Investidor Prudente - melhores ações

Esquemas Ponzi

Muitos conhecemos a expressão “Esquema Ponzi”, ou “Esquema Pirâmide”, mas qual a sua origem?
Charles Ponzi foi um emigrante italiano nos Estados Unidos que, nos loucos anos 20, se tornou famoso pelo esquema de captação de dinheiro que criou, a partir do qual esquemas similares herdaram o seu apelido.
Ponzi prometia aos seus clientes um retorno de 50% em 45 dias, ou 100% em 90 dias, através da alegada compra de selos de resposta dos correios, comprados no estrangeiro abaixo do valor reembolsável, e posteriormente devolvidos e reembolsados nos Estados Unidos pelo seu valor de face.
Na verdade, Charles Ponzi recebia capital de especulares crédulos no seu negócio, pagando aos primeiros especuladores o retorno prometido através do dinheiro recebido pelos segundos especuladores, e assim sucessivamente. Impressiona o facto de ter conseguido manter o seu esquema durante alguns anos, tendo finalmente sido descoberto e desmantelado em 1922, quando já tinha amealhado mais de $20M, que hoje seriam equivalentes a mais de $250M.
A história é caricata, mas repetiu-se inúmeras vezes ao longo dos tempo, e o risco está bem presente também nos dias de hoje! Recentemente, têm sido denunciada a proliferação de novos esquemas “Ponzi”, por exemplo com criptomoedas, em que são prometidos elevadíssimos retornos “garantidos” para os investidores.
Se lhe prometem retorno, ainda para mais alto e garantido, seja Prudente! Muito Prudente!
Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Vender uma ação

Quando é que devo vender uma acção?

Uma grande parte dos investidores procura em primeiro lugar comprar acções desvalorizadas, esperando depois vender a um preço superior ao próximo comprador. Mas isso não é investir, é especular.

etf

ETF’s… vale mesmo a pena investir no índice?

“ETF” significa Exchange Traded Fund (em português, “fundo de índice cotado em bolsa”). Este pode ser acumulativo (ACC), distributivo (DIST), físico, sintético, alavancado, etc. Mas… valerá mesmo a pena investir no índice?

INICIAR SESSÃO