Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

A Tyson Foods tem sangue nobre

Bom dia, caro investidor.

A Tyson foi-me sugerida na semana passada por um subscritor do Prudente. A acção não é aristocrata, mas tem sangue nobre, pois paga dividendos recorrentes há décadas, tendo aumentado quase sempre o dividendo ordinário por acção, excepto no período entre 2001 e 2013:

Análise às acções da Tyson Foods - dividendos

1. Apresentação

A Tyson Foods (NYSE: TSN; ISIN: US9024941034) é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e líder reconhecida em alimentos ricos em proteínas. Fundada em 1935 por John W. Tyson e gerida por quatro gerações de liderança familiar, a empresa possui um amplo portefólio de produtos e marcas como a Tyson®, Jimmy Dean®, Hillshire Farm®, Ball Park®, Wright®, Aidells®, ibp ® e a State Fair®.

Análise às acções da Tyson Foods

A Tyson gere várias instalações de produção de carne e comida pré-preparada…

Análise às acções da Tyson Foods

… e opera uma plataforma de produção de frango totalmente integrada – inclui a reprodução de animais, a contratação de produtores, a produção de ração, o processamento de alimentos, a comercialização e o transporte. Através da Cobb-Vantress, subsidiária integral da Tyson, o Grupo é um dos principais produtores avícolas do mundo. Mas a empresa também processa carne bovina e suína, além de produzir uma vasta gama de produtos alimentares frescos, de valor acrescentado, congelados e refrigerados.

Entre os vários segmentos, destaca-se a carne bovina (beef), que é responsável por 37% das vendas totais. É também aquela que proporciona as maiores margens de lucro (12,6% e 18% de margem operacional em 2022 e 2021, respectivamente):

Análise às acções da Tyson Foods

Apesar de vender produtos em aproximadamente 140 países, o segmento “International” ainda é pequeno.

Major sales markets include Australia, Canada, Central America, Chile, China, the European Union, the United Kingdom, Japan, Mexico, Malaysia, the Middle East, Singapore, South Korea, Taiwan and Thailand.

Os seus produtos são comercializados e vendidos em supermercados, distribuidores de carne, empresas de processamento industrial de alimentos, restaurantes, empresas de exportação, refeitórios, lojas de conveniência, hospitais, organismos estatais e militares, entre outros. O seu maior cliente é a Walmart:

CUSTOMERS
Walmart Inc. accounted for 17.7% of our fiscal 2022 consolidated sales. Sales to Walmart Inc. were included in all of our segments. Any extended discontinuance of sales to this customer could, if not replaced, have a material impact on our operations. No other single customer or customer group represented more than 10% of fiscal 2022 consolidated sales.

Nos últimos trimestres, as vendas da Tyson têm crescido mais do que as restantes grandes companhias de alimentos…

Análise às acções da Tyson Foods

… e as suas marcas mantêm-se como favoritas em várias categorias de produtos:

Análise às acções da Tyson Foods

2. Principais Accionistas

Há muitos investidores institucionais…

Análise às acções da Tyson Foods - ownership

… mas quem controla a empresa é a família Tyson (com 71% de poder de voto)…

Tyson Limited Partnership can exercise significant control.
As of October 1, 2022, Tyson Limited Partnership (the “TLP”) owns 99.985% of the outstanding shares of the Company’s Class B Common Stock, $0.10 par value (“Class B stock”), and the TLP and members of the Tyson family own, in the aggregate, 2.27% of the outstanding shares of the Company’s Class A Common Stock, $0.10 par value (“Class A stock”), giving them, collectively, control of approximately 71.15% of the total voting power of the Company’s outstanding voting stock

… através das acções Class B (que dão 10 votos por acção e podem ser convertidas em acções Class A):

We have issued and outstanding two classes of capital stock, Class A stock and Class B stock. Holders of Class B stock may convert such stock into Class A stock on a share-for-share basis. Holders of Class B stock are entitled to 10 votes per share and holders of Class A stock are entitled to one vote per share on matters submitted to shareholders for approval. As of October 29, 2022, there were approximately 24,000 holders of record of our Class A stock and six holders of record of our Class B stock.

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

As acções mantêm uma trajectória ascendente…

Análise às acções da Tyson Foods - chart

… e pagam dividendos crescentes há 11 anos:

Análise às acções da Tyson Foods - dividendos

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

A aquisição da IBP em 2001…

Tyson to Acquire IBP in $3.2 Billion Deal

… provocou um aumento do número de acções. Isto diminuiu a participação dos accionistas e não teve um repercussão imediata no valor de mercado da empresa. Mas, após 2008, houve algumas recompras de acções próprias:

Análise às acções da Tyson Foods - market cap

A Tyson vale hoje quase $22 B em bolsa. É a 25ª maior empresa do sector alimentar.

5. Informação Financeira

A receita encontra-se no valor mais alto de sempre…

Análise às acções da Tyson Foods - revenue

… e o lucro líquido mostra também uma tendência ascendente, apesar de, nos últimos 30 anos, ter havido 3 anos de prejuízos – em 1994, 2006 e 2009:

Análise às acções da Tyson Foods - income

As margens de lucro são baixas (como é normal)…

  • Margem bruta (5y): 13%
  • Margem líquida (5y): 6%

… principalmente na carne de porco e de galinha…

Operating margins by segment were as follows:
• Beef – 12.6%
• Pork – 3.0%
• Chicken – 5.6%
• Prepared Foods – 7.7%

… mas o retorno sobre o capital não é mau:

  • ROE (5y): 17%
  • ROCE (5y): 13%

O endividamento está em níveis adequados (1,44x mrq), abaixo da média:

Análise às acções da Tyson Foods - debt

6. Desenvolvimento

Para 2023, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos disse que a produção de proteínas (bovina, suína, frango e peru) deve permanecer relativamente estável em comparação com 2022. Mas a Tyson lançou um novo programa de produtividade que poderá permitir uma poupança de $1 B até ao final de 2024. Em 2022, a empresa conseguiu já poupar mais de $700 milhões, compensando parcialmente o impacto da inflação, e acredita que irá exceder a meta de $1 B em 2023, um ano antes do prazo definido.

Os analistas prevêem algum crescimento da receita até 2025 e uma recuperação dos lucros por acção:

Análise às acções da Tyson Foods

O objectivo da empresa é gerar fluxos de caixa operacionais positivos para continuar a fortalecer o balanço, investir no negócio e remunerar os accionistas através dos dividendos e buybacks:

Análise às acções da Tyson Foods

O net payout (dividendos + buybacks) corresponde a $1,90 por acção…

Análise às acções da Tyson Foods - net payout

… proporcionando, à cotação actual ($59), um yield de 3,2%.

7. Conclusão

Apesar das dificuldades recentes relacionadas com o aumento dos custos, a Tyson conseguiu manter o lucro operacional ($3.422 M ttm) acima da mediana dos últimos 5 anos ($3.008 M). Além disso, tem um negócio estável, possui um portefólio de marcas renomadas muito apreciadas pelos consumidores americanos, apresenta bons retornos sobre o capital e paga dividendos recorrentes há décadas.

É certo que o dividend yield está no terceiro maior patamar de sempre…

Análise às acções da Tyson Foods - dividend yield

… mas o price-to-book histórico indica-nos que a acção ainda tem margem para cair:

Análise às acções da Tyson Foods - price-to-book

Considerando o net payout de $1,90 por acção, não gostaria de pagar mais do que $32 pela acção (um yield de 6%).

Acompanharemos a Tyson Foods na Lista Completa de Acções do Prudente.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INICIAR SESSÃO