Ross Stores – boas marcas a baixo preço

Bom dia, caros investidores.

Alguns analistas estão a recomendar a compra de empresas da área do vestuário e acessórios, pois muitas acções caíram 20-40% nos últimos meses, como a Inditex, a H&M, a TJX (recentemente analisada)…

A TJX é uma oportunista!

… e a Ross Stores, que vou hoje analisar. Esta é recomendada pelos analistas de Wall Street com uma avaliação de 4,07:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 1 | Investidor Prudente

Fui visitar uma das lojas e reparei que tem muitos produtos de marca com descontos substanciais. Parece ser uma empresa tão oportunista quanto a TJX, comprando produtos a desconto às grandes marcas para depois os vender a baixo preço. Já veremos…

1. Apresentação

A Ross Stores é uma empresa americana que opera duas cadeias de lojas de roupa e produtos para a casa a baixo preço – a Ross Dress for Less®

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 2 | Investidor Prudente

… e a dd’s DISCOUNTS

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 3 | Investidor Prudente

… – administrando um total de 1.923 lojas em 40 Estados, no Distrito de Columbia e Guam:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 4 | Investidor Prudente

A «Ross Dress for Less» oferece roupas de qualidade (de marca), acessórios, calçado, malas, entre outros produtos, com descontos de 20% a 60% face aos preços oficiais, apresentando um constante fluxo de novas mercadorias com o compromisso de entregar valor para o cliente. Essa é a sua principal prioridade: garantir o acesso a marcas incríveis com grandes descontos. A empresa compra produtos a milhares de fornecedores e fabricantes de forma oportunista (tal como a TJX) quando estes apresentam um excesso de stock, quando as colecções deixam de ser vendidas, quando há dificuldades em escoar os produtos do armazém, etc. O cliente típico da Ross é 70-75% do sexo feminino (comprando para ela e para outros membros da família),visita a loja 2-3 vezes por mês e gosta do formato “caça ao tesouro”, passando o tempo a comprar pechinchas.

As lojas «dd’s DISCOUNTS» são semelhantes, mas oferecem produtos de outras marcas com descontos ainda maiores (de 20% a 70%), estando orientadas a um público-alvo mais jovem e às famílias de baixa renda.

O número de lojas tem aumentado a uma taxa de aproximadamente 4% ao ano e o tipo de produtos vendidos mantém alguma uniformidade:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 5 | Investidor Prudente

2. Principais Accionistas

Temos aqui os value investors da T. Rowe Price com uma participação de 14,6% e o chairman of the board, George Orban, com 1,6%:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 6 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A acção superou largamente o S&P 500, do qual faz parte…

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 7 | Investidor Prudente

… e paga dividendos trimestrais desde 1994.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

As cotações não pararam de subir graças ao aumento da capitalização bolsista (que vale $32 B) e à diminuição do número de acções, mas nos últimos 2 anos, as recompras líquidas de acções diminuíram e o valor de mercado caiu $8 B:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 8 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

A receita cresce 10% ao ano…

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 9 | Investidor Prudente

… e, como as margens operacionais duplicaram nos últimos 30 anos, o crescimento do lucro líquido foi de 13% ao ano:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 10 | Investidor Prudente

Normalmente, a empresa apresenta net cash. Aquele aumento do endividamento após 2020 ficou a dever-se à mudança das normas contabilísticas que obrigaram a adicionar as rendas à divida financeira. Ainda assim, o rácio de endividamento é baixo:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 11 | Investidor Prudente

6. Desenvolvimento

A administração da Ross Stores tem planos para adicionar mais 100 lojas ao seu portefólio

Ross Stores to Open 100 New Locations in 2022

… acreditando que o número total de lojas tem potencial para continuar a crescer:

Our return to stronger unit growth in 2022 reflects our belief that Ross can ultimately grow to 2,900 locations and dd’s DISCOUNTS can become a chain of 700 stores given consumers’ ongoing focus on value and convenience,” said Gregg McGillis, Group Executive Vice President, Property Development

Na última divulgação de resultados, o Grupo anunciou um lucro líquido histórico de $4,87 por acção e o Conselho de Administração autorizou novas recompras de acções próprias no valor de $1,9 B, além do aumento de 9% no dividendo trimestral. As vendas comparáveis não deverão crescer em 2022 tanto quanto cresceram em 2021, mas o aumento do número de lojas poderá elevar o lucro por acção até $5,12:

Fiscal 2022 Outlook
Looking ahead, Ms. Rentler commented, “Fiscal 2022 is extremely difficult to predict, especially early in the year. In addition to the ongoing Omicron surge that began just before Christmas, we are up against last year’s record government stimulus and the lifting of COVID restrictions that led to unprecedented consumer demand which fueled extraordinary sales gains in the Spring of 2021.” She continued, “For the 52 weeks ending January 28, 2023, comparable store sales are forecast to be flat to up 3% versus a 13% gain in fiscal 2021. Earnings per share for fiscal 2022 are projected to be $4.71 to $5.12 compared to $4.87 in the prior year. This guidance reflects our expectation for sales and profitability to improve as we move through the year.”

Há aqui uma imprecisão, pois quando a empresa fala em “fiscal 2022” está a referir-se ao ano civil de 2022 que corresponde ao ano fiscal de 2023 (que vai de Fevereiro de 2022 até Janeiro de 2023).

Os analistas mantêm-se optimistas até 2025:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 12 | Investidor Prudente

Os lucros previstos para os próximos anos suportam largamente o nível de remuneração que normalmente os accionistas recebem, no valor de $2,71 por acção (um yield de quase 3%). Apesar da queda verificada no ano fiscal de 2021 e 2022, acredito que a remuneração venha a superar os $4 nos próximos anos.

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 13 | Investidor Prudente

7. Conclusão

As dúvidas quanto à durabilidade das vantagens competitivas mantêm-se, tal como na TJX. Este é um critério importante, pois quando o Investidor Prudente compra uma acção perspectiva mantê-la para sempre em carteira, ainda que a necessidade liquidez, a alocação de capital, a realidade da empresa ou os preços especulativos do Sr. Mercado o façam vender no curto prazo. Como diz Warren Buffett, «Our Favorite Holding Period Is Forever».

Devido à expectativa de crescimento (que se tem realizado), o yield da Ross costuma ser baixo (uma média de 2,8%), mas por uma questão de segurança não gostaria de pagar um yield inferior a 4%, ou seja, um preço superior a $67,75 por acção:

Ross Stores - boas marcas a baixo preço 14 | Investidor Prudente

Se o net payout atingisse $4, o yield on cost subiria para quase 6%, ao preço de $67,75. Em 2020, a cotação chegou a cair até aos $56,3, mas hoje seria necessário um evento semelhante ao crash pandémico para permitir um investimento abaixo dos $67,75. Teremos de esperar…

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.