Bom dia, caros investidores.

As growth stocks da Cathie Wood’s deram um enorme tombo na bolsa, estando o seu fundo agora com uma rentabilidade próxima à da tartaruga Prudente Warren Buffett…

Twitter ou Facebook? 1 | Investidor Prudente

… e por arrasto foram levadas as acções do Twitter – nas quais a ARK Investment tem uma participação de 2,15% – que estão a cair mais de 50%…

Twitter ou Facebook? 2 | Investidor Prudente

… mais do que as do Facebook (Meta), que estão a cair cerca de 40%:

Twitter ou Facebook? 3 | Investidor Prudente

Qual é o melhor investimento? Twitter ou Facebook?

1. Apresentação

A maioria dos leitores do Prudente já deve conhecer o Twitter…

Twitter ou Facebook? 4 | Investidor Prudente

… uma rede social alternativa ao Facebook, mas um pouco diferente.

O Twitter é uma rede social que permite aos seus utilizadores enviar e ler mensagens de texto de até 280 caracteres (antes eram 140); os chamados “tweets”.

A empresa ganha dinheiro de duas formas:

  1. Advertising services: publicidade.
  2. Data licensing and other:  licenças que permitem aceder, pesquisar e analisar dados históricos e em tempo real no twitter; serviços de troca de publicidade móvel por meio da MoPub.

Twitter ou Facebook? 5 | Investidor Prudente

Os serviços de dados produzem um sinal claro e em tempo real dos interesses das pessoas, aumentando muito a relevância dos anúncios. Os anunciantes podem promover os seus produtos, serviços e marcas na plataforma através de vários tipos de campanhas:

  • Promoted Tweets (Tweets Promovidos) os tweets promovidos aparecem na linha do tempo, nos resultados da pesquisa ou nas páginas de perfil de um indivíduo como se fossem tweets comuns.
  • Promoted Accounts (Contas Promovidas) – as contas promovidas aparecem no mesmo formato e local das contas sugeridas pelo mecanismo de recomendação.
  • Promoted Trends (Tendências Promovidas) – as tendências promovidas aparecem no topo da lista de tópicos de tendências ou na linha do tempo.

Isto é semelhante ao fazem os seus concorrentes, tais como o Facebook/Meta (que inclui o Instagram e o WhatsApp), Alphabet (Google e YouTube), Microsoft (LinkedIn), Snapchat, TikTok, WeChat, etc.

Mas os milhões de utilizadores activos do Facebook superam largamente os utilizadores do Twitter:

Twitter ou Facebook? 6 | Investidor Prudente

2. Principais Accionistas

Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, é o 8º maior accionista:

Twitter ou Facebook? 7 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A cotação actual está abaixo do preço do primeiro dia de negociações após o IPO:

Twitter ou Facebook? 8 | Investidor Prudente

Não distribui dividendos.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

A empresa vale $30 B em bolsa, e os accionistas têm sofrido alguma diluição devido ao aumento recorrente do número de acções:

Twitter ou Facebook? 9 | Investidor Prudente

No entanto, a empresa anunciou recentemente um programa de recompra de acções próprias no valor de $4 B, metade do qual deve ser executado de imediato (Accelerated Share Repurchase):

Company Announces New $4 Billion Share Repurchase Program Authorized, Including $2 Billion Accelerated Share Repurchase.

5. Informação Financeira

A receita tem crescido todos os anos, embora esteja a desacelerar…

Twitter ou Facebook? 10 | Investidor Prudente

… e os lucros só apareceram em 2018 e 2019:

Twitter ou Facebook? 11 | Investidor Prudente

A dívida de longo prazo está coberta pelo caixa e pelos investimentos de curto prazo.

6. Desenvolvimento

Os resultados anuais (2021) do Twitter saíram no dia 10 de Fevereiro de 2022. Apesar do aumento da receita, a empresa continuou a gerar prejuízos…

Twitter ou Facebook? 12 | Investidor Prudente

… tendo os resultados sido impactados por gastos com litígios. Um accionista acusou a empresa de pintar uma imagem excessivamente optimista do seu futuro, prometendo um aumento de utilizadores activos. A empresa não entregou nenhuma das estimativas e ocultou que não tinha base que suportasse essas projecções:

Twitter Agrees to Pay $809.5 Million Settlement in Shareholder Class Action Lawsuit

Os analistas esperavam uma receita de $5,113 M, mas a empresa entregou $5,077. Esteve lá perto.

Twitter ou Facebook? 13 | Investidor Prudente

Os buybacks anunciados recentemente pela empresa no valor de $4 B ($2 B de imediato)…

Our Board of Directors has authorized a new $4 billion share repurchase program. The program is effective immediately and replaces the previously approved $2 billion program from 2020, of which approximately $819 million remained. As part of the new program, we intend to enter into a $2 billion accelerated share repurchase (ASR) and repurchase the remaining $2 billion over time. We will continuously evaluate efficient alternatives to using cash on hand to fund the program, including accessing the capital markets, subject to market conditions.

… não são sustentáveis (pelo menos no curto prazo), pois o fluxo de caixa operacional não é suficiente:

Twitter ou Facebook? 14 | Investidor Prudente

7. Conclusão

O free cash flow de 2021 do Twitter foi negativo (-$370 M ajustados) e o valor acumulado dos últimos 5 anos (de quase $3 B, uma média inferior a $600 M por ano)…

Twitter ou Facebook? 15 | Investidor Prudente

… não chega para pagar os $4 B de buybacks. Se os quase $600 M fossem distribuídos aos accionistas, estes ganhariam uma remuneração de apenas 2%.

A volatilidade do price-to-sales é exageradamente elevada e o preço actual ($36,8) está abaixo da valorização mediana ($52,1):

Twitter ou Facebook? 16 | Investidor Prudente

Melhor está o Facebook (Meta)…

Twitter ou Facebook? 17 | Investidor Prudente

… que tem um PERttm de apenas 16,55x e um free cash flow yield ttm de 6%. Além disso, tem aumentado a remuneração aos accionistas em forma de buybacks, apesar da mediana estar ainda nos $1,84 por acção (um yield de apenas 0,8%):

Twitter ou Facebook? 18 | Investidor Prudente

Como Investidor Prudente, tenho reservas sobre estas duas acções (principalmente acerca da durabilidade das vantagens competitivas), mas se tivesse de escolher entre o Twitter e o Facebook (Meta), apostaria no Facebook.

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

2 respostas

  1. Sei que o Facebook estão a gastar muito no desenvolvimento do “Metaverso”. Existe alguma informação que nos próximos anos eles vão parar com a recompra de ações? Ou vão continuar a remunerar os acionistas com a recompra de ações?

    1. A competição no metaverso é intensa e os gastos com desenvolvimento são elevados, mas o FB ganha gera tantos fluxos de caixa livres (de quase $14 por acção) que tem capacidade para aumentar o nível de recompras. Eles pretendem continuar a recomprar acções (distribuir dividendos, não):
      «We intend to retain any future earnings to finance the operation and expansion of our business and fund our share repurchase program, and we do not expect to pay cash dividends in the foreseeable future.»
      Eu não sei o que vai acontecer, mas acredito que a mediana de $1,84 possa superar os actuais $5,13, mesmo com o investimento no metaverso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.