Boa tarde, caros Investidores.
Na sessão de ontem foi analisada a Dollar Tree…
…que apesar de vender produtos a $1 está avaliada pelo mercado em $30.844 M. Na análise vimos que existe uma concorrente que de momento está avaliada em $53.000 M. A concorrente é a Dollar General (DG) que aparenta ter uma cotação menos volátil do que a Dollar Tree (DLTR):
1. Apresentação
Os fundadores da Dollar General, James Luther Turner e o seu filho Cal Turner Sr., abriram um negócio de vendas por atacado (wholesale) em 1939. Em 1950 as vendas da companhia já eram de $2 M. A primeira Dollar General foi aberta em 1955 com um conceito muito simples…
…nenhum produto podia custar mais de $1. O conceito foi muito bem aceite pelos clientes e os Turner aplicaram o conceito em todas as suas lojas. Em 1968 a Dollar General realizou o seu primeiro IPO…
…sendo que em 2007 tornou-se uma empresa privada. Em finais de 2009 voltou a ser lançada no mercado.
Aparentemente havia dificuldades na gestão dos inventários e uma forte competição com a Dollar Tree e a Family Dollar:
No final do terceiro trimestre de 2021 havia 17.915 lojas a operar nos EUA. A Dollar General vende produtos até aos $10, pelo que as lojas vendem frutos, legumes, carne e outros alimentos mais caros qua a Dollar Tree não consegue vender devido ao seu teto no valor de $1. A Dollar General também tem desenvolvido novas marcas, tais como a Popshelf…
…e a DGX:
2. Principais Acionistas
O último Turner abandonou a gestão da empresa em 2003. De momento não há insiders entre os principais acionistas da Dollar General:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
Desde que a Dollar General voltou ao mercado acionista, a evolução da cotação foi a seguinte:
Desde 2009 houve apenas um drawdown que chegou aos 30%. O historial de pagamento de dividendos é crescente, mas curto:
4. Valor de Mercado e Número de Ações
Apesar de os dividendos serem uma novidade, a gestão já tem recomprado ações desde 2011:
O plano atual permite recomprar mais $2.620 M de ações:
O valor de mercado da Dollar General é de $52.968 M.
5. Informação Financeira
A taxa média anual de crescimento das vendas dos últimos 15 anos foi de 9,6% no caso da Dollar General…
…enquanto no caso da Dollar Tree foi de 14,4%. Não esquecendo que a Dollar General cresceu organicamente, enquanto a Dollar Tree adquiriu a Family Dollar pelo caminho.
Desde que tenho dados a Dollar General deu um pequeno prejuízo apenas em 2008 (-$12 M):
O CAGR do resultado líquido dos últimos 15 anos é de 14,5%, enquanto o CAGR no caso da Dollar Tree é de 14,6%. Em termos operacionais a Dollar General foi lucrativa desde que tenho dados:
No balanço mais recente temos $489 M em cash e uma dívida financeira total de $4.127 M:
Desta forma a dívida líquida é de $3.638 M, tendo em conta que o EBITDAttm é de $3.920 M, o net Debt-to-EBITDA é inferior a 1.
É contraintuitivo, mas a margem bruta do modelo de negócio que vende apenas produtos a preços inferiores a $1 é superior ao modelo que vende a preços inferiores a $10:
A Dollar Tree (DLTR) tinha uma margem bruta superior à Dollar General (DG) antes de adquirir a marca Family Dollar. Reparem que em termos operacionais a situação é idêntica:
6. Desenvolvimento
Ao contrário de 2020, 2021 está a diminuir as margens operacional e líquida. Em comparação aos primeiros 3 trimestres de 2020, as vendas aumentaram 0,9%, mas o resultado líquido diminuiu 10,5%. A gestão está mais focada na abertura de novas lojas:
As estimativas da gestão apontam para um EPS superior…
…ao projetado pelos analistas:
O valor entregue aos acionistas em forma de dividendos e recompra de ações tem aumentado. De seguida apresento o net payout (média a três anos):
Digamos que é consideravelmente superior ao que foi projetado para a Dollar Tree. Ao longo dos últimos 12 meses os acionistas receberam $3.343 M (dividendos + recompra de ações). Tendo em conta o valor de mercado de $52.968 M, o net payout yield é 6,3% (elevado).
O net payout é atrativo, mas será que é sustentável? O relatório dos últimos três trimestres…
…mostra que não. Reparem que o free cash flow ttm não chega para paralelamente financiar a expansão, recomprar ações e pagar dividendos ao ritmo atual:
Considero que seja mais prudente esperar um net payout na ordem dos $1.500 M… o qual poderá expandir-se até aos $2.000 M. Não quero dizer com isto que a Dollar General não continue a pagar os $3.000 M aos investidores recorrendo a financiamentos externos.
Tendo em conta o PER histórico…
…e as estimativas da gestão no valor de $10,05 (valor médio) o PER21 é 23, concluo que a Dollar General está sobreavaliada perante os seus lucros.
7. Conclusão
Assumindo que a Dollar General passaria a entregar aos acionistas cerca de $1.500 M, e já que eu pretendo um retorno na ordem dos 6%, estaria interessado por volta dos $110 por ação. Porém, conhecendo o track record e os planos de expansão da gestão poderia revisitar nos $145 por ação (6% no caso do retorno para os acionistas subir para os $2.000 M). Tendo em conta os lucros atuais, nos $145 por ação já teríamos um PERttm interessante.