Bom dia, caros investidores.

A fabricante de automóveis eléctricos Lucid Motors começou a ser negociada em Bolsa, após a fusão com a Churchill Capital Corp IV e muito financiamento árabe…

Lucid Motors to Go Public in Merger with Churchill Capital Corp IV, Bolstering Lucid’s Vision to Redefine Luxury, Performance and Efficiency in the Sustainable Electric Vehicle Market

… no dia 26 de Julho:

Lucid Motors Debuts on Nasdaq Through Merger with Churchill Capital Corp IV

Com tantas marcas a surgir no mercado…

Lucid Group vs Tesla 1 | Investidor Prudente

… o que terá a Lucid para oferecer? Poderá competir com a Tesla e com outras marcas? E a China, conseguirá vencer os fabricantes tradicionais? É difícil responder a algumas destas questões, mas o que me interessa agora é perceber o que há de tão distinto na Lucid, que tem como CEO Peter Rawlinson, engenheiro-chefe da Jaguar, da Lotus e do Tesla Model S.

Mas segundo o jornal Observador, Elon Musk disse que…

… quando o engenheiro inglês chegou à Tesla, “o protótipo do Model S já estava feito”. Logo, não foi ele que o desenhou. “Ele abandonou a Tesla quando os problemas começaram a surgir”, acrescentou Musk, que arrumou a questão recordando que Rawlinson “teve contribuições importantes para a carroçaria e chassi do Model S”, mas “nunca se envolveu em nada associado a motores, baterias, electrónica ou software”.

1. Apresentação

A Lucid Group, antiga Churchill Capital IV Corp, é uma fabricante de veículos eléctricos. O carro da empresa, Lucid Air, é um sedan que possui bastante espaço interior, uma potência de 1.111 cavalos e um alcance de aproximadamente 500 milhas por carga (cerca de 800 km), estando tecnologicamente bem equipado:

A empresa disponibiliza 4 versões, e têm preços que vão dos $77.400 aos $169.000:

Lucid Group vs Tesla 2 | Investidor Prudente

Após ter construído uma fábrica no Arizona, EUA…

Lucid Group vs Tesla 3 | Investidor Prudente

… e iniciado a produção dos automóveis…

Lucid Starts Production of the Groundbreaking Lucid Air in Arizona

… entregou as primeiras reservas aos clientes (dia 30 de Outubro):

Dreams Come True: Lucid Confirms First Customer Deliveries to Take Place on October 30

O automóvel é lindíssimo; mas que outro factor haverá nele (ou no serviço) que possa captar a atenção do mercado? Vejamos:

A eficiência e a capacidade das baterias é alta…

Lucid Group vs Tesla 4 | Investidor Prudente

… mas a Tesla também vai lançar um modelo com capacidade para 520 milhas:

Tesla Shows Redesigned Model S, Promises Version with 520-Mile Range

O motor tem um tamanho pequeno…

Lucid Group vs Tesla 5 | Investidor Prudente

… os faróis têm a luz mais homogénea do mercado…

Lucid Group vs Tesla 6 | Investidor Prudente

… e a bateria – que foi desenvolvida para as competições de automóveis eléctricos – é modular e ocupa pouco espaço:

Lucid Group vs Tesla 7 | Investidor Prudente

Tal como a Tesla, também tem um “autopilot” – o DreamDrive – e uma “charger network” em aliança com os parceiros nacionais.

2. Principais Accionistas

Os controladores da Lucid são árabes:

Public Investment Fund, the sovereign wealth fund of the Kingdom of Saudi Arabi

Lucid Group vs Tesla 8 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

O “longo prazo” é curto:

Lucid Group vs Tesla 9 | Investidor Prudente

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Há 1,618,621,534 acções ordinárias em circulação, e a capitalização bolsista é de $56 B, o que é elevada, considerando os activos da empresa no valor de $2 B.

5. Informação Financeira

O último relatório e contas só apresentava prejuízos, como é natural…

Lucid Group vs Tesla 10 | Investidor Prudente

… e à velocidade com que o caixa se está a ir, a empresa talvez vá precisar de novas injecções de capital:

Lucid Group vs Tesla 11 | Investidor Prudente

6. Desenvolvimento

A Lucid posiciona-se no segmento “post-luxury”, mas não sei se o aumento da produção estenderá os domínios a outros segmentos superiores ou inferiores.

Lucid Group vs Tesla 12 | Investidor Prudente

A companhia vai apostar numa estratégia de “vendas directas”, permitindo um controle total sobre a experiência do cliente. As primeiras 8 lojas estão já abertas, mas a entrada no mercado europeu e no Oriente Médio deve começar no primeiro semestre de 2022. A Lucid também espera implementar uma estratégia de serviço directo com localizações físicas, serviço móvel e actualizações OTA (over-the-air).

As vendas esperadas são uma incógnita, mas o gráfico é bonito:

Lucid Group vs Tesla 13 | Investidor Prudente

Com tantos custos de estrutura, administrativos, custos associados à pesquisa e desenvolvimento, etc., não consigo prever quando a empresa se possa tornar rentável, apesar das melhores estimativas da Lucid apontarem para 2025. Tenho muitas dúvidas. E a qualidade do suporte técnico pós-venda? Ainda não se sabe!

7. Conclusão

A competição que está a surgir no segmento dos carros eléctricos e baterias é intensa, bem como a capacidade operacional das novas companhias. Veja-se, por exemplo, a fábrica que a Lucid construiu no Arizona; a execução foi realizada num curto período de tempo e a tecnologia implementada é autónoma (indústria 4.0). No entanto, a capitalização das empresas em Bolsa mostra uma possível bolha; investidores estão demasiado optimistas, tanto na Tesla como na Lucid. Veja-se, por exemplo, a capitalização da Tesla:

Lucid Group vs Tesla 14 | Investidor Prudente

Segundo o professor Bruce Greenwald, a Tesla não vai conseguir dominar a indústria de veículos em 20 anos. O mesmo se aplica à Lucid, em relação à qual não encontrei vantagens substanciais e duradouras. Mas há uma diferença entre a Tesla e as demais companhias: chama-se Elon Musk, o CEO que já demonstrou estar disposto a dar tudo pela companhia e que colocou a Tesla a anos de desenvolvimento à frente dos concorrentes, como explicou Sandy Munro.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.