
A melhor estratégia de investimento em acções
Como ensina Warren Buffett, Charlie Munger, Bruce Greenwald, entre outros, só há duas formas de superar (de forma sustentável) os índices de mercado a longo prazo. Conheça-as neste artigo.
Como ensina Warren Buffett, Charlie Munger, Bruce Greenwald, entre outros, só há duas formas de superar (de forma sustentável) os índices de mercado a longo prazo. Conheça-as neste artigo.
Gosta de investir em empresas que distribuem dividendos? Veja se não está a cometer nenhum destes três erros.
Neste artigo vou indicar 10 regras de investimento que Terry Smith procura seguir, cujo estilo não difere muito de Warren Buffett e Charlie Munger.
Neste artigo procurarei dar resposta a uma das questões mais recorrentes que recebo dos leitores do Investidor Prudente:
– Devo fazer “stock picking” (escolher as acções) ou investir num fundo de mercado (“ETF”)?
Muitos subscritores questionam-nos acerca do valor intrínseco das acções publicadas no Prudente. Neste artigo, é tratada a abordagem do método do yield (net payout) – a remuneração que os accionistas recebem em forma de dividendos e buybacks.
Apesar do mercado de acções actual estar sobreaquecido, é ainda possível comprar boas empresas a bons preços, bastando para isso considerar o earning power das empresas ou o método do yield.
Já me aconteceu acordar, ligar o computador e ver uma acção a subir mais de 400%. Perante isto, o que fazer? Espero que suba até aos 1000%? Vendo todas as acções? Vendo só algumas? Qual a racionalidade por trás das decisões de compra e venda? Será possível encontrar ordem no meio do caos do mercado e das estratégias de investimento?
Porque é que o retorno sobre o capital e a remuneração dos accionistas – em forma de dividendos e recompras líquidas de acções próprias (“total net payout”) – são factores preponderantes na escolha de empresas para investimento a longo prazo? Provavelmente, o seu professor de finanças não vai saber explicar.
O que é um Stock Split? E um Reverse Stock Split? Estas operações influenciam de alguma forma o valor das empresas?
Cada empresa tem o seu perfil de valorização. Por exemplo, um yield de 2% é considerado alto nas acções da Apple, mas extremamente baixo nas acções da EDP. Cada uma destas empresas tende, ao longo dos vários ciclos económicos, a transaccionar dentro de uma certa amplitude, sendo por isso possível identificar no yield as zonas onde a acção é considerada “barata” e “cara”. E se o dividendo cresce, a acção também tenderá a crescer.
As reuniões anuais de accionistas da Berkshire Hathaway, em Omaha, Nebraska, eram consideradas o “Woodstock do Capitalismo”, onde milhares de pessoas se juntavam para ouvir
Procuramos BOAS EMPRESAS, que produzam BONS RENDIMENTOS, cotadas a BONS PREÇOS em mercados desenvolvidos e com boa liquidez; preferimos negócios fáceis de entender e com vantagens competitivas duradouras.
Copyright © 2023 Investidor Prudente. Todos os direitos reservados.
Este site é protegido por reCAPTCHA e são aplicadas a Política de Privacidade e Termos de Serviço do Google.
Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.
Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.
Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?