Muitos conhecemos a expressão “Esquema Ponzi”, ou “Esquema Pirâmide”, mas qual a sua origem?
Charles Ponzi foi um emigrante italiano nos Estados Unidos que, nos loucos anos 20, se tornou famoso pelo esquema de captação de dinheiro que criou, a partir do qual esquemas similares herdaram o seu apelido.
Ponzi prometia aos seus clientes um retorno de 50% em 45 dias, ou 100% em 90 dias, através da alegada compra de selos de resposta dos correios, comprados no estrangeiro abaixo do valor reembolsável, e posteriormente devolvidos e reembolsados nos Estados Unidos pelo seu valor de face.
Na verdade, Charles Ponzi recebia capital de especulares crédulos no seu negócio, pagando aos primeiros especuladores o retorno prometido através do dinheiro recebido pelos segundos especuladores, e assim sucessivamente. Impressiona o facto de ter conseguido manter o seu esquema durante alguns anos, tendo finalmente sido descoberto e desmantelado em 1922, quando já tinha amealhado mais de $20M, que hoje seriam equivalentes a mais de $250M.
A história é caricata, mas repetiu-se inúmeras vezes ao longo dos tempo, e o risco está bem presente também nos dias de hoje! Recentemente, têm sido denunciada a proliferação de novos esquemas “Ponzi”, por exemplo com criptomoedas, em que são prometidos elevadíssimos retornos “garantidos” para os investidores.
Se lhe prometem retorno, ainda para mais alto e garantido, seja Prudente! Muito Prudente!
Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

A melhor estratégia de investimento em acções

Como ensina Warren Buffett, Charlie Munger, Bruce Greenwald, entre outros, só há duas formas de superar (de forma sustentável) os índices de mercado a longo prazo. Conheça-as neste artigo.

Qual o valor intrínseco de uma acção - Investidor Prudente

Qual o valor intrínseco de uma acção?

Muitos subscritores questionam-nos acerca do valor intrínseco das acções publicadas no Prudente. Neste artigo, é tratada a abordagem do método do yield (net payout) – a remuneração que os accionistas recebem em forma de dividendos e buybacks.

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?