O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente?

Bom dia, caros investidores.

Nas escolhas de acções para analisar no Prudente, utilizo vários recursos: notícias, screeners, newsletters, sugestões de subscritores, etc. As boas acções são escassas, mas o universo de empresas é enorme. Por isso, tudo o que possa ajudar a realiza uma primeira selecção é bem-vindo, ainda que o propósito do Prudente seja analisar todas as large caps.

Por exemplo, o algoritmo GF Value do GuruFocus – um serviço pago ao qual temos acesso, que indica a valorização das oportunidades de investimento – está aqui a dizer-me que a Schindler Holding está significativamente desvalorizada:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 1 | Investidor Prudente

Será mesmo?

Não faltam serviços pagos deste género. Será que podemos confiar nestes algoritmos?

1. Apresentação

A Schindler Holding (SWX: SCHN) é uma empresa suíça que fabrica escadas rolantes, tapetes rolantes e elevadores em todo o mundo. A companhia produz, instala, mantém e reabilita elevadores e escadas rolantes em vários tipos de edifícios residenciais e comerciais:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 2 | Investidor Prudente

A empresa foi fundada em Lucerna, na Suíça, em 1874, por Robert Schindler e Eduard Villiger, com o nome de Schindler & Villiger. Pouco tempo depois, eles construíram uma oficina de engenharia mecânica numa ilha localizada no rio Reuss, em Lucerna, para a produção de equipamentos e máquinas de elevação de todos os tipos. Inicialmente, a empresa fabricava máquinas agrícolas, e só depois, no final do século XIX, é que começou a fabricar elevadores. Em 1906, o sobrinho de Schindler, Alfred Schindler, expandiu a empresa e fundou a primeira subsidiária estrangeira (em Berlim). A Schindler chegou também a produzir munições durante a Primeira Guerra Mundial. A primeira escada rolante da empresa foi instalada em 1936. Após a Segunda Guerra Mundial, a Schindler tornou-se um grupo global e diversificou as suas operações, fabricando guindastes de construção, motores, bombas e vagões ferroviários. Em 1980, tornou-se a primeira empresa ocidental a estabelecer uma joint venture com uma empresa estatal chinesa.

Nas décadas seguintes, a empresa realizou várias aquisições, e hoje está presente em mais de 140 países, empregando mais de 66.000 pessoas em todo o mundo.

A receita é apresentada sob um único segmento (Elevators & Escalators) e está bem repartida pelas três áreas geográficas:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 3 | Investidor Prudente

As instalações de produção estão localizadas no Brasil, China, Eslováquia, Espanha, Suíça, Índia e Estados Unidos.

2. Principais Accionistas

As famílias Schindler e Bonnard controlam a companhia com uma participação superior a 69%…

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 4 | Investidor Prudente

… e respectivos direitos de voto:

Shareholders

At the end of 2021, registered shares of Schindler Holding Ltd. were held by 10 585 shareholders (previous year: 9 796).

On the same date, the Schindler and Bonnard families – within the scope of shareholder agreements – and parties related to these families held 46 444 250 registered shares (previous year: 47 208 588) of Schindler Holding Ltd., corresponding to 69.2% (previous year: 70.4%) of the voting rights of the share capital entered in the ­Commercial Register.

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

Neste gráfico logarítmico percebe-se melhor a variação da acção, que se encontra a cair mais de 45%…

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 5 | Investidor Prudente

… mas, pelo menos, paga sempre dividendos anuais crescentes:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 6 | Investidor Prudente

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Além dos dividendos, a empresa remunerou os accionistas através da recompra de acções próprias durante vários anos até 2016. No entanto, este ano, o número médio diluído de acções cresceu 7,4%, de 108 milhões para 116 milhões…

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 7 | Investidor Prudente

… mas isto deve-se, provavelmente, ao movimento das compensações salariais baseadas em acções. No final do ano é possível que voltem para 108 milhões. Isto é algo que já costuma acontecer. Depois vemos esta questão…

5. Informação Financeira

Tanto a receita…

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 8 | Investidor Prudente

… como o lucro líquido apresentam uma tendência crescente…

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 9 | Investidor Prudente

… e as margens operacionais, que eram reduzidas, têm vindo a aumentar:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 10 | Investidor Prudente

O retorno sobre o capital próprio é elevado…

During the past 13 years, Schindler Holding AG’s highest ROE % was 32.28%. The lowest was 16.44%. And the median was 26.40%.

… e o valor em caixa e equivalentes é superior ao passivo de longo prazo, estando o other current assets (que inclui títulos de dívida, como obrigações, fundos de obrigações e empréstimos a associadas) a cobrir 87% do passivo corrente:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 11 | Investidor Prudente

6. Desenvolvimento

As megatendências demográficas que impulsionam os seus negócios, como a urbanização e o envelhecimento da população, permanecem intactas. No entanto, em 2021, o cenário de desglobalização (com a tensão na Ucrânia), as interrupções na cadeia de fornecimento, a escassez de componentes electrónicos e a inflação trouxeram desafios complexos. Por isso, a Schindler ajudou os seus fornecedores a abrir novos canais de sourcing (reduzindo a dependência de subfornecedores e mercados), desenvolveu fontes alternativas de fornecimento, fez alterações de design e mudanças para componentes que estão mais amplamente disponíveis no mercado, etc. Isto foi importante para combater a subida dos preços, como, por exemplo, a subida do preço do aço e do alumínio:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 12 | Investidor Prudente

Ainda assim, a empresa espera um ligeiro crescimento em 2022…

Outlook for 2022
For the second quarter, Schindler expects revenue growth and profitability at similar levels as in the first quarter 2022.
For 2022, barring further unexpected events, the company’s revenue growth is expected to reach levels between 1% and 6% in local currencies.
As in previous years, net profit guidance for the full year 2022 will be provided in combination with the publication of the half-year results.

… tal como os analistas:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 13 | Investidor Prudente

Apesar da acção ter caído mais de 45% desde a máxima do ano passado, o yield corresponde a apenas 2,3%, com a remuneração dos accionistas (dividendos e buybacks) a manter-se nos CHF 3,78 por acção…

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 14 | Investidor Prudente

… embora não nos podemos esquecer que o yield da última década tem-se mantido abaixo dos 3%:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 15 | Investidor Prudente

7. Conclusão

Sabemos que, na última década, o preço desta empresa – que me parece ter boas vantagens competitivas, como a presença e escala global, a manutenção do negócio há mais de 140 anos, a eficiência e capacidade tecnológica, etc. – manteve-se elevado, com PERs superiores a 25x, mas na década anterior as valorizações eram menores:

O guru manda comprar a Schindler. E o Prudente? 16 | Investidor Prudente

Considerando o net payout de CHF 3,78, não aceito um yield inferior a 4%, ou seja, pagar um preço superior a CHF 95. Considerando a média de lucros dos últimos 5 anos (de CHF 7,77), esse preço daria um PER ligeiramente acima de 12x. Parece baixo para os padrões actuais, mas não nos esqueçamos que em 2009 a acção chegou a ter um PER de 7,58x.

Respondendo à pergunta inicial – se a Schindler está significativamente desvalorizada e se podemos confiar naqueles serviços algorítmicos -, só me resta dizer que… não e não.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.