De onde vem o dinheiro para pagar dividendos?

Para poder pagar dividendos aos seus acionistas, a maioria das empresas utiliza uma parte dos lucros que gerou na sua atividade.
Notem que a expressão “a maioria” foi intencional! Há empresas que pagam um valor total de dividendos superior ao que lucraram em determinado ano, política financeira que, se for repetida ao longo do tempo, levará ao desaire da empresa. Uma das utilidades do Dividend Payout Ratio (DPR) é justamente avaliar a sustentabilidade dos dividendos.
O cálculo em si em bastante simples. Expresso em percentagem, o Rácio de Pagamento dos Dividendos calcula-se dividindo o valor total de dividendos pagos pelo lucros da empresa.
DPR = Dividendo total / Lucro total ou DPR = Dividendo por Ação / Lucro por Ação
Se uma empresa tiver um DPR de 0%, significa que não pagou dividendos. Se for de 50%, metade do que lucrou está a ser pago em dividendos. Se for de 150%, está a pagar mais em dividendos do que lucrou, recorrendo aos ativos do seu balanço para o fazer. Há empresas que têm uma política estabelecida de payout ratio, pagando sempre a mesma percentagem dos seus lucros aos seus acionistas.
Fique a saber tudo sobre dividendos lendo o nosso artigo: 🔗https://investidorprudente.com/porque-os-dividendos-importam/
Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Artigos Relacionados

Dividendos

Comprou uma acção? Então você é efectivamente um dono da empresa! Como accionista, é perfeitamente normal que ao longo dos anos receba uma parte dos

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.