Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

Poucos sabiam que Verna Oller era uma investidora experiente com $4,5 milhões

Índice

Verna Oller: colérica e forreta.

Tão forreta que nunca foi arranjar o cabelo ao cabeleireiro.

E quando os seus amigos de longa data, Guy e Carolyn Glenn, lhe compraram um casaco novo em promoção, ela devolveu-o imediatamente, pois tinha encontrado outro mais barato por apenas $2. Para quê comprar roupas novas, quando a loja de usados as vendia em excelente estado?

Mas também era bondosa e gentil.

Assim era Verna Oller, uma super-investidora de 98 anos que doou à sua cidade $4,5 milhões em acções.

A sua história foi amplamente noticiada pela ABC News:

Frugal Millionaire Leaves Fortune to Home Town

Poucos sabiam que Verna Oller era uma investidora experiente com $4,5 milhões 1 | Investidor Prudente

Um segredo bem guardado

Verna Oller nunca ganhou muito dinheiro. Até aos 70 anos, trabalhou por um salário à hora cortando peixe. E, até aos 90 anos, partiu e carretou a sua própria lenha.

Mas trazia consigo um grande segredo, tendo confiado à família Glenn a tarefa de guardá-lo.

Verna Oller era milionária… e era uma investidora experiente no mercado de acções, apesar de não ter uma educação formal.

Fonte de informações

Verna Oller não tinha o Investidor Prudente para lhe indicar os melhores yields do mercado.

Ela leu, durante 25 anos, a revista Barron’s e o Wall Street Journal, acompanhando diariamente os seus investimentos.

Era tão experiente que até dava dicas de investimento em acções ao filho dos Glenn, aparecendo no vídeo a contar como obteve um retorno de 50% na AT&T quando a acção estava barata:

Poucos sabiam que Verna Oller era uma investidora experiente com $4,5 milhões 2 | Investidor Prudente

Subidas e descidas

Antes da recessão de 2008, Verna Oller chegou a ter mais de $5 milhões investidos.

Mas os grandes investidores sabem que, em vez de prever, devem aproveitar as oscilações do mercado, quando todos os dias o Sr. Mercado (maníaco-depressivo) lhes bate à porta a dizer quanto valem as acções, oferecendo-lhes uma oportunidade para as comprar a bons preços. Fora isso, a melhor atitude é esquecer o mercado e prestar atenção aos negócios e aos resultados operacionais das empresas.

Aqui reside a distinção mais realista entre o investidor e o especulador: a sua atitude em relação aos movimentos do mercado. O principal interesse do especulador está em antecipar as oscilações do mercado e lucrar com elas. O principal interesse do investidor é adquirir e manter bons papéis a preços sensatos.

Apenas uma piscina

Antes de morrer, orientou Guy Glenn a gastar cada centavo.

“Ela quer que seja construída uma piscina, esse era o seu principal objectivo”, disse ele.

Missão cumprida?

Parte do dinheiro da herança iria para a construção da primeira piscina coberta da cidade, em Long Beach, Califórnia. Outra parte seria reservada para bolsas de estudo e subsídios para professores locais. A piscina era importante para Verna Oller porque, embora morasse à beira-mar, ficava frustrada ao ver as crianças sem sítio onde nadar, pois a costa da cidade era perigosa.

Mas como a cidade de Long Beach disse “NÃO” à piscina de Verna, as acções continuaram a subir e a gerar rendimentos através dos dividendos.

“O dinheiro dela ainda está a funcionar”, disse a família Glenn.

Quando Verna Oller morreu, não quis um funeral ou serviço memorial, nem mesmo um obituário. Nada de especial! Na verdade, ela não queria nenhum crédito. Insistiu absolutamente para que o seu segredo fosse mantido até à sua morte – e mesmo assim, queria que não houvesse grande alarde sobre isso. Verna Oller deixou-nos a memória do seu enorme coração, da sua generosidade (muito além do que poderia parecer possível) e a sua incrível humildade.

Legado intelectual

Além disso, deixou-nos também um legado intelectual, apesar de nunca ter entrado numa universidade: a importância de poupar e investir, tal como fizeram os grandes investidores do nosso tempo.

Se desejar conhecer a a tradição da filosofia de investimento iniciada pelos grandes mestres do nosso tempo…

Benjamin Graham, Warren Buffett, Charlie Munger, John Templeton, Peter Lynch, Luiz Barsi, etc.

… não perca a leitura do Manual do Investidor Prudente em Acções (download gratuito):

Manual_investidor_Prudente_Acoes_Ebook_investimentos

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Etiquetas :

Partilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INICIAR SESSÃO