Finalmente, vou analisar a quinta empresa a que me tinha comprometido:
- Align Technology
- Lululemon Athletica
- Evolution
- Sartorius Stedim Biotech
- LyondellBasell Industries
A empresa tem escritórios nos EUA, Reino Unido e na Holanda, e está cotada na Bolsa de Nova York com o ticker LYB:
Esta parece-me ser a mais barata das cinco empresas. Vejamos se temos aqui uma oportunidade de investimento.
1. Apresentação
A LyondellBasell Industries (NYSE: LYB) é uma empresa do sector químico com cerca de 70 anos de existência que foi constituída em Outubro de 2009 sob a lei holandesa. É uma das principais empresas químicas independentes do mundo com centrais de processamento que convertem grandes volumes de matéria-prima (hidrocarbonetos líquidos e gasosos) em resinas plásticas e outros produtos químicos. O seu material é aplicado em produtos que as pessoas usam no dia a dia, incluindo embalagens de alimentos, móveis domésticos, componentes automóveis, tintas e revestimentos.
A empresa tem seis segmentos de negócio:
- Olefins and Polyolefins (Americas) – produção e comercialização de olefinas e co-produtos, polietileno e polipropileno.
- Olefins and Polyolefins (Europe, Asia, International) – produção e comercialização de olefinas e coprodutos, polietileno e polipropileno.
- Intermediates and Derivatives – produção e comercialização de óxido de propeno e derivados; oxicorte e produtos relacionados; e de produtos químicos intermediários, como estireno, acetila, óxido de etileno e etileno glicol.
- Advanced Polymer Solutions – produção e comercialização de compostos e soluções, como compostos de polipropileno, plásticos de engenharia, masterbatches, compósitos de engenharia, cores e pós e polímeros avançados.
- Refining – refinamento de petróleo bruto pesado com alto teor de enxofre e outros óleos brutos de vários tipos em produtos refinados, incluindo gasolina e destilados.
- Technology – desenvolvimento e licenciamento de tecnologias de processos químicos e de poliolefinas; e fabricação e venda de catalisadores de poliolefinas.
A companhia compra grandes quantidades de gás natural, eletricidade e vapor que usa como energia para abastecer as instalações, e compra grandes quantidades de líquidos de gás natural e derivados de petróleo bruto para usar como matéria-prima. Quando o custo dessas matérias-primas diminui, a lucratividade da empresa aumenta.
Em 2020, a empresa anunciou a ambição de produzir e comercializar anualmente dois milhões de toneladas métricas de polímeros reciclados e de base renovável até 2030, procurando focar-se na reciclagem mecânica, reciclagem avançada (ou molecular) e no aumento do uso de matérias-primas renováveis . Para alcançar esse objetivo, a empresa lançou, em Abril de 2021, um novo conjunto de produtos sob o nome Circulen, permitindo às marcas melhorarem a sustentabilidade dos produtos de consumo. A família de produtos Circulen inclui a:
- CirculenRecover – polímeros feitos de resíduos de plástico através de um processo de reciclagem mecânica;
- CirculenRevive – polímeros feitos através de um processo de reciclagem avançado ou molecular para converter resíduos plásticos em matéria-prima para produzir novos polímeros;
- CirculenRenew – polímeros feitos de matéria-prima de base renovável derivada de resíduos de base biológica e óleos residuais, como óleos de cozinha usados.
2. Principais Accionistas
A maior accionista é esta empresa luxemburguesa sobre a qual não tenho muita informação – AI International Chemicals:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A acção tem vindo a lateralizar desde 2014…
… mas paga dividendos desde 2011.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
Além dos dividendos, os accionistas são remunerados através da recompra de acções próprias, que tem diminuído consistentemente o número de acções em circulação:
5. Informação Financeira
A receita…
… e o lucro líquido também têm andando de lado, nos últimos 15 anos, com alguma volatilidade à mistura:
O endividamento está equilibrado, mas se o lucro diminuir (como prevêem os analistas), o rácio poderá deteriorar-se…
… mas o retorno sobre o capital próprio é muito elevado:
During the past 13 years, LyondellBasell Industries NV’s highest ROE % was 65.00%. The lowest was 17.61%. And the median was 44.40%.
6. Desenvolvimento
Recentemente, foi publicado o Relatório Anual de Sustentabilidade, no qual a empresa reafirmou o seu compromisso para combater as mudanças climáticas e os resíduos plásticos. A empresa pretende assim produzir 2 milhões de toneladas de polímeros reciclados e de base renovável anualmente até 2030, além de desenvolver plataformas de negócios escaláveis para impulsionar o sucesso (como os produtos Circulen).
Também anunciou planos para sair do negócio da refinaria até o final de 2023 (que responde por 17% da receita de 2021).
Para os próximos meses, a companhia espera que a procura sazonal de verão amplie a força do mercado para os produtos da LyondellBasell, ainda que haja incertezas geopolíticas, inflação e custos voláteis de energia e matérias-primas (que o grupo está a monitorizar). Considerando o seu portefólio de activos (bem posicionados), a empresa espera que a geração de caixa continue a proporcionar retornos significativos para os acionistas, mesmo estando os analistas a prever uma quebra da receita e do lucro até 2024…
… colocando o PER22 em apenas 5,3x, abaixo da mediana dos últimos 13 anos (de 9,79x). A remuneração dos accionistas em forma de dividendos e buybacks corresponde a $8,71 (10% de yield)…
… mas poderá cair no próximo ano. Tudo vai depender dos dividendos e dos net buybacks realizados até ao final do ano.
7. Conclusão
O preço desta acção parece estar relativamente desvalorizado, como se vê pelos dividend yields medianos e máximos…
… e pelo price-to-sales:
Considerando o yield máximo de 6%, o preço-tecto a pagar por esta acção ($145) está acima da actual cotação ($86), mas o sector no qual a empresa está inserida tem sido alvo de uma mudança cultural, com os copos, palhinhas e demais produtos de plástico a mudarem para o paradigma do papel. Ainda assim, apesar de ser um factor de risco, não me parece que o futuro da empresa esteja em risco. O preço parece estar a descontar o risco ambiental relacionado com os plásticos, pese embora o grupo estar a investir nos plásticos reciclados. Esta é uma questão que necessito de aprofundar.
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico