Recompra de acções (Stock Buybacks)

O que são Recompras de Ações, normalmente referidas em inglês como Stock ou Share Buybacks? Têm alguma utilidade para o investidor?
Quando uma empresa gera lucro, pode utilizar esse dinheiro de diversas formas. Há, no entanto, duas em particular que, como Investidores Prudentes, apreciamos mais: dividendos e recompras de ações. Porquê? Porque ambas beneficiam diretamente o investidor.
Se detiver 1000 ações de uma empresa que tem o total de 1M de ações em circulação, é dono de 0,1% dessa empresa. Se entretanto a empresa decidir comprar ações próprias, retirando do mercado 20% das ações em circulação (shares outstanding), como fica a sua posição?
Manteve as suas 1000 ações mas agora apenas tem que as dividir por 800k ações em circulação, pelo que passou a ser dono de 1,25% da empresa.
Assim, através da recompra de 20% de ações próprias, a empresa aumentou em 25% a fatia dos lucros a que você, como acionista, tem direito.
Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Qual o valor intrínseco de uma acção - Investidor Prudente

Qual o valor intrínseco de uma acção?

Muitos subscritores questionam-nos acerca do valor intrínseco das acções publicadas no Prudente. Neste artigo, é tratada a abordagem do método do yield (net payout) – a remuneração que os accionistas recebem em forma de dividendos e buybacks.

Dividendos

Comprou uma acção? Então você é efectivamente um dono da empresa! Como accionista, é perfeitamente normal que ao longo dos anos receba uma parte dos

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?