Bom dia, caros investidores.
A Amazon levou à falência muitas retalhistas americanas e quase matou a Best Buy. Qual era o problema? Os clientes visitavam as lojas da Best Buy, escolhiam o produto e depois compravam na Amazon a um preço mais baixo. Após a nomeação do novo CEO (Hubert Joly) em 2012, as coisas começaram a melhorar – a empresa tornou-se mais eficiente, estabeleceu parcerias com as principais marcas (como a Apple, Microsoft, Samsung e até a própria Amazon) e realizou promoções do tipo «se encontrar mais barato, igualamos o preço»:
A estratégia de reestruturação (Building the New Blue) ainda se encontra a ser implementada e adaptada à realidade pós-pandémica (lojas ineficientes fechadas, investimento no segmento online, aquisições de negócios, etc.).
Apesar do número de lojas estar a diminuir…
… as vendas por loja estão a aumentar:
No último trimestre, o número de lojas aumentou, mas ainda é cedo para estabelecer uma tendência:
1. Apresentação
A Best Buy é uma multinacional retalhista de produtos electrónicos com sede no Minnesota (EUA), fundada em 1966. Inicialmente, a empresa tinha uma actividade especializada em áudio e chamava-se “Sound of Music”, tendo sido rebaptizada para “Best Buy” em 1983, com o aumento da procura por produtos electrónicos de consumo.
Hoje, as lojas da Best Buy vendem computadores, telemóveis, televisões e até comida e serviços de saúde:
Os seus segmentos comportam a actividade doméstica e internacional:
- Domestic – é a actividade nos EUA sob as marcas Best Buy, Best Buy Business, Best Buy Express, Best Buy Health, CST, Geek Squad , GreatCall, Lively, Magnolia e Pacific Kitchen e Home, bem como os domínios bestbuy.com e greatcall.com.
- International – todas as operações no Canadá e no México sob as marcas Best Buy, Best Buy Express, Best Buy Mobile e Geek Squad, bem como os domínios bestbuy.ca e bestbuy.com.mx.
Como se vê pelos dados de Março de 2021, a maioria das lojas estão nos EUA…
… e no Canadá…
… sendo que as do México estão a desaparecer – em 24 de Novembro de 2020, a companhia anunciou a decisão de encerrar as suas operações no México.
A Best Buy compra a mercadorias a diversos fornecedores. No ano fiscal de 2021, os 20 maiores fornecedores representavam aproximadamente 80% da mercadoria adquirida, com cinco fornecedores a representar aproximadamente 57% do total – Apple, Samsung, Hewlett-Packard, LG e Sony. Geralmente, os contratos com os fornecedores são de curto prazo, mas alguns realizaram parcerias para a implementação do conceito store-within-a-store (espaços dentro da loja dedicados a certas marcas parceiras, como a Apple, Microsoft, Samsung, etc.):
2. Principais Accionistas
Cerca de 84% dos investidores são institucionais (88% de free float):
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
Após o falso head-and-sholders, formado em 2000-2010, a acção recuperou, mantendo a sua trajectória ascendente:
O máximo histórico foi atingido em Maio de 2021:
A empresa paga dividendos contínuos desde 2014:
Nota: entre 2012 e 2014 houve uma alteração ao ano fiscal.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
Além de distribuir dividendos, recompra acções próprias…
… de forma recorrente, desde 2006:
À capitalização bolsista actual ($26 B), o buyback yield dos últimos 12 meses está em 6% (é alto… estará a acção barata?):
5. Informação Financeira
A receita está quase a superar o máximo de 2010…
… e os lucros anuais atingiram em 2021 o máximo histórico:
Os prejuízos de 2012 foram motivados por imparidades no goodwill de $1,2 B relativas aos negócios na Europa (que já não existem), mas a receita e o lucro bruto até aumentaram:
O balanço está imaculado, com $4 B em caixa a superar a divida financeira de curto e longo prazo:
6. Desenvolvimento
O retorno sobre o capital da Best Buy é recorrentemente alto – um indício de vantagem competitiva:
Apesar disso, não é uma vantagem competitiva considerada “duradoura”, pois a competição neste mercado é intensa. Como nos ensina Bruce Greenwald, nestas empresas devemos considerar apenas os activos e a capacidade de lucro actual, descartando o crescimento (o modelo dos fluxos de caixa descontados não é pau para toda a obra):
Antes de mais, a empresa prevê um decréscimo nas vendas do 3º trimestre e um crescimento das vendas anuais…
… tal como os analistas, que estão optimistas até 2026:
O PER previsto para 2022 é de aproximadamente 11x e o net payout yield (média a 5 anos) deverá ficar perto dos 6%:
Aparentemente, o preço está óptimo, mas a acção é volátil:
Não consideraria uma compra acima da mediana do price-to-sales de 0,37x, ou seja, a $73,85 por acção, que ao EPS médio dos últimos 5 anos (sem factores não recorrentes) de $4,96 daria um PER de quase 15x.
Analisando o dividend yield, verifico que a melhor oportunidade de compra seria abaixo de $55 por acção…
…que implicaria um bom net payout yield de 6,9%, considerando a média a 10 anos:
7. Conclusão
Todos estes cálculos têm um certo grau de subjectividade, mas a orientação parece-me correcta – a Best Buy é uma boa retalhista de produtos electrónicos, capaz de enfrentar a fúria da Amazon, mas a sua vantagem competitiva não pode ser considerada “duradoura”, pois a competição é intensa. Como Investidor Prudente, consideraria os níveis de preço dados pela análise do dividend yield. Logo:
- Compro abaixo de $55
- Vendo acima de $129 (se desejar trocar a acção por outra mais barata de boa qualidade)
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico