Bom dia, caros investidores.
A Nintendo é uma marca muito forte no universo das consolas de jogos, e consegue atrair tanto miúdos como graúdos:
Será que as suas vantagens competitivas conseguem por si justificar o investimento na empresa?
Apesar da acção da Nintendo ser negociada na Bolsa de Tokyo e noutras bolsas europeias, apenas podemos encontrá-la nos EUA no mercado OTC. Nesta análise, vou-me referir aos títulos cotados em USD (ticker = OTCPK:NTDOY), mas os subscritores podem considerar os títulos das outras bolsas (Japão, Alemanha e Reino Unido, por exemplo).
1. Apresentação
A Nintendo é uma empresa japonesa que se dedica principalmente ao desenvolvimento, fabrico e venda de videojogos (consolas e software), cartas de jogos, brinquedos e artigos de colecção, entre outros produtos. A empresa foi fundada em 1947 como fabricante/distribuidora de cartas de jogos japonesas (karuta) e cartas de baralho ocidentais, mas logo depois começou a desenvolver videojogos:
A última plataforma lançada pela empresa, Nintendo Switch, já conta com 3 versões: a Switch , a Switch Lite (que é portátil)…
… e a Switch OLED, que permitem jogar ligado à TV, em modo tablet e de forma portátil (excepto a Lite, que é apenas portátil)…
… e tem séries exclusivas de sucesso criadas pela própria Nintendo, como o Zelda, Mário, Pokémon, Animal Crossing, etc.:
A plataforma Switch é um sucesso de vendas, tendo sido superada apenas pela Nintendo DS…
… e pelo Game Boy (classic/color):
A principal rival da Nintendo é a Sony PlayStation (já analisada no Prudente), mas ambas as empresas têm plataformas de grande sucesso…
… e “jogam” em campeonatos ligeiramente diferente – enquanto a PlayStation procura desenvolver jogos com gráficos extraordinários de grande performance, a Nintendo procura apresentar novas formas de interacção e diversão (usando canetas, câmaras, sensores e… “Labo’s“). A plataforma Switch é o segmento mais relevante e continua a crescer, tendo levado a Nintendo aos melhores resultados de sempre em 2021…
… apesar da PlayStation 5 estar a crescer, tendo ultrapassado há uns meses as vendas da Switch nos EUA:
PlayStation 5 ultrapassa Nintendo Switch e passa a ser a consola mais vendida nos Estados Unidos
Além dos custos substanciais e do tempo necessário para desenvolver hardware e software para as plataformas de jogos, não há garantia de que todos os novos produtos e serviços sejam aceites pelos consumidores, cujas preferências estão em constante mudança, e de que os prazos de lançamento sejam atendidos (por exemplo, o lançamento da sequela do Zelda foi adiada para 2023).
2. Principais Accionistas
Entre os principais accionistas temos o Bank of Japan, o Bank of Kyoto e outras instituições japonesas:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A acção está a chegar ao máximo histórico, mas a crise do subprime e o fracasso da Wii U levou a acção a cair quase 90%, desde o máximo em 2007:
A Nintendo paga dividendos de forma recorrente:
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
Quando a acção esteve depreciada, em 2013-2015, a Nintendo aproveitou para realizar buybacks, diminuindo o número de acções em circulação. Nos últimos anos, voltou a recomprar acções próprias:
A capitalização bolsista da Nintendo é de $61 B (USD).
5. Informação Financeira
A cotação tem acompanhado as vendas…
… e os lucros. Os últimos prejuízos ocorreram em 2012 e 2014, devido, em parte, ao fracasso da Wii U, mas a Switch salvou a Nintendo:
O balanço da empresa está imaculado, sem dívidas financeiras de longo prazo, com o caixa a superar o passivo total:
6. Desenvolvimento
A última plataforma lançada pela Nintendo, no dia 8 de Outubro de 2021, foi a Switch OLED…
Nova versão da Nintendo Switch com ecrã OLED chega às lojas a 8 de outubro
… que irá ajudar a aumentar o número de jogadores em 2021-2022…
… apesar das vendas previstas pelo Grupo para 2022 serem menores do que as de 2021:
Os analistas também prevêem uma quebra de 10% na receita em 2022:
A remuneração dos accionistas é baixa ($0,93 por acção, devendo a mediana subir para $1,6 em 2022)…
… pois grande parte dos fluxos de caixa livres têm sido usados na realização de novos investimentos, no fortalecimento do balanço, no desenvolvimento de jogos e da infra-estrutura online.
7. Conclusão
A Nintendo é muito bem gerida, fazendo um uso prudente do capital, mas a necessidade de inovar esgota o capital, sobrando pouco dinheiro para dar aos accionistas em forma de dividendos e buybacks. Além disso, as acções só costumam estar baratas quando o negócio vai mal. Sabemos o que aconteceu a outras empresas de jogos – como a Sega, que também tinha jogos fantásticos (como o Sonic, Golden Axe, Street of Rage, etc.) e plataformas de sucesso (como a Master System e a Mega Drive) – que após o sucesso, faliram. Claro que se a acção cair para perto dos $18, a oportunidade de investimento seria fantástica…
… mas o risco também. Apesar dos bons resultados históricos e da excelência da gestão, não consigo prever o futuro dos videojogos e como estará a Nintendo daqui a 10-20 anos. Por essas razões, irei excluir esta empresa da Lista Completa de Acções Prudentes.
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico
2 respostas
A nintendo não tem o ticker NINTENDO CO. LTD (NTO)?
abraço
Sim, na Bolsa de Frankfurt.