Royal Bank of Canada… a qualidade paga-se!

Bom dia, caros investidores.

Na Bolsa de Toronto (Canadá), cinco das dez maiores empresas são instituições financeiras. O Royal Bank of Canada é a maior delas, sendo a 79ª maior empresa cotada do mundo. A acção está listada na NYSE e na TSE com o mesmo ticker: RY.

1. Apresentação

O Royal Bank of Canada (RBC) é o maior banco do Canadá, e pretende tornar-se a instituição financeira mais confiável e bem-sucedida do mundo:

“To be among the world’s most trusted and successful financial institutions.”

Mesmo em relação ao total shareholder return (TSR… ou seja, aos ganhos de capital com os dividendos reinvestidos), o RBC quer ser uma referência, tendo como objectivo um desempenho superior à média dos seus pares, meta que tem conseguido atingir:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 1 | Investidor Prudente

O banco tem 87.000 colaboradores e 17 milhões de clientes no Canadá (de onde vem 59% da receita), EUA e noutros 27 países. Os seus segmentos de negócio são os seguintes:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 2 | Investidor Prudente

O mais relevante é o Personal & Commercial Banking

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 3 | Investidor Prudente

… que opera no mercado doméstico (Canadá) – onde mantém as principais classificações (em 1º ou 2º lugar) em termos de participação de mercado (por exemplo, tem a maior rede de agências e o maior número de ATMs do país) -, nas Caraíbas e nos EUA:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 4 | Investidor Prudente

O segmento Capital Markets oferece consultoria, vendas, negociação e empréstimos para corporações, investidores institucionais, gestores de activos, empresas de private equity e governos em todo o mundo:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 5 | Investidor Prudente

O Wealth Management opera com clientes individuais e institucionais nos principais centros financeiros mundiais, através de um conjunto abrangente de soluções de consultoria:

Assets under administration (AUA): Services provided in respect of assets under administration are of an administrative nature, including safekeeping, collecting investment income, settling purchase and sale transactions, and record keeping.
Assets under management (AUM): Services provided in respect of assets under management include the selection of investments and the provision of investment advice. We have assets under management that are also administered by us and included in assets under administration.

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 6 | Investidor Prudente

O segmento Insurance oferece uma ampla gama de soluções de seguro de vida, saúde, casa, automóvel, viagem, resseguro, bem como soluções de seguro empresarial para clientes individuais e colectivos:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 7 | Investidor Prudente

Os Investor & Treasury Services fornecem serviços de manutenção de activos, custódia, pagamentos e tesouraria para investidores em todo o mundo:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 8 | Investidor Prudente

A estratégia da empresa contempla também a participação em 14 empreendimentos de risco, pois o RBC pretende abranger outros sectores além do sector bancário, desde soluções de mobilidade a negócios da área da saúde:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 9 | Investidor Prudente

2. Principais Accionistas

Entre os principais accionistas só há investidores institucionais:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 10 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

As acções recuperaram rapidamente do crash de 2008, mantendo a sua trajectória ascendente…

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 11 | Investidor Prudente

… pagando sempre dividendos regulares (foi dos poucos bancos que conseguiu manter o dividendo em 2008-2010):

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 12 | Investidor Prudente

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Comparando com outros bancos, a diluição não foi muito intensa. O número de acções tem vindo a reduzir consistentemente desde 2016 e a capitalização bolsista a aumentar (vale $138 B):

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 13 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

A receita é crescente e está no máximo histórico (USD $36,9 B ttm)…

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 14 | Investidor Prudente

… bem como o lucro líquido (USD $13 B ttm):

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 15 | Investidor Prudente

O banco gaba-se de ter um retorno sobre o capital próprio superior ao dos seus pares (e é verdade)…

During the past 13 years, Royal Bank of Canada’s highest ROE % was 17.38%. The lowest was 13.12%. And the median was 16.36%.

… e os rácios de capital (como o CET1) são muito fortes, melhores até do que os rácios do JP Morgan:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 16 | Investidor Prudente

6. Desenvolvimento

A estrutura de capital da empresa permaneceu robusta nos últimos trimestres, tendo apresentado um forte Índice de Cobertura de Liquidez (LCR) médio de 124% (o mínimo é 100%)…

Liquidity Coverage Ratio (LCR)
The LCR is a Basel III metric that measures the sufficiency of high-quality liquid assets (HQLA) available to meet liquidity needs over a 30-day period in an acute stress scenario. The BCBS and OSFI regulatory minimum coverage level for LCR is 100%.

… permitido um pagamento de $ 1,7 B em dividendos e $ 1,2 B (ou 8,9 milhões de acções ordinárias) em recompras de ações próprias.

As perspectivas de crescimento do PIB no Canadá, onde o RBC tem uma maior exposição, são melhores do que as perspectivas dos EUA e da zona euro…

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 17 | Investidor Prudente

… e os analistas estão optimistas até 2024:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 18 | Investidor Prudente

O PER previsional de 2022 e 2024 corresponde a 11x e a 9x, respectivamente, estando o price-to-book actual em 1,9x, próximo aos valores históricos:

During the past 13 years, Royal Bank of Canada’s highest PB Ratio was 2.52. The lowest was 1.43. And the median was 2.05.

O retorno que os accionistas têm recebido em forma de dividendos e buybacks é sustentável ($3,70 por acção)…

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 19 | Investidor Prudente

… e proporciona, à cotação actual, um yield de 3,8%.

7. Conclusão

O cenário de inflação na economia pode beneficiar os bancos…

Higher inflation could be a ‘Christmas present’ to banks and insurance companies –but up to a point, deal maker says

… mas a história dos mercados financeiros diz-nos que é necessário cautela com as instituições pequenas e de baixa qualidade. Esse não parece ser o caso do Royal Bank of Canada, que apresenta bons rácios de capital e mantém a sua solidez histórica de activos e resultados. É, certamente, um investimento a considerar nos próximos tempos. Só que a qualidade reflecte-se no preço. Hoje, a acção está a $97, mas não gostaria de pagar mais do que $62, um valor que corresponde ao yield de 6%. Olhando para o price-to-sales histórico, parece-me ser um preço razoável:

Royal Bank of Canada... a qualidade paga-se! 20 | Investidor Prudente

Somente em períodos de grande crise se conseguem yields maiores, superiores a 10%, como em 2008.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.