O que é o Stock Split?
Um stock split (desdobramento) ocorre quando uma empresa divide as acções existentes em várias novas acções. Embora o número de acções em circulação aumente de acordo com um múltiplo específico, o valor total das acções (capitalização bolsista ou market cap) permanece o mesmo, não adicionando nenhum valor real. Por isso é que num desdobramento de 2 para 1, por exemplo, os accionistas recebem 2 acções por cada 1 acção detida, ficando a cotação reduzida a metade. Se o investidor tinha 1 acção a $100, passa ter 2 acções a $50 cada. Isto permite às empresas melhorar a liquidez das acções e tornar o preço acessível aos pequenos accionistas.
Cotações erradas?
Esta semana, um subscritor do Investidor Prudente perguntou-me porque a análise à Nvidia indicava uma cotação de $600…
… quando o gráfico actual da acção nunca tinha passado dos $270:
Stock Split da Apple
Há outros casos, como o da Apple…
… que estava na análise a $380, e agora está a $150, perto do máximo histórico:
Que bruxaria é esta?
Quando isto acontece, e na análise está justificada a fonte primária, não é erro do analista, mas resultado de um stock split (quando não é falha dos market data providers, como a Bloomberg e a Reuters, que não raras vezes se enganam).
E foi isso que aconteceu?
Pois, claro!
A Nvidia realizou, no dia 20 de Julho de 2021, um stock split de 4 para 1…
… e a Apple já realizou cinco splits desde o IPO, tendo sido o último anunciado em Julho de 2020:
Em ambos os casos, os accionistas receberam 4 acções por cada 1 acção detida em carteira, tendo o preço reduzido para 1/4 da cotação anterior.
Reverse stock split
Há também o chamado reverse stock split (agrupamento), que é o inverso do stock split: numa operação de 1 para 100, por exemplo, o accionista que detinha 100 acções a $0,10 passa a deter 1 acção a $10. Por vezes, o reverse stock split pode resultar num número decimal. No exemplo anterior, se o investidor tivesse 101 acções, iria passar a deter 1,01 acções. Nestes casos, o investidor receberá 1 acção e o restante em dinheiro (ou em acções fraccionadas, que é um produto derivado disponibilizado por algumas corretoras).
E é só cosmética?
Sim, é quase uma operação cosmética, apesar de alguns estudos analisarem o efeito real na execução das ordens de Bolsa…
… a reacção do mercado…
The Market Reaction to Stock Split Announcements: Earnings Information After All
… etc.
Mesmo em termos fiscais, não há qualquer impacto (excepto se houve realização em dinheiro, gerando uma mais ou menos valia).
2 respostas
Muito bem explicado.
Nunca é demais.
Obrigado
Muito obrigado, José.