Bom dia, caro investidor.
A Microchip Technology faz parte desta lista de empresas que pagam dividendos consecutivos há, pelo menos, 20 anos:
1. Apresentação
A Microchip Technology (NASDAQ: MCHP; ISIN: US5950171042 ) desenvolve, fabrica e vende soluções inteligentes de controlo integradas para uma ampla variedade de aplicações. O seu amplo portefólio é um Total System Solution (TSS), uma solução que inclui a combinação de hardware, software e serviços que ajuda os clientes a aumentar as receitas, a reduzir os custos e a gerir os riscos em múltiplas áreas – 5G, data centers, sustentabilidade, Internet of Things, sistemas avançados de assistência ao motorista, condução autónoma, veículos elétricos, etc.
Os seus clientes pertencem ao sector automóvel, aeroespacial e de defesa, comunicações, aparelhos de consumo, data centers e, principalmente, industrial…
… e o tipo de produtos enquadram-se em três categorias – Mixed-signal Microcontrollers, Analog e Other:
- Mixed-signal Microcontrollers – is a self-contained computer-on-a-chip consisting of a central processing unit, often with on-board non-volatile program memory for program storage, random access memory for data storage and various analog and digital input/output peripheral capabilities.
- Analog – several families including power management, linear, mixed-signal, high voltage, thermal management, discrete diodes and MOSFETS, RF, drivers, safety, security, timing, USB, ethernet, wireless and other interface products.
- Other – includes FPGA products, royalties associated with licenses for the use of our SuperFlash and other technologies, sales of our intellectual property, fees for engineering services, memory products, timing systems, manufacturing services (wafer foundry and assembly and test subcontracting), legacy application specific integrated circuits, and products for aerospace applications.
Em suma, a Microchip Technology faz microcontroladores digitais e analógicos com os quais interagimos diariamente; por exemplo, quando abrimos a porta da garagem, quando levantamos dinheiro da ATM, quando pressionamos o comando da chave do carro, etc. Veja-se quantos microcontroladores e outros produtos a empresa coloca nos aviões…
… e nos automóveis:
A Microchip Technology é a única que investe simultaneamente em microcontroladores de 8-bit, 16-bit e 32-bit:
Os seus microcontroladores de sinal misto respondem por 58% da receita total, estando a maioria dos clientes localizados na Ásia:
As suas operações de fabrico incluem a produção de wafers, montagem, teste e controlo de qualidade. Controlar o fabrico dos próprios produtos é algo que faz parte da estratégia da empresa, pois isso permite controlar o produto (por exemplo, controlar a obsolescência: a companhia ainda fabrica o primeiro microcontrolador lançado há 25 anos), diminuir os custos, aplicar técnicas estatísticas, alcançar e manter a eficiência da produção, encurtar os ciclos do projecto e capturar uma parte da margem de lucro associada à fabricação e montagem do produto. O Grupo terceiriza uma parte significativa da produção, que aumentou nos últimos anos devido à aquisição da Microsemi e de outras empresas que terceirizaram toda ou partes substanciais da sua fabricação.
A companhia vende os seus produtos em todo o mundo por meio de uma rede de pessoal de vendas directas (51%) e distribuidores (49%).
2. Principais Accionistas
Cerca de 75% dos investidores são institucionais:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A acção está perto do máximo histórico…
… e paga dividendos há 83 trimestres consecutivos (há quase 21 anos):
O dividend yield dos últimos 12 meses corresponde a apenas 1,7%.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
Apesar da empresa remunerar os accionistas com algumas recompras de acções próprias, o número de acções tem vindo a aumentar nas últimas décadas:
A Microchip Technology vale $46 B em bolsa.
5. Informação Financeira
A receita está no máximo histórico…
… bem como o lucro líquido:
As margens de lucro brutas são elevadas…
- Margem bruta (5y): 62%
- Margem líquida (5y): 11%
… mas as taxas de retorno sobre o capital têm vindo a cair…
- ROE (5y): 11%
- ROCE (5y): 6%
… apesar de, no último ano, terem superado a mediana histórica:
Durante muitos anos, o balanço da empresa teve net cash, mas actualmente o rácio de endividamento (Net Debt / EBITDA) corresponde a 1,53x.
6. Desenvolvimento
O Grupo está muito satisfeito com os resultados do ano fiscal de 2023 (que terminou em Março), e diz que vai continuar a implementar a estratégia “Microchip 3.0”, que tem como objectivo o crescimento da receita, a manutenção das elevadas margens de lucro brutas, a diversificação dos mercados finais, o investimento em inventário, o aumento da remuneração dos accionistas (dividendos + buybacks) e o foco nas megatendências de longo prazo (5G, IoT, Data Centers, E-Mobility, Sustainability e ADAS/Autonomous Driving):
Os analistas prevêm novos máximos de resultados em 2024 e, depois, um abrandamento, pois o negócio da Microchip Technology é cíclico. Neste momento, está em ciclo de alta:
Apesar do net payout (dividendos + buybacks) ser negativo, devido à diluição do número de acções que ocorreu entre o ano fiscal de 2017 e 2022…
… a estratégia de retorno de capital é consistente, disciplinada e equilibrada, e tem orientando os fluxos de caixa principalmente para o pagamento da dívida (que não é preocupante):
Os fluxos de caixa livres dos últimos 12 meses foram os maiores de sempre ($3.135 M). Estes produzem um FCF yield de 6%, em relação ao enterprise value ($52.391 M). Nada mau!
7. Conclusão
Esta indústria de semicondutores é altamente competitiva e tem sido historicamente marcada pela erosão de preços e pelas rápidas mudanças tecnológicas. Mas a Microchip Technology tem conseguido manter óptimos resultados ao longos das últimas décadas, embora não seja fácil identificar e descrever a durabilidade das suas vantagens competitivas. Isso depende de um elevado grau de especialização neste sector.
Um aspecto a ter em conta é a queda progressiva do ROCE nos últimos 25 anos. Neste momento, a mediana histórica do ROCE anda perto dos 15%. Se continuar a cair, será difícil obter resultados excepcionais a longo prazo. Preferia que fosse superior a 20%.
A acção não está excessivamente cara. Se considerarmos que o free cash flow mediano dos últimos 5 anos (de $3,37 por acção) poderá ser uma medida aproximada do net payout potencial, eu gostaria de comprar a acção abaixo de $56 (yield de 6%)…
… desde que o ROCE continue a melhorar, como aconteceu no último ano.
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.