ROIC na Lista Completa de Acções do Prudente

Bom dia, caros investidores.

Hoje não vai sair uma análise a uma empresa nova, pois necessitei de actualizar manualmente as novas colunas relativas ao retorno sobre o capital das empresas da lista completa de acções, particularmente as medianas do ROE (return on equity ou retorno sobre o capital próprio) e do ROIC (return on invested capital ou returno sobre o capital investido) e de estudar a próxima «Acção do Mês», que vai ser publicada no dia 1 de Setembro.

Lista Completa

Como se vê pela lista…

… há imensas companhias com ROICs elevados, isto é, empresas com capacidade de gerar elevados retornos sobre o capital próprio e alheio. Das mais de 300 empresas já analisadas no Prudente, cerca de 85 geram retornos sobre o capital investido superiores a 10%. A maior delas é a Yum! brands, que por cada $1 investido consegue gerar $0,74. A empresa pode usar esse dinheiro para reinvestir no negócio, fazendo-o crescer ou pagando as dívidas (o que pode não compensar, visto o retorno sobre o capital ser superior ao custo do dinheiro), e pode remunerar os accionistas através da distribuição de dividendos e recompra de acções próprias, que juntos formam o net payout.

Comprar qualidade

Warren Buffett e Charlie Munger dizem que é melhor comprar uma excelente empresa a um preço justo do que uma empresa justa a um excelente preço…

It’s far better to buy a wonderful company at a fair price than a fair company at a wonderful price.

… e o Terry Smith, no seu último livro e numa das apresentações do seu fundo de investimento (Fundsmith), também demonstra que a 40 anos é preferível comprar qualidade, mesmo em condições desfavoráveis face a outras empresas baratas de menor qualidade:

Retornos das empresas de qualidade

Por isso é que, a par do yield, é importante que os subscritores do Prudente saibam o ROE e o ROIC das empresa publicadas na nossa lista completa, que são calculados de acordo com a mediana a 5 anos, para evitar o ruído de curto prazo:

  • ROE (5y) = Shareholders Net Income (mediana a 5 anos) / Shareholders Equity (último ano)
  • ROIC (5y) = Operating Income (mediana a 5 anos) / [Shareholders Equity + Minority Interest + Total Debt] (último ano)

 

Com o tempo, irei continuar a depurar a lista completa de acções, eliminando as empresas de qualidade inferior, apesar de ser sempre possível ganhar dinheiro comprando qualquer empresa desvalorizada para a vender ao preço justo ou sobrevalorizado. Mas, para os investidores de longo prazo que compram essas empresas a preços médios, os resultados são normalmente decepcionantes.

O maior problema de qualquer investimento de baixa qualidade é que, em geral, as características de retorno dos negócios persistem. Os bons negócios continuam bons e os negócios de baixo retorno também permanecem ruins, como mostra o gráfico abaixo:

O mesmo se pode dizer em relação aos sectores – geralmente, bons sectores permanecem bons, maus sectores permanecem maus:

Essas características de retorno persistem porque os bons negócios encontram formas de afastar a concorrência – aquilo a que Warren Buffett chama de “moat“: têm marcas fortes, controlo dos canais de distribuição, patentes, altos custos de mudança para os clientes, etc.

Por isso, amanhã vou tentar publicar uma «Acção do Mês» de qualidade, com elevados retornos sobre o capital, cotada a bom preço, isto é, com um yield não inferior a 4% (superior a 6%, se possível), bem como a lista completa de acções ordenada pelos melhores yields, com a indicação do ROE (5y) e do ROIC (5y).

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

Manual do Investidor Prudente
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?