Como indiquei num dos últimos artigos publicado no Prudente…
… os investidores que optam por tomar as próprias decisões de investimento podem obter resultados superiores aos profissionais que gerem fundos de investimento activo, pois não estão constrangidos pelas suas limitações – tamanho do capital sob gestão, dedução das comissões à rentabilidade do fundo, obrigações regulamentares das comissões de mercado, outras obrigações legais, etc. Para isso, basta abrir conta num intermediário financeiro (banco ou corretora) e escolher as melhores acções. Parece fácil… mas não!
Investir é difícil
No mercado, há muitos clichés. A ideia de que «é fácil investir no mercado», que «qualquer um pode fazê-lo», é um deles. Para mim, tocar uma suite de Bach é simples, mas o processo que levou até ao resultado final implicou décadas de estudo diário, muito sacrifício, muita análise e muita repetição. Como em tudo na vida, não é só necessário vocação, mas trabalho, trabalho e trabalho, além da orientação dos melhores professores. Na Bolsa, eu tive vários mestres:
Todo o processo de investimento, desde o primeiro contacto com o mundo da Bolsa até à compra de uma acção bem-sucedida, é muito árduo.
Trabalho a tempo inteiro e especialização
Sou obcecado por natureza; quando me meto numa coisa, não desisto facilmente dela. Pelo contrário, às vezes persisto, mesmo sabendo que a coisa já não vai a lado nenhum (como alguns negócios em que estive envolvido). Nos investimentos – particularmente em acções da Bolsa – é necessário estudo, perseverança, resiliência e muito trabalho. Com a experiência, a abordagem acaba por ficar mais simples e focada no essencial. Como nos ensina Bruce Greenwald (que considero o maior professor de investimentos actualmente vivo), as estratégias mais simples são as melhores e, também, as que ninguém usa, não obstante exigirem muito trabalho e especialização:
Qualquer um pode ser especialista
Há muitos investidores particulares com carreiras bem-sucedidas nas suas áreas de formação, que hoje exigem cada vez mais especialização e capacidade técnica, como a engenharia, a medicina, o direito, as finanças, a educação, a informática, a agricultura, a matemática, etc. Esse conjunto de saberes altamente técnicos e científicos podem ser aproveitados na hora de investir. Peter Lynch, um dos maiores investidores de todos os tempos, dizia que as “pessoas normais” podiam utilizar o seu senso comum e conhecimento para vencer os profissionais de mercado – afinal, todos nós somos excelentes consumidores e temos opiniões formadas acerca dos produtos e serviços que mais gostamos, sejam eles básicos (Big Mac’s, iPhones, pesquisas no Google, compras na Amazon, etc.) ou complexos (novos fármacos, cibersegurança, blockchain, cloud, redes de comunicação, etc.).
O problema é que a maioria dos investidores não tem TEMPO para ler centenas de páginas de relatórios todos os dias, CONHECIMENTO do mercado e das nuances financeiras, contabilísticas e jurídicas das empresas e ACESSO a ferramentas de análise e a bases de dados.
É para isso que o Prudente existe
O trabalho, a família e as tarefas do dia-a-dia podem impossibilitar a procura por boas empresas para investir. E mesmo tendo todo o tempo do mundo para frequentar a Bolsa, os accionistas podem necessitar de uma segunda opinião. O Prudente existe para ajudar todos os investidores a tomar as suas próprias decisões de investimento, fornecendo-lhes…
- informação
- análises gerais às empresas
- dados financeiros de longo prazo
- rácios históricos de valorização
- cálculos do valor intrínseco e da margem de segurança
- perspectivas de analistas
- acompanhamento da evolução dos negócios
No próximo artigo, irei explicar aquilo que o Prudente se propõe a oferecer aos investidores, bem como as condições e os termos do serviço.
6 respostas
Envisto em Etfs porém tenho um pouco de receio com as corretoras onde o faço. Degiro é fiável? Obrigado
Bom dia, Paulo.
Pessoalmente, tenho conta na Degiro. Olhando para os termos do contrato, sim… parece ser fiável.
Cumprimentos
Invisto pouco e com pouca técnica. Estou interessado nos serviços que posa oferecer.
Bom dia, Rui.
Por enquanto, lançamos este artigo explicativo – https://investidorprudente.com/investidor-prudente-o-servico – mas iremos, posteriormente, dar mais informações com respostas a questões frequentes.
Cumprimentos
Força. Gostava de ter mais informação.
Bom dia, Santiago.
Por enquanto, lançamos este artigo explicativo – https://investidorprudente.com/investidor-prudente-o-servico – mas iremos, posteriormente, dar mais informações com respostas a questões frequentes.
Cumprimentos