Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo

Bom dia, caros investidores.

A empresa de telecomunicações Swisscom é uma das 20 maiores do mundo do sector, mas o que me chamou à atenção foi o baixo nível de endividamento, raríssimo numa empresa deste porte:

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 1 | Investidor Prudente

Será que esses valores estão correctos? Já veremos…

1. Apresentação

A Swisscom é uma empresa de telecomunicações que presta serviços na Suíça (onde tem a sua sede) e na Itália. Os seus segmentos incluem a Swisscom Switzerland, a Fastweb e outros segmentos operacionais:

  • Swisscom Switzerland – compreende os clientes residenciais e corporativos, bem como a divisão de tecnologia da informação, rede e infra-estrutura na Suíça.
  • Fastweb – é um provedor alternativo de serviços no mercado italiano para clientes residenciais e empresariais.
  • Outros Segmentos Operacionais – inclui a unidade de negócios digitais, bem como participações e subsidiárias nas áreas de soluções de pagamento, construção e manutenção de redes, transmissão de rádio, gestão de energia e soluções para eventos.

 

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 2 | Investidor Prudente

A Fastweb ainda está a crescer na Itália, mas a Swisscom já é líder na Suíça…

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 3 | Investidor Prudente

… sendo na Europa uma das empresas com a melhor cobertura de rede acima de 100 mbps e a melhor em termos de market share mobile e de NPS (ou Net Promoter Score, que é um índice que mede a lealdade do cliente):

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 4 | Investidor Prudente

O segmento B2C (business-to-consumer) inclui várias marcas líderes de mercado com serviços premium e low cost

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 5 | Investidor Prudente

… apresentando baixos índices de desistências contratuais (low churnlevels). O segmento B2B (business-to-business) apresenta igualmente um elevado NPS e uma margem de EBITDA elevada de 42%. Em termos de infra-estrutura, a Swisscom apresenta uma cobertura 5G de 99% e elevados índices de robustez nos testes.

Esta é uma apresentação sumária, pois o relatório anual de 2021 de quase 200 páginas inclui muitíssima informação relativa aos aspectos técnicos de cada um dos segmentos.

2. Principais Accionistas

O principal accionista e controlador da Swisscom é o Governo da Suíça:

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 6 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A cotação parece andar de lado há 20 anos…

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 7 | Investidor Prudente

… mas se incluirmos os dividendos brutos, o aspecto do gráfico já muda de figura:

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 8 | Investidor Prudente

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

O número de acções mantém-se inalterado, não havendo recompras de acções próprias, e a capitalização bolsista está a chegar ao seu máximo histórico:

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 9 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

Apesar da solidez do negócio, os resultados têm vindo a cair ligeiramente, com as vendas a atingir o mínimo de há 10 anos…

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 10 | Investidor Prudente

… e o lucro líquido a lateralizar no mesmo patamar de há 15 anos:

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 11 | Investidor Prudente

O endividamento é baixo, mas não é tão baixo como inicialmente anunciado pelo nosso provedor de informação financeira. É preciso ter cuidado com a informação financeira mastigada, seja por parte dos provedores gratuitos (yahoo finance, google finance, etc.), seja por parte dos pagos (gurufocus, tikr, reuters, bloomeberg, etc.). O melhor é sempre ir à fonte verificar a informação. Vejamos… a dívida financeira corrente e não-corrente bruta (sem contar com as rendas) é de CHF 6.445 M e o rácio debt-to-equity corresponde a 0,6x (não 0,19x):

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 12 | Investidor Prudente

A dívida líquida (incluindo as rendas) é 1,75x maior do que o EBITDA esperado em 2022, estando a maioria dos títulos de dívida anexados a uma taxa fixa (o que é bom, em caso de alta inflação):

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 13 | Investidor Prudente

No Prudente já foram publicadas várias análises a empresas de telecomunicações, e é raro encontrar uma companhia com a mesma solidez de balanço da Swisscom.

6. Desenvolvimento

Em termos gerais, há alguns pontos estratégicos que a Swisscom promoveu (e vai continuar a promover) – como a defesa do market share na Suíça, os planos de expansão na Itália, o desenvolvimento do serviço OTT da Fastweb, a diminuição dos custos, a adequação das soluções aos reguladores e as campanhas de marketing – mas a receita e o lucro não deverão crescer muito mais nos próximos anos, como indica a guidance da empresa…

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 14 | Investidor Prudente

… e as previsões dos analistas:

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 15 | Investidor Prudente

Como não há buybacks, o net payout corresponde aos dividendos distribuídos aos accionistas, que apresentam o mesmo montante há alguns anos (CHF 22)…

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 16 | Investidor Prudente

… proporcionando um yield (net payout yield, que neste caso é igual ao dividend yield) de 4%, abaixo dos valores dos últimos anos:

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 17 | Investidor Prudente

7. Conclusão

O Investidor Prudente trabalha para que os subscritores possam receber informação financeira fiável e tomar as suas próprias decisões de investimento, pois os dados apresentados pelos provedores gratuitos e pagos podem conter erros, como aconteceu com um dos nossos provedores de informação pagos em relação à dívida financeira da Swisscom (que é baixa). Os fundamentos da Swisscom são óptimos, apesar da expectativa de resultados não ser a melhor, e a empresa parece-me segura, sendo “patrocinada” pelo próprio Governo da Suíça, o seu maior accionista e controlador.

A acção da Swisscom parece mais uma obrigação do que uma acção, o que não implica que seja um mau investimento para muitos investidores Prudentes. Olhando para o comportamento do dividend yield…

Swisscom, para quem quer ser parceiro do Governo 18 | Investidor Prudente

… consideraria comprar a acção a uma taxa de 6% e vender a 3%, ou seja, comprar a CHF 367 e vender a CHF 733. Entre 2008 e 2012 houve oportunidades dessas, mas ultimamente tem sido difícil comprá-la barata

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

 

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.