento e mass media formado a partir da fusão da WarnerMedia, após a cisão da AT&T, com a Discovery no dia 8 de Abril de 2022.

A Fusão foi executada por meio de uma transação do tipo Reverse Morris Trust (uma separação seguida de venda de activos), que implicou a distribuição da WarnerMedia aos accionistas da AT&T e a combinação e integração desse negócio na Discovery.

Assim, a Discovery é considerado a antecessora da “Warner Bros. Discovery”. Por isso é que as demonstrações financeiras históricas da Discovery anteriores a 8 de Abril de 2022 estão refletidas nos relatórios e contas anuais posteriores (Form 10-K).

Actualmente, a Warner Bros. Discovery oferece ao público um portefólio diferenciado de conteúdo – programas televisivos, filmes, streaming e jogos – que inclui marcas muito renomadas, tais como:

Warner Bros. Pictures Group, Warner Bros. Television Group, DC, HBO, HBO Max, Discovery Channel, discovery+, CNN, HGTV, Food Network, TNT, TBS, TLC, OWN, Warner Bros. Games, Batman, Superman, Wonder Woman, Harry Potter, Looney Tunes, Hanna-Barbera, Game of Thrones, and The Lord of the Rings.

A empresa gera receitas com a venda de publicidade nas suas redes e plataformas digitais; cobra taxas aos distribuidores de cabo, satélite, provedores de serviços digitais e de telecomunicações, bem como por meio de serviços de assinatura directa ao consumidor; vende e licencia produtos nos cinemas, na televisão, nos canais digitais, nas plataformas de jogos para consolas, dispositivos móveis, etc.

Tudo isto é relatado nas contas da empresa de acordo com três segmentos…

  • Studios – Our Studios segment primarily consists of the production and release of feature films for initial exhibition in theaters, production and initial licensing of television programs to third parties and our networks/DTC services, distribution of our films and television programs to various third party and internal television and streaming services, distribution through the home entertainment market (physical and digital), related consumer products and themed experience licensing, and interactive gaming.
  • Networks – Our Networks segment primarily consists of our domestic and international television networks.
  • DTC – Our DTC segment primarily consists of our premium pay-TV and streaming services.

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - segmentos

… que apresentam uma boa distribuição geográfica:

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - segmentos

2. Principais Accionistas

Além das Big Three, temos a Newhouse Broadcasting (que era accionista da antiga Discovery e tem hoje administradores na Warner Bros. Discovery) entre os principais accionistas:

  • The Vanguard Group, Inc. – 10,06%
  • Newhouse Broadcasting Corporation – 8,54%
  • State Street Global Advisors (US) 1- 4,87%
  • BlackRock Institutional Trust Company, N.A. – 4,47%

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

O desempenho da acção no pós-pandemia foi péssimo:

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - gráfico de longo prazo

A empresa não distribui dividendos, nem deverá pagar, enquanto o endividamento permanecer elevado:

We have not paid any cash dividends on WBD common stock and we have no present intention to do so. Payment of cash dividends, if any, will be determined by our board of directors after consideration of our earnings, financial condition and other relevant factors such as our credit facility’s restrictions on our ability to declare dividends in certain situations.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Além disso, também não há grandes recompras de acções próprias; os accionistas também não são remunerados por esta via. Em 2022, a fusão implicou um grande aumento do número de acções:

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - valor de mercado

5. Informação Financeira

A fusão implicou também um aumento da receita para máximo históricos…

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - receita

… embora o Grupo tenha declarado um grande prejuízo de $7 B em 2022 devido aos custos de reestruturação, entre outros:

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - lucros líquidos

As margens de lucro líquidas são baixas…

  • Margem bruta (5y): 62%
  • Margem líquida (5y): 8%

… e o retorno sobre o capital tem vindo a cair:

  • ROE (5y): 9%
  • ROE (15y): 16%
  • ROCE (5y): 7%

O endividamento está um pouco pesado: $45,3 B de dívida total (97% em taxas fixas; 48% superior a 10 anos) e um caixa inferior a $3 B…

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - endividamento

… que contrasta com um EBITDA que deverá rondar os $10 B nos próximos anos. Ainda assim, o Grupo tem como objectivo reduzir a dívida bruta para 2,5-3,0 vezes o EBITDA no longo prazo.

6. Desenvolvimento

A Warner Bros. Discovery e a Paramount Global estão supostamente em negociações para realizar uma fusão, com um valor de mercado combinado de $ 38 B, a fim de juntar os serviços de streaming de ambas as empresas (Max e Paramount+) para competir mais eficientemente com a Netflix e a Disney+…

Warner Bros Discovery and Paramount discuss possible $38bn mega-merger

… mas a Warner Bros. Discovery não pode, até Abril de 2024, entrar numa transação com a Paramount ou com qualquer outra entidade. Essa data – que marca o aniversário dos dois anos da fusão da WarnerMedia com a Discovery (no valor de $43 B) – foi definida durante o acordo para garantir vantagens fiscais.

Apesar dos analistas preverem algum crescimento da receita até 2026…

Análise às acções da Warner Bros. Discovery - analistas

… não creio que tão cedo os accionistas possam ser remunerados. A alavancagem continua a pesar, sendo um dos principais factores de risco.

Mas se compararmos a sua geração de fluxos de caixa livres dos últimos 12 meses ($5.333 M) com o enterprise value ($69.314 M), que inclui a dívida líquida, verificamos que o yield é interessante:

FCF yield (ttm) = $5.333 M / $69.314 M = 7,7%

7. Conclusão

Acredito que a fusão com a Paramount possa beneficiar ambas as empresas, criando sinergias que poderão potenciar os canais de distribuição e a oferta de produtos, para concorrer mais eficientemente com a Netflix e a Disney.

Apesar dos riscos relacionados com a dívida, e da falta de remuneração aos accionistas, os múltiplos de valorização – como o free cash flow yield e o baixo price-to-book – indicam que a Warner Bros. Discovery está desvalorizada.

Ainda assim, vou excluir temporariamente esta empresa da nossa Lista Completa do Prudente até que o ciclo de fusões abrande.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INICIAR SESSÃO