Kuehne + Nagel = cunanagal?

Bom dia, caros investidores.

Tive de recorrer ao professor Youtube para perceber como se pronuncia “Kuehne+Nagel” (cunanagal?), a 13ª maior empresa suíça, que também marca presença aqui no nosso país:

1. Apresentação

A Kuehne+Nagel é uma multinacional suíça da área do transporte e logística. A empresa foi fundada em 1890, em Bremen, na Alemanha, por August Kuehne e Friedrich Nagel.

Em 1907, o co-fundador Friedrich Nagel faleceu, e August Kuehne ficou com as suas acções, tomando o controlo da companhia. A seguir vieram as duas grandes guerras mundiais, que afectaram muito o seu negócio. Após a morte de Kuehne em 1932, os seus filhos – Alfred e Werner – tornaram-se sócios da empresa. Um outro sócio que era judeu, Adolf Maass, que detinha 45% do capital, foi forçado a sair da companhia, e provavelmente morreu no campo de concentração de Auschwitz. Em Maio de 1933, Alfred e Werner Kuehne juntaram-se ao Partido Nazi, tendo desempenhado um papel proeminente no transporte de bens confiscados aos judeus em territórios ocupados.

Em 1975, a empresa mudou a sua sede para a Suíça, mantendo-a até hoje no mesmo local.

A Kuehne+Nagel – que inicialmente se concentrava no transporte de algodão – expandiu as suas operações, e hoje fornece transporte marítimo, aéreo e terrestre a vários clientes, além de prestar outros serviços de logística.

Kuehne + Nagel = cunanagal? 1 | Investidor Prudente

Em 2010, a Kuehne+Nagel chegou a ser a principal empresa de transporte global, respondendo por quase 15% do transporte aéreo e marítimo do mundo em termos de receita, à frente da DHL, DB Schenker Logistics e Panalpina.

Os segmentos principais são quatro – Sea (transporte marítimo), Air (transporte aéreo), Road (transporte terrestre) e Contract Logistics (contratos de armazenagem e distribuição com clientes de vários sectores; é o segmento mais lucrativo):

Kuehne + Nagel = cunanagal? 2 | Investidor PrudenteKuehne + Nagel = cunanagal? 3 | Investidor Prudente

A receita de 2021 apresentou um forte aumento em todas as zonas geográficas…

Kuehne + Nagel = cunanagal? 4 | Investidor Prudente

… posicionando a Kuehne+Nagel à frente dos concorrentes, principalmente no âmbito do transporte marítimo…

Kuehne + Nagel = cunanagal? 5 | Investidor Prudente

… e aéreo:

Kuehne + Nagel = cunanagal? 6 | Investidor Prudente

A sua rede de logística global, os sistemas de TI de ponta e a experiência são as suas principais vantagens competitivas.

2. Principais Accionistas

O honorary chairman, Klaus Michael Kuehne, é o controlador da companhia:

Kuehne + Nagel = cunanagal? 7 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A acção apresenta uma tendência ascendente…

Kuehne + Nagel = cunanagal? 8 | Investidor Prudente

… e paga dividendos recorrentes:

Kuehne + Nagel = cunanagal? 9 | Investidor Prudente

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

O número de acções mantém-se estável e a capitalização bolsista tem crescido, valendo actualmente CHF 30 B ou $31 B USD:

Kuehne + Nagel = cunanagal? 10 | Investidor Prudente

5. Informação Financeira

A receita cresce mais de 5% ao ano, estando actualmente no máximo histórico (CHF 37 B ttm)…

Kuehne + Nagel = cunanagal? 11 | Investidor Prudente

… tal como o lucro líquido (CHF 2,5 B ttm):

Kuehne + Nagel = cunanagal? 12 | Investidor Prudente

O valor em caixa supera a dívida financeira e o passivo relativo às rendas de curto e longo prazo, bem como a totalidade do passivo não corrente:

Kuehne + Nagel = cunanagal? 13 | Investidor Prudente

6. Desenvolvimento

A Kuehne+Nagel prevê uma diminuição do crescimento do PIB global, actualmente em 3,5% (Bloomberg, abril de 2022), a permanência das pressões inflacionárias e constrangimentos nas cadeias de fornecimento. Desde Janeiro do presente ano que a empresa tem medido o congestionamento nos pontos de acesso portuários em todo o mundo com o “indicador de interrupção” (Disruption Indicator) que está integrado no Sea Explorer, a ferramenta digital de monitoramento em tempo real do transporte marítimo da Kuehne+Nagel. Por isso é que o investimento nas áreas de TI é prioritário. Apesar do congestionamento, a empresa conseguiu aumentar a receita do transporte marítimo em 103% neste trimestre. O segmento air logistics foi marcado pelo fechamento do espaço aéreo na Rússia e o road logistics teve desenvolvimentos tecnológicos importantes:

In March, the business unit formed a partnership for more transparency in supply chains. As part of the Chorus research project, which belongs to Google parent Alphabet, sensor and orchestration technologies are being developed to locate and track goods. For example, temperature or humidity data are to be processed and interpreted seamlessly through the use of artificial intelligence.

Todos os segmentos apresentaram crescimento. Apesar do bom momento actual, os analistas estão um pouco pessimistas, prevendo a quebra da receita até 2023:

Kuehne + Nagel = cunanagal? 14 | Investidor Prudente

A remuneração em forma de dividendos e buybacks líquidos corresponde a CHF 5,75 por acção…

Kuehne + Nagel = cunanagal? 15 | Investidor Prudente

… proporcionando um yield de 2,3%:

Kuehne + Nagel = cunanagal? 16 | Investidor Prudente

7. Conclusão

Os investimentos que a Kuehne+Nagel tem realizado na área da tecnologia parecem-me acertados, pois permitem-lhe tornar-se cada vez mais eficiente. Isso poderá ajudá-la a manter o elevado retorno sobre o capital próprio de 33%…

During the past 13 years, Kuehne + Nagel International AG’s highest ROE % was 80.92%. The lowest was 20.26%. And the median was 33.05%.

… e continuar a gerar caixa para investir em novos projectos e remunerar os accionistas.

Ao preço certo, esta é uma empresa que gostaria de ter em carteira. Mas qual é o preço certo? Eu proponho estabelecer alguns limites de cálculo simples:

  • Um múltiplo equivalente ao ROE (até ao limite de 25x) sobre lucro mediano dos últimos 5 anos: CHF 6,66 x 25 = CHF 167 por acção
  • Um yield mínimo de 4%: CHF 5,75 / 4% = CHF 144 por acção

 

Portanto, vou colocar um alarme no preço-tecto de CHF 144; se a acção cair para esses patamares volto a analisá-la.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?