LyondellBasell com um yield de 10%

Bom dia, caros investidores.

Finalmente, vou analisar a quinta empresa a que me tinha comprometido:

  • Align Technology
  • Lululemon Athletica
  • Evolution
  • Sartorius Stedim Biotech
  • LyondellBasell Industries

 

A empresa tem escritórios nos EUA, Reino Unido e na Holanda, e está cotada na Bolsa de Nova York com o ticker LYB:

LyondellBasell com um yield de 10% 1 | Investidor Prudente

Esta parece-me ser a mais barata das cinco empresas. Vejamos se temos aqui uma oportunidade de investimento.

1. Apresentação

A LyondellBasell Industries (NYSE: LYB) é uma empresa do sector químico com cerca de 70 anos de existência que foi constituída em Outubro de 2009 sob a lei holandesa. É uma das principais empresas químicas independentes do mundo com centrais de processamento que convertem grandes volumes de matéria-prima (hidrocarbonetos líquidos e gasosos) em resinas plásticas e outros produtos químicos. O seu material é aplicado em produtos que as pessoas usam no dia a dia, incluindo embalagens de alimentos, móveis domésticos, componentes automóveis, tintas e revestimentos.

A empresa tem seis segmentos de negócio:

  • Olefins and Polyolefins (Americas) – produção e comercialização de olefinas e co-produtos, polietileno e polipropileno.
  • Olefins and Polyolefins (Europe, Asia, International) – produção e comercialização de olefinas e coprodutos, polietileno e polipropileno.
  • Intermediates and Derivatives – produção e comercialização de óxido de propeno e derivados; oxicorte e produtos relacionados; e de produtos químicos intermediários, como estireno, acetila, óxido de etileno e etileno glicol.
  • Advanced Polymer Solutions – produção e comercialização de compostos e soluções, como compostos de polipropileno, plásticos de engenharia, masterbatches, compósitos de engenharia, cores e pós e polímeros avançados.
  • Refining – refinamento de petróleo bruto pesado com alto teor de enxofre e outros óleos brutos de vários tipos em produtos refinados, incluindo gasolina e destilados.
  • Technology – desenvolvimento e licenciamento de tecnologias de processos químicos e de poliolefinas; e fabricação e venda de catalisadores de poliolefinas.

 

LyondellBasell com um yield de 10% 2 | Investidor Prudente

A companhia compra grandes quantidades de gás natural, eletricidade e vapor que usa como energia para abastecer as instalações, e compra grandes quantidades de líquidos de gás natural e derivados de petróleo bruto para usar como matéria-prima. Quando o custo dessas matérias-primas diminui, a lucratividade da empresa aumenta.

Em 2020, a empresa anunciou a ambição de produzir e comercializar anualmente dois milhões de toneladas métricas de polímeros reciclados e de base renovável até 2030, procurando focar-se na reciclagem mecânica, reciclagem avançada (ou molecular) e no aumento do uso de matérias-primas renováveis . Para alcançar esse objetivo, a empresa lançou, em Abril de 2021, um novo conjunto de produtos sob o nome Circulen, permitindo às marcas melhorarem a sustentabilidade dos produtos de consumo. A família de produtos Circulen inclui a:

  • CirculenRecover – polímeros feitos de resíduos de plástico através de um processo de reciclagem mecânica;
  • CirculenRevive – polímeros feitos através de um processo de reciclagem avançado ou molecular para converter resíduos plásticos em matéria-prima para produzir novos polímeros;
  • CirculenRenew – polímeros feitos de matéria-prima de base renovável derivada de resíduos de base biológica e óleos residuais, como óleos de cozinha usados.

 

LyondellBasell com um yield de 10% 3 | Investidor Prudente

2. Principais Accionistas

A maior accionista é esta empresa luxemburguesa sobre a qual não tenho muita informação – AI International Chemicals:

LyondellBasell com um yield de 10% 4 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A acção tem vindo a lateralizar desde 2014…

LyondellBasell com um yield de 10% 5 | Investidor Prudente

… mas paga dividendos desde 2011.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Além dos dividendos, os accionistas são remunerados através da recompra de acções próprias, que tem diminuído consistentemente o número de acções em circulação:

LyondellBasell com um yield de 10% 6 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

A receita…

LyondellBasell com um yield de 10% 7 | Investidor Prudente

… e o lucro líquido também têm andando de lado, nos últimos 15 anos, com alguma volatilidade à mistura:

LyondellBasell com um yield de 10% 8 | Investidor Prudente

O endividamento está equilibrado, mas se o lucro diminuir (como prevêem os analistas), o rácio poderá deteriorar-se…

LyondellBasell com um yield de 10% 9 | Investidor Prudente

… mas o retorno sobre o capital próprio é muito elevado:

During the past 13 years, LyondellBasell Industries NV’s highest ROE % was 65.00%. The lowest was 17.61%. And the median was 44.40%.

6. Desenvolvimento

Recentemente, foi publicado o Relatório Anual de Sustentabilidade, no qual a empresa reafirmou o seu compromisso para combater as mudanças climáticas e os resíduos plásticos. A empresa pretende assim produzir 2 milhões de toneladas de polímeros reciclados e de base renovável anualmente até 2030, além de desenvolver plataformas de negócios escaláveis ​​para impulsionar o sucesso (como os produtos Circulen).

Também anunciou planos para sair do negócio da refinaria até o final de 2023 (que responde por 17% da receita de 2021).

Para os próximos meses, a companhia espera que a procura sazonal de verão amplie a força do mercado para os produtos da LyondellBasell, ainda que haja incertezas geopolíticas, inflação e custos voláteis de energia e matérias-primas (que o grupo está a monitorizar). Considerando o seu portefólio de activos (bem posicionados), a empresa espera que a geração de caixa continue a proporcionar retornos significativos para os acionistas, mesmo estando os analistas a prever uma quebra da receita e do lucro até 2024…

LyondellBasell com um yield de 10% 10 | Investidor Prudente

… colocando o PER22 em apenas 5,3x, abaixo da mediana dos últimos 13 anos (de 9,79x). A remuneração dos accionistas em forma de dividendos e buybacks corresponde a $8,71 (10% de yield)…

LyondellBasell com um yield de 10% 11 | Investidor Prudente

… mas poderá cair no próximo ano. Tudo vai depender dos dividendos e dos net buybacks realizados até ao final do ano.

7. Conclusão

O preço desta acção parece estar relativamente desvalorizado, como se vê pelos dividend yields medianos e máximos…

LyondellBasell com um yield de 10% 12 | Investidor Prudente

… e pelo price-to-sales:

LyondellBasell com um yield de 10% 13 | Investidor Prudente

Considerando o yield máximo de 6%, o preço-tecto a pagar por esta acção ($145) está acima da actual cotação ($86), mas o sector no qual a empresa está inserida tem sido alvo de uma mudança cultural, com os copos, palhinhas e demais produtos de plástico a mudarem para o paradigma do papel. Ainda assim, apesar de ser um factor de risco, não me parece que o futuro da empresa esteja em risco. O preço parece estar a descontar o risco ambiental relacionado com os plásticos, pese embora o grupo estar a investir nos plásticos reciclados. Esta é uma questão que necessito de aprofundar.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.