Bom dia, caros investidores.
As growth stocks da Cathie Wood’s deram um enorme tombo na bolsa, estando o seu fundo agora com uma rentabilidade próxima à da tartaruga Prudente Warren Buffett…
… e por arrasto foram levadas as acções do Twitter – nas quais a ARK Investment tem uma participação de 2,15% – que estão a cair mais de 50%…
… mais do que as do Facebook (Meta), que estão a cair cerca de 40%:
Qual é o melhor investimento? Twitter ou Facebook?
1. Apresentação
A maioria dos leitores do Prudente já deve conhecer o Twitter…
… uma rede social alternativa ao Facebook, mas um pouco diferente.
O Twitter é uma rede social que permite aos seus utilizadores enviar e ler mensagens de texto de até 280 caracteres (antes eram 140); os chamados “tweets”.
A empresa ganha dinheiro de duas formas:
- Advertising services: publicidade.
- Data licensing and other: licenças que permitem aceder, pesquisar e analisar dados históricos e em tempo real no twitter; serviços de troca de publicidade móvel por meio da MoPub.
Os serviços de dados produzem um sinal claro e em tempo real dos interesses das pessoas, aumentando muito a relevância dos anúncios. Os anunciantes podem promover os seus produtos, serviços e marcas na plataforma através de vários tipos de campanhas:
- Promoted Tweets (Tweets Promovidos) – os tweets promovidos aparecem na linha do tempo, nos resultados da pesquisa ou nas páginas de perfil de um indivíduo como se fossem tweets comuns.
- Promoted Accounts (Contas Promovidas) – as contas promovidas aparecem no mesmo formato e local das contas sugeridas pelo mecanismo de recomendação.
- Promoted Trends (Tendências Promovidas) – as tendências promovidas aparecem no topo da lista de tópicos de tendências ou na linha do tempo.
Isto é semelhante ao fazem os seus concorrentes, tais como o Facebook/Meta (que inclui o Instagram e o WhatsApp), Alphabet (Google e YouTube), Microsoft (LinkedIn), Snapchat, TikTok, WeChat, etc.
Mas os milhões de utilizadores activos do Facebook superam largamente os utilizadores do Twitter:
2. Principais Accionistas
Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, é o 8º maior accionista:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A cotação actual está abaixo do preço do primeiro dia de negociações após o IPO:
Não distribui dividendos.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
A empresa vale $30 B em bolsa, e os accionistas têm sofrido alguma diluição devido ao aumento recorrente do número de acções:
No entanto, a empresa anunciou recentemente um programa de recompra de acções próprias no valor de $4 B, metade do qual deve ser executado de imediato (Accelerated Share Repurchase):
Company Announces New $4 Billion Share Repurchase Program Authorized, Including $2 Billion Accelerated Share Repurchase.
5. Informação Financeira
A receita tem crescido todos os anos, embora esteja a desacelerar…
… e os lucros só apareceram em 2018 e 2019:
A dívida de longo prazo está coberta pelo caixa e pelos investimentos de curto prazo.
6. Desenvolvimento
Os resultados anuais (2021) do Twitter saíram no dia 10 de Fevereiro de 2022. Apesar do aumento da receita, a empresa continuou a gerar prejuízos…
… tendo os resultados sido impactados por gastos com litígios. Um accionista acusou a empresa de pintar uma imagem excessivamente optimista do seu futuro, prometendo um aumento de utilizadores activos. A empresa não entregou nenhuma das estimativas e ocultou que não tinha base que suportasse essas projecções:
Twitter Agrees to Pay $809.5 Million Settlement in Shareholder Class Action Lawsuit
Os analistas esperavam uma receita de $5,113 M, mas a empresa entregou $5,077. Esteve lá perto.
Os buybacks anunciados recentemente pela empresa no valor de $4 B ($2 B de imediato)…
… não são sustentáveis (pelo menos no curto prazo), pois o fluxo de caixa operacional não é suficiente:
7. Conclusão
O free cash flow de 2021 do Twitter foi negativo (-$370 M ajustados) e o valor acumulado dos últimos 5 anos (de quase $3 B, uma média inferior a $600 M por ano)…
… não chega para pagar os $4 B de buybacks. Se os quase $600 M fossem distribuídos aos accionistas, estes ganhariam uma remuneração de apenas 2%.
A volatilidade do price-to-sales é exageradamente elevada e o preço actual ($36,8) está abaixo da valorização mediana ($52,1):
Melhor está o Facebook (Meta)…
… que tem um PERttm de apenas 16,55x e um free cash flow yield ttm de 6%. Além disso, tem aumentado a remuneração aos accionistas em forma de buybacks, apesar da mediana estar ainda nos $1,84 por acção (um yield de apenas 0,8%):
Como Investidor Prudente, tenho reservas sobre estas duas acções (principalmente acerca da durabilidade das vantagens competitivas), mas se tivesse de escolher entre o Twitter e o Facebook (Meta), apostaria no Facebook.
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico
4 respostas
Sei que o Facebook estão a gastar muito no desenvolvimento do “Metaverso”. Existe alguma informação que nos próximos anos eles vão parar com a recompra de ações? Ou vão continuar a remunerar os acionistas com a recompra de ações?
A competição no metaverso é intensa e os gastos com desenvolvimento são elevados, mas o FB ganha gera tantos fluxos de caixa livres (de quase $14 por acção) que tem capacidade para aumentar o nível de recompras. Eles pretendem continuar a recomprar acções (distribuir dividendos, não):
«We intend to retain any future earnings to finance the operation and expansion of our business and fund our share repurchase program, and we do not expect to pay cash dividends in the foreseeable future.»
Eu não sei o que vai acontecer, mas acredito que a mediana de $1,84 possa superar os actuais $5,13, mesmo com o investimento no metaverso.
Boa tarde,
Será possível dar um comentário, ou quem sabe até (caso mereça) uma reavaliação da Meta, já que ela desceu bem estes dias?
Olá, Carla. Como é que adivinhou o meu pensamento? 🙂 Veja a última «Acção do Mês», por favor. Boa semana.