Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum

Bom dia, caros investidores.

Como nas últimas semanas fui bombardeado com sugestões algorítmicas de notícias e artigos acerca da compra da Occidental Petroleum pelo Warren Buffett (ou, provavelmente, pela equipa dele na Berkshire Hathaway)…

Warren Buffett is still buying Occidental Petroleum, adding shares worth $1.5 billion

… fiquei curioso e decidi analisar a empresa. Entre Março e Maio deste ano, Buffett realizou um preço médio a rondar os $50:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 1 | Investidor Prudente

Curiosamente, também andou a comprar a HP e a Celanese, que estavam no nosso radar com yields superiores a 6%. Será que ele é subscritor do Prudente?

1. Apresentação

A Occidental Petroleum é uma empresa americana fundada em 1909 que se dedica à extracção e exploração de petróleo e gás nos Estados Unidos, Oriente Médio, Norte de África e na América do Sul.

Os principais segmentos de negócio são os seguintes:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 2 | Investidor Prudente

  • Oil and gas – produção de petróleo, gás natural e gás natural liquefeito (LGN); as reservas aumentaram em 2021:
    Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 3 | Investidor Prudente
  • Chemical – segmento químico (OxyChem) que fabrica e comercializa produtos químicos básicos e vinis:Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 4 | Investidor Prudente
  • Midstream and marketing – compra, comercialização, colecta, processamento, transporte e armazenamento de óleo, LGN, gás natural, dióxido de carbono (CO2) e energia, com centrais localizadas em várias áreas:
    Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 5 | Investidor Prudente

 

O segmento midstream and marketing também inclui os Occidental’s low carbon ventures (OLCV) businesses, negócios de alto risco que buscam desenvolver projectos de captura, utilização e armazenamento de carbono, incluindo a comercialização de tecnologia de captura direta do ar (DAC), através da sua subsidiária 1PointFive…

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 6 | Investidor Prudente

… investindo também noutras tecnologias destinadas a reduzir os gases de efeito estufa. No final da análise irei desenvolver este tópico, que me parece ser o maior catalisador de longo prazo da empresa.

2. Principais Accionistas

Cá está a Berkshire Hathaway do Warren Buffett em primeiro lugar, com 15% de participação:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 7 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

Que loucura! Aquele crash de 2020…

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 8 | Investidor Prudente

… motivado pela queda dos preços do petróleo para valores negativos (algo impensável há uns tempos), gerou uma excelente oportunidade de investimento. Entretanto, o preço do crude recuperou, estando hoje cotado acima dos $105:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 9 | Investidor Prudente

O site da Occidental Petroleum apresenta registos de pagamentos ininterruptos de dividendos desde 1980:

Dividend History

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Entre 2007 e 2018, houve algumas recompras de acções próprias, mas nos anos seguintes a empresa diluiu a participação dos accionistas. A capitalização bolsistas sofreu uma enorme volatilidade nos últimos anos, valendo hoje $60 B:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 10 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

A receita atingiu em 2021 o seu máximo histórico…

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 11 | Investidor Prudente

… mas os prejuízos de 2020 foram pesados…

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 12 | Investidor Prudente

… motivados por perdas por imparidade…

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 13 | Investidor Prudente

… apesar dos fluxos de caixa livres terem sido sempre positivos:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 14 | Investidor Prudente

O aumento do rácio de endividamento, nos últimos anos, foi motivado principalmente pela mudança contabilística que obrigou ao registo das rendas no passivo:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 15 | Investidor Prudente

6. Desenvolvimento

Os novos investimentos estão a permitir criar um sistema de circuito fechado pelo qual o dióxido de carbono (CO2) é capturado…

… e sequestrado…

… garantindo um fornecimento adequado de energia para apoiar o crescimento industrial e os meios de transporte. A Oxy Low Carbon Ventures (o segmento de capital de risco da Occidental) tem desenvolvido um sistema net-zero onde as emissões de CO2 são capturadas e armazenadas ou utilizadas, permitindo uma redução significativa das emissões. Até 2050, a empresa espera atingir net zero emissions:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 16 | Investidor Prudente

Os analistas estão pessimista, prevendo uma quebra da receita e do lucro entre 2022 e 2024:

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 17 | Investidor Prudente

A remuneração que os accionistas recebem em forma de dividendos e buybacks caiu de aproximadamente $3 para $0,21 por acção

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 18 | Investidor Prudente

… proporcionando um yield muito baixo de apenas 0,33%. Quem comprou o yield de 6%, entre 2019 e 2021, apanhou um valente susto com a queda das acções, mas não perdeu dinheiro. E, se manteve até hoje, está a ganhar.

7. Conclusão

Há várias abordagens racionalmente válidas ao investimento em acções, e Warren Buffett costuma usar várias (aquilo a que ele chama de “ideias de investimento”). Por exemplo, a estratégia usada pelo investidor na PetroChina, entre 2002 e 2007, não é a mesma da que foi usada na Apple. Numa, Buffett avaliou as reservas de petróleo e verificou que o preço da acção estava abaixo do seu justo valor, na outra avaliou as vantagens competitivas duradouras do negócio. Na primeira compra barato e vende ao preço justo, na segunda mantém o papel por longos anos fazendo com que os juros compostos trabalhem a seu favor. Esta última é a que se enquadra na estratégia do Prudente – por isso que é eu estou sempre a dizer que procuramos BOAS EMPRESAS, que produzam BONS RENDIMENTOS (que gerem yield para o accionista), cotadas a BONS PREÇOS. Há ainda outras situações: empresas especulativas, empresas disruptivas, empresas que geram bastantes fluxos de caixas e reinvestem todo o capital no crescimento, etc.

No caso da Occidental Petroleum, sabemos que Buffett já detinha acções preferenciais que pagavam um dividendo de 8% e que decidiu investir nas acções ordinárias após ter ouvido a conference call do quarto trimestre de 2021, quando as acções estavam abaixo de $40 e abaixo da cotação ao price-to-sales mediano. Das duas uma: ou ele investiu para depois vender ali perto de $100-$150…

Warren Buffett compra mais Occidental Petroleum 19 | Investidor Prudente

… ou apostou a longo prazo no negócio da captura de carbono. Há ainda a possibilidade de haver questões relacionadas com a governança corporativa a envolver a decisão, entre outras. Não sabemos. Considerando o baixo retorno sobre o capital próprio…

During the past 13 years, Occidental Petroleum’s highest ROE % was 32.29%. The lowest was -59.37%. And the median was 3.89%.

… eu apostaria que ele apenas investiu para depois a vender a $100-$150 dentro de 5 anos ou para vender a $200 dentro de 10 anos. Independentemente da razão, esta não me parece ser uma empresa adequada ao perfil do Prudente, pois não gera elevados retornos sobre o capital. Mas continuo à procura de petrolíferas de qualidade envolvidas no negócio da captura de carbono.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

4 respostas

    1. Olá, Ricardo.
      Obrigado pela sugestão, mas neste momento estou mandatado para analisar apenas “large caps” de +$10 B. Não conheço a empresa, mas estive a ver os dados financeiros por alto e a calcular o “net payout” (que é de $2,66 por acção)… e o preço parece atractivo. Acredito que, se o investidor tiver confiança e a perspectiva de a manter para sempre (ainda que a venda daqui a uns tempos), irá hoje fazer um bom negócio. Mas lá está… “SE”! Não conheço a empresa, logo não tenho opinião.
      Tudo de bom, Ricardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?