
“The four most expensive word in the English language are ‘This time it’s different.”
Sir John Templeton
Quem foi Sir John Templeton:
Sir John Templeton teve uma longuíssima carreira como investidor e filantropo, marcada por algumas curiosidades extremamente interessantes. Sempre adepto do pensamento contrário, Sir John foi dos primeiros grandes investidores a adoptar a filosofia de boas empresas a um preço atractivo e mantê-las no portefólio para sempre.
Aliás, uma piada de investimento sobre Sir John é que terá comprado algumas ações nos piores tempos da Grande Depressão dos anos 30 e tê-las-á vendido, já na sua velhice, na crista do bull market da Bolha da Internet, 70 anos depois!
Em 1972 criou o maior prémio Templeton, maior prémio monetário anual do mundo, concedido a cidadãos que tenham contribuído de forma especialmente relevante para a espiritualidade mundial. Actualmente o prémio é de £1.000,000 e entre os agraciados já constaram Madre Teresa de Calcutá, em 1972, e Tenzin Gyatso (o atual Dalai Lama), em 2012.
Como Sir John Templeton começou:
John Marks Templeton frequentou a Yale University, tendo financiado parte da sua tuição com os proveitos de jogos de póquer! Concluiu o curso em 1934, ingressou e concluiu o programa CFA, e estudou sob a supervisão do “pai do Value Investing“, Benjamin Graham.
Livros de Sir John Templeton:
Sir John Templeton escreveu vários livros. Salientamos o seu Templeton Plan: 21 Steps to Personal success and Real Happiness.