Muitos conhecemos a expressão “Esquema Ponzi”, ou “Esquema Pirâmide”, mas qual a sua origem?
Charles Ponzi foi um emigrante italiano nos Estados Unidos que, nos loucos anos 20, se tornou famoso pelo esquema de captação de dinheiro que criou, a partir do qual esquemas similares herdaram o seu apelido.
Ponzi prometia aos seus clientes um retorno de 50% em 45 dias, ou 100% em 90 dias, através da alegada compra de selos de resposta dos correios, comprados no estrangeiro abaixo do valor reembolsável, e posteriormente devolvidos e reembolsados nos Estados Unidos pelo seu valor de face.
Na verdade, Charles Ponzi recebia capital de especulares crédulos no seu negócio, pagando aos primeiros especuladores o retorno prometido através do dinheiro recebido pelos segundos especuladores, e assim sucessivamente. Impressiona o facto de ter conseguido manter o seu esquema durante alguns anos, tendo finalmente sido descoberto e desmantelado em 1922, quando já tinha amealhado mais de $20M, que hoje seriam equivalentes a mais de $250M.
A história é caricata, mas repetiu-se inúmeras vezes ao longo dos tempo, e o risco está bem presente também nos dias de hoje! Recentemente, têm sido denunciada a proliferação de novos esquemas “Ponzi”, por exemplo com criptomoedas, em que são prometidos elevadíssimos retornos “garantidos” para os investidores.
Se lhe prometem retorno, ainda para mais alto e garantido, seja Prudente! Muito Prudente!