Investidor Prudente - melhores ações

Recompra de acções (Stock Buybacks)

O que são Recompras de Ações, normalmente referidas em inglês como Stock ou Share Buybacks? Têm alguma utilidade para o investidor?
Quando uma empresa gera lucro, pode utilizar esse dinheiro de diversas formas. Há, no entanto, duas em particular que, como Investidores Prudentes, apreciamos mais: dividendos e recompras de ações. Porquê? Porque ambas beneficiam diretamente o investidor.
Se detiver 1000 ações de uma empresa que tem o total de 1M de ações em circulação, é dono de 0,1% dessa empresa. Se entretanto a empresa decidir comprar ações próprias, retirando do mercado 20% das ações em circulação (shares outstanding), como fica a sua posição?
Manteve as suas 1000 ações mas agora apenas tem que as dividir por 800k ações em circulação, pelo que passou a ser dono de 1,25% da empresa.
Assim, através da recompra de 20% de ações próprias, a empresa aumentou em 25% a fatia dos lucros a que você, como acionista, tem direito.
Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Vender uma ação

Quando é que devo vender uma acção?

Uma grande parte dos investidores procura em primeiro lugar comprar acções desvalorizadas, esperando depois vender a um preço superior ao próximo comprador. Mas isso não é investir, é especular.

etf

ETF’s… vale mesmo a pena investir no índice?

“ETF” significa Exchange Traded Fund (em português, “fundo de índice cotado em bolsa”). Este pode ser acumulativo (ACC), distributivo (DIST), físico, sintético, alavancado, etc. Mas… valerá mesmo a pena investir no índice?

INICIAR SESSÃO