Muitos conhecemos a expressão “Esquema Ponzi”, ou “Esquema Pirâmide”, mas qual a sua origem?
Charles Ponzi foi um emigrante italiano nos Estados Unidos que, nos loucos anos 20, se tornou famoso pelo esquema de captação de dinheiro que criou, a partir do qual esquemas similares herdaram o seu apelido.
Ponzi prometia aos seus clientes um retorno de 50% em 45 dias, ou 100% em 90 dias, através da alegada compra de selos de resposta dos correios, comprados no estrangeiro abaixo do valor reembolsável, e posteriormente devolvidos e reembolsados nos Estados Unidos pelo seu valor de face.
Na verdade, Charles Ponzi recebia capital de especulares crédulos no seu negócio, pagando aos primeiros especuladores o retorno prometido através do dinheiro recebido pelos segundos especuladores, e assim sucessivamente. Impressiona o facto de ter conseguido manter o seu esquema durante alguns anos, tendo finalmente sido descoberto e desmantelado em 1922, quando já tinha amealhado mais de $20M, que hoje seriam equivalentes a mais de $250M.
A história é caricata, mas repetiu-se inúmeras vezes ao longo dos tempo, e o risco está bem presente também nos dias de hoje! Recentemente, têm sido denunciada a proliferação de novos esquemas “Ponzi”, por exemplo com criptomoedas, em que são prometidos elevadíssimos retornos “garantidos” para os investidores.
Se lhe prometem retorno, ainda para mais alto e garantido, seja Prudente! Muito Prudente!
Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Dividendos

Comprou uma acção? Então você é efectivamente um dono da empresa! Como accionista, é perfeitamente normal que ao longo dos anos receba uma parte dos

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.