Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante

Bom dia, caros investidores.

O meu carro esteve duas semanas no mecânico à espera de uma peça difícil de encontrar. Durante esses dias, fui-me deslocando de Uber e comprando comida na Uber Eats, pagando um preço bastante competitivo, apesar do elevado dispêndio. A minha experiência com a utilização das aplicações…

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 1 | Investidor Prudente

… sempre foi muito positiva, e posso considerá-la a minha favorita, à semelhança da maioria dos utilizadores deste tipo de plataformas:

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 2 | Investidor Prudente

Só pela experiência, já posso qualificar como “boa” esta empresa, mas para o investimento ser “Prudente” necessito de verificar outros critérios.

1. Apresentação

A Uber Technologies é uma plataforma de tecnologia que usa uma excelente e enorme rede para impulsionar o transporte de pessoas e coisas. A sua plataforma liga os passageiros aos serviços de transporte; os consumidores aos restaurantes, mercearias e outras lojas; e os remetentes aos prestadores de serviços de entrega; estando disponível em aproximadamente 72 países ao redor do mundo, nos Estados Unidos, Canadá, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia…

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 3 | Investidor Prudente

… onde há um risco regulatório. A Uber tem sofrido com a jurisdição de alguns países…

7 lugares ao redor do mundo onde Uber é proibido
Uber investigada em França por suspeitas de trabalho ilegal
Lei trabalhista na Espanha provoca escassez de mão de obra, diz Uber

… mas parece-me que a tendência na maioria deles é legislar em favor da sua actividade.

O segmentos de negócios da Uber são três:

  • Mobility – transporte em vários tipos de veículos, como carros, motas, trotinetes, etc.
  • Delivery – entrega de refeições, mercearia, bebidas alcoólicas, entre outros produtos.
  • Freight – serviço de cargas para transportadoras.

 

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 4 | Investidor Prudente

O gross booking anualizado – que é o volume total de transacções trimestrais anualizadas dos três segmentos de negócio – atingiu o valor mais alto de sempre no último trimestre, com destaque para o segmento delivery

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 5 | Investidor Prudente

… que em 2021 foi o que gerou mais receita…

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 6 | Investidor Prudente

… embora o segmento mobility seja o mais lucrativo:

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 7 | Investidor Prudente

O número de viagens e de clientes activos  – aqueles que concluíram uma viagem ou receberam um pedido de entrega através da plataforma (no mínimo) – já superou os níveis pré-pandemia:

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 8 | Investidor Prudente

2. Principais Accionistas

Entre os principais investidores temos vários fundos de capital de risco:

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 9 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A acção está a cair para mínimos pandémicos, apesar dos resultados operacionais estarem a melhorar:

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 10 | Investidor Prudente

A empresa não distribui dividendos, nem deverá distribuir nos próximos anos.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Desde o IPO em 2019, o número de acções já subiu mais de 55%, diluindo a participação dos accionistas, e o valor de mercado caiu nos últimos meses para $65 B:

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 11 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

Entre 2019 e 2021, a receita cresceu 34% (uma média superior a 15% ao ano)…

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 12 | Investidor Prudente

… e quase deu lucro em 2021 (como em 2018, quando conseguiu atingir um resultado líquido de $997 M e uma margem líquida de 9,56%):

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 13 | Investidor Prudente

A dívida financeira de longo prazo (excluindo as rendas) corresponde a $9,3 B, equivalendo ao dobro do caixa ($4,3 B) e a metade da receita. É um valor substancial, e só pode ser suportado pelos resultados futuros (o Grupo espera atingir, em 2024, um EBITDA superior a $5 B).

6. Desenvolvimento

A Uber também gera receita publicitária. Os patrocínios são pagos por vários comerciantes e marcas que desejam publicitar os seus serviços na plataforma da Uber. Essa receita é reconhecida com base no número de cliques, quando um utilizador interage com a listagem patrocinada. E agora a empresa vai impulsionar o cartop advertising, publicidade dinâmica nos veículos…

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 14 | Investidor Prudente

… que irá certamente contribuir para o aumento da receita, nos próximos anos. Em 2020, a Uber obteve uma receita publicitária de $11 M, em 2021 de $141 M e em 2024 espera-se que ultrapasse a marca de $1.000 M. Os fluxos de caixa livres estão a melhorar…

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 15 | Investidor Prudente

… e o Grupo espera valores positivos já no final deste ano. Como o EBITDA ajustado anda relativamente alinhado com o free cash flow

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 16 | Investidor Prudente

… em 2024 podemos ter perto de $4-5 B de geração de caixa, que ao valor de mercado actual ($65 B) daria um free cash flow yield de 6-8%. Os analistas concordam com as perspectivas de crescimento da empresa:

Uber? ImPrudente, mas especulativamente interessante 17 | Investidor Prudente

7. Conclusão

Para mim, é relativamente clara a vantagem competitiva da Uber, apesar dos risco regulatórios que assombram a empresa nos vários países em que opera, bem como os demais riscos operacionais e financeiros (preço dos combustíveis, alta taxa de cancelamento das viagens, descontentamento laboral, endividamento, etc.). No entanto, a empresa ainda não tem geração de caixa positiva e não remunera os accionistas, cuja participação tem sido diluída pelos recorrentes aumentos de capital, mas é bastante provável que, nos próximos anos, este cenário se inverta.

Apesar de ainda não poder qualificar esta acção como “investimento”, uma especulação racional pode fazer sentido. Façamos umas contas de merceeiro (não é preciso apelar ao método dos fluxos de caixa descontados): se, em 2024, a receita atingir $40 B e a margem líquida for de 10%, o resultado líquido poderá rondar os $4 B. Considerando um PER de 15-25x, próximo à taxa de crescimento média dos últimos 5 anos (de 19,3%), o valor intrínseco da Uber poderá rondar os $60-100 B em 2024.

Como explica o Manual do Investidor Prudente, é necessário separar bem as actividades de investimento (que exorcizam a variação patrimonial da carteira de acções nos vários ciclos de mercado, focando-se apenas na remuneração proporcionada aos accionistas) das actividades de especulação (que procuram prever o preço das acções). Quem decide tornar-se sócio da Uber deve (1º) confiar no negócio da empresa numa perspectiva de longo prazo e (2º) compreender a natureza especulativa da acção, que ao preço actual poderá dar um bom retorno aos accionistas. Não é possível determinar um preço exacto de compra e venda, mas parece-me que a cotação actual oferece alguma segurança, não descartando a possibilidade de quedas superiores a 50%.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?