Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

Dividend Payout Ratio

De onde vem o dinheiro para pagar dividendos?

Para poder pagar dividendos aos seus acionistas, a maioria das empresas utiliza uma parte dos lucros que gerou na sua atividade.
Notem que a expressão “a maioria” foi intencional! Há empresas que pagam um valor total de dividendos superior ao que lucraram em determinado ano, política financeira que, se for repetida ao longo do tempo, levará ao desaire da empresa. Uma das utilidades do Dividend Payout Ratio (DPR) é justamente avaliar a sustentabilidade dos dividendos.
O cálculo em si em bastante simples. Expresso em percentagem, o Rácio de Pagamento dos Dividendos calcula-se dividindo o valor total de dividendos pagos pelo lucros da empresa.
DPR = Dividendo total / Lucro total ou DPR = Dividendo por Ação / Lucro por Ação
Se uma empresa tiver um DPR de 0%, significa que não pagou dividendos. Se for de 50%, metade do que lucrou está a ser pago em dividendos. Se for de 150%, está a pagar mais em dividendos do que lucrou, recorrendo aos ativos do seu balanço para o fazer. Há empresas que têm uma política estabelecida de payout ratio, pagando sempre a mesma percentagem dos seus lucros aos seus acionistas.
Fique a saber tudo sobre dividendos lendo o nosso artigo: 🔗https://investidorprudente.com/porque-os-dividendos-importam/
Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Vender uma ação

Quando é que devo vender uma acção?

Uma grande parte dos investidores procura em primeiro lugar comprar acções desvalorizadas, esperando depois vender a um preço superior ao próximo comprador. Mas isso não é investir, é especular.

INICIAR SESSÃO

download ebook grátis

O guia para a independência financeira através de ações

102 páginas para aprofundar o seu conhecimento em ações e investir melhor.