Robinhood, uma grande ponta de charuto

Bom dia, caros investidores.

Um dos factores que me fazem confiar na estratégia tomada pelo Prudente é verificar que, enquanto o mercado cai, as boas empresas continuam caras em bolsa. Estive várias horas à procura de oportunidades de investimento e, após passar os olhos por uma dúzia de empresas ainda não analisadas, não encontrei nenhuma pechincha. Mas ainda há muitas empresas para analisar, com negócios resilientes, elevados retornos sobre o capital e distribuições regulares de dividendos ou buybacks desde há décadas.

As empresas que mais caíram foram as da NASDAQ; veja-se a Adobe a cair 45%, a Meta a cair mais de 50%, a Netflix a cair mais de 75% e a muito badalada Robinhood (que ainda não analisei) a cair mais de 85%:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 1 | Investidor Prudente

Vamos ver esta última…

1. Apresentação

A Robinhood (NASDAQ: HOOD) é uma corretora americana que foi fundada em 2013 com o propósito de tornar acessível a participação dos investidores nos mercados financeiros. O objectivo da empresa é criar uma plataforma familiar e acolhedora, com um design simples e uma interface intuitiva, para que os clientes consigam atingir as suas metas financeiras. A Robinhood foi pioneira na negociação de acções sem comissões e sem mínimos de abertura de conta, tendo influenciado toda a indústria, que acabou por imitar o seu modelo de negócio.

Os produtos disponibilizados pela corretora são os seguintes:

  • Investing Solutions – acções sem comissões, ETFs, ADRs, opções, acções fraccionadas, investimentos automatizados (por exemplo, a compra de ETFs de forma agendada ou o reinvestimento automático dos dividendos) e acesso a IPOs.
  • Robinhood Crypto – acesso a sete criptomoedas: Bitcoin, Bitcoin Cash, Bitcoin SV, Dogecoin, Ethereum, Ethereum Classic e Litecoin.
  • Robinhood Gold – não tem nada a ver com investimento em ouro; é um serviço de assinatura mensal que concede aos assinantes acesso a vários recursos premium, tais como depósitos instantâneos, research profissional, profundidade de mercado (level 2) e alavancagem (on margin).
  • Cash Management – cartões de débito e serviços de gestão de conta.

 

Também oferece a todos os clientes notícias e serviços educativos, tais como:

  • Robinhood Snacks – notícias principais do dia.
  • Robinhood Learn – colecção de artigos, guias, tutoriais e um extenso dicionário financeiro disponível para qualquer pessoa.
  • Newsfeeds – notícias premium da Barron’s, Reuters e do Wall Street Journal.
  • Robinhood lists and alerts – alertas e monitorização de activos.
  • First trade recommendations – como o nome diz, são recomendações para aqueles que desejam realizar a sua primeira negociação.

 

O número de clientes não parou de aumentar, tendo atingido 22,8 milhões no último trimestre

Robinhood, uma grande ponta de charuto 2 | Investidor Prudente

… mas os Monthly Active Users (MAU –  número de utilizadores activos) e os Assets Under Custody (AUC – soma do justo valor de todas as acções, opções, criptomoedas e dinheiro detidos pelos utilizadores nas suas contas) têm vindo a cair 26% e 21%, respectivamente:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 3 | Investidor Prudente

A maior parte da receita vem das transacções, principalmente do PFOF ou payment for order flow, que é a compensação que uma corretora recebe por direcionar as ordens a determinados market makers. A Yahoo Finance fez um vídeo a explicar o conceito:

Ao adquirir o fluxo de ordens dessa forma, os market makers podem negociar lucrativamente contra os pedidos dos clientes, enquanto os clientes podem beneficiar-se de custos de negociação reduzidos, estando as comissões cobradas pelos corretores de retalho subsidiadas pelos pagamentos que recebem desses market makers. O problema está nos reguladores, que ponderam banir essas práticas…

SEC Considers Banning Payment for Order Flow

… colocando em causa todo o modelo de negócio da Robinhood.

Afinal, não há não há almoços grátis e comissões “zero”.

2. Principais Accionistas

Os principais investidores são empresas de capital de risco:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 4 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

O IPO é recente (29 de Julho de 2021). Do máximo atingido em Agosto até hoje, a acção caiu mais de 90%:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 5 | Investidor Prudente

E nunca pagou dividendos.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

O número de acções tem vindo a aumentar…

Robinhood, uma grande ponta de charuto 6 | Investidor Prudente

… e o valor de mercado caiu de quase $60 B para $7 B:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 7 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

A receita tem crescido bastante…

Robinhood, uma grande ponta de charuto 8 | Investidor Prudente

… mas as despesas operacionais ainda são muito elevadas, provocando prejuízos recorrentes:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 9 | Investidor Prudente

Umas das estratégias de Benjamin Graham e Warren Buffett, no início da carreira, era o cigar butt investing: investir num conjunto diversificado de pontas de charutos (cigar butts ou net-nets) – companhias que transaccionavam abaixo de dois terços do net current asset value (NVAV… o valor do activo corrente menos o passivo total). Olhando para o balanço mais recente da Robinhood, verifico que o NCAV da empresa corresponde a $6,6 B…

Robinhood, uma grande ponta de charuto 10 | Investidor Prudente

… um valor muito próximo ao market cap actual.

6. Desenvolvimento

Recentemente, a Robinhood introduziu um cartão de débito com cash back, expandiu o horário de negociações (das 7h às 20h), completou o lançamento da carteira de criptomoedas e realizou esforços para acelerar a expansão internacional, facto que tem deixado os analistas muito optimistas:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 11 | Investidor Prudente

Esse optimismo contrasta com a desvalorização do price-to-sales, que no curto tempo de existência da acção nunca esteve tão baixo:

Robinhood, uma grande ponta de charuto 12 | Investidor Prudente

7. Conclusão

O recente IPO, os prejuízos recorrentes, o risco relacionado com a regulamentação do payment for order flow e a inexistência de vantagens competitivas duradouras (qualquer corretora pode copiar a estratégia da Robinhood) impossibilitam-me de qualificar esta acção como “Prudente”. Como tal, vou excluí-la da Lista Completa de Acções do Prudente.

Se o market cap da acção cair abaixo de 2/3 do NCAV, para perto de $4,4 B, os caçadores de pontas de charuto e os investidores activistas (como explica Tobias Carlisle) vão certamente atacar, mas essa não é a estratégia do Investidor Prudente (tal como explicado nas páginas 29, 36, 37 e 52 do Manual do Investidor Prudente). Graham comprava centenas de empresas destas, e muitas delas iam à falência ou acabavam por ser deslistadas a preços baixos. Portanto, os caçadores de pontas de charuto não se podem esquecer do risco associado à sua estratégia e da necessidade de elevada diversificação.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.