Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

Johnson Controls International e os edifícios do futuro

Bom dia, caro investidor.

A Johnson Controls International faz parte desta lista de empresas que pagam dividendos consecutivos há, pelo menos, 20 anos:

Download: ficheiro de excel com as empresas americanas e europeias (non-uk) que pagam dividendos há pelo menos 20 anos. Há quase 350 empresas com um valor de mercado superior a $10 B que pagam dividendos há pelo menos 20 anos consecutivos (algumas aumentaram o dividendo, outras diminuíram-no; a maioria já foi analisada no Prudente)

1. Apresentação

A Johnson Controls International (NYSE: JCI; ISIN: IE00BY7QL619) é uma holding americana, com sede na Irlanda, que produz equipamentos contra incêndios, sistemas de climatização (HVAC) e segurança para edifícios.

A companhia foi fundada em 1885, após um professor universitário chamado Warren S. Johnson ter registado a patente do primeiro termostato eléctrico de ambiente. Inicialmente, a empresa fabricava, instalava e fazia a manutenção de sistemas automáticos de regulação de temperatura para edifícios.

Hoje, a Johnson Controls tem 4 segmentos…

  • Building Solutions North America: Building Solutions North America designs, sells, installs and services HVAC, controls, building management, refrigeration, integrated electronic security and integrated fire-detection and suppression systems for commercial, industrial, retail, small business, institutional and governmental customers in the United States and Canada.
  • Building Solutions EMEA/LA: (…) markets in Europe, the Middle East, Africa and Latin America.
  • Building Solutions Asia Pacific: (…) in the Asia Pacific marketplace.
  • Global Products: designs, manufactures and sells HVAC equipment, controls software and software services (…) The Global Products business also designs, manufactures and sells fire protection, fire suppression and security products, including intrusion security, anti-theft devices, access control, and video surveillance and management systems (…). Global Products includes the Johnson Controls-Hitachi joint venture.

… através dos quais vende e instala equipamentos e sistemas comerciais de HVAC, sistemas de controlo, sistemas de segurança e sistemas contra incêndios de marcas confiáveis…

YORK®, Hitachi Air Conditioning, Metasys®, Ansul, Ruskin®, Titus®, Frick®, PENN®, Sabroe®, Silent-Aire®, Simplex® and Grinnell®

… além de prestar serviços relacionados, cuja receita corresponde a quase 25% do total. Cerca de 97% da receita vem do segmento HVAC e Fire & Security:

Análise às acções da Johnson Controls - segmentos operacionais

Uma grande parte das vendas são geradas através de outros distribuidores e muitos clientes geram receitas recorrentes no mercado de manutenção, modernização e substituição.

Em 2020, a Johnson Controls lançou a plataforma de software OpenBlue, que permite às empresas gerir os seus espaços físicos de forma inteligente, com soluções orientadas por análise de dados:

Análise às acções da Johnson Controls

Isto irá permitir à companhia liderar a indústria de edifícios inteligentes, dentro do seu segmento.

A empresa realiza contratos individuais com os clientes, negociados caso a caso, competindo com outros concorrentes renomados com base na qualidade, preço, design, tecnologia, etc.:

Honeywell International, Inc.; Siemens Smart Infrastructure, an operating group of Siemens AG; Schneider Electric SA; Carrier Global Corporation; Trane Technologies plc; Daikin Industries, Ltd.; Lennox International, Inc.; GC Midea Holding Co, Ltd. and Gree Electric Appliances, Inc.

2. Principais Accionistas

Quase 73% dos investidores são institucionais:

Análise às acções da Johnson Controls - accionistas

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A tendência da acção é ascendente, mas a volatilidade é altíssima:

Análise às acções da Johnson Controls - gráfico de longo prazo

Os dividendos pagos nos últimos 12 meses ($1,43 por acção) geraram um dividend yield de apenas 2,4%:

Análise às acções da Johnson Controls - dividendos

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Além dos dividendos, a companhia também remunera os accionistas através das recompras de acções próprias. O número de acções em circulação aumentou bastante em 2016…

Análise às acções da Johnson Controls - valor e mercado

… devido à fusão com a Tyco:

5. Informação Financeira

A receita cresce de forma consistente (a quebra em 2016 está relacionada com a fusão)…

Análise às acções da Johnson Controls - receita

… tal como o lucro líquido:

Análise às acções da Johnson Controls - lucro líquido

Os ganhos extraordinários de 2019 (no valor de $5.674 M) foram motivados pela venda do segmento Power Solutions:

Johnson Controls Announces Agreement To Sell Power Solutions Business For $13.2 Billion

As margens de lucro e os retornos sobre o capital são baixos…

  • Margem bruta (5y): 33%
  • Margem líquida (5y): 7%
  • ROE (5y): 9%
  • ROCE (5y): 5%

… e o rácio de endividamento (2,1x) está dentro do target da empresa (2.0-2.5x):

Análise às acções da Johnson Controls - endividamento

6. Desenvolvimento

A Johnson Controls quer continuar a expandir a sua posição no mercado de construção de edifícios inteligentes e sustentáveis, oferecendo uma gama completa de produtos e soluções para clientes em todo o mundo. A empresa possui posições sólidas nos mercados de HVAC e Fire & Security e acredita que está bem posicionada para capitalizar as tendências emergentes na indústria de edifícios sustentáveis.

Os últimos resultados (2023 – 3Q)…

… apresentaram um crescimento orgânico das vendas de 9%, um crescimento das encomendas de 8% (para $12 B), uma expansão da margem de lucro e uma melhoria da guidance

The Company updated its fiscal 2023 full year EPS guidance:

  • Organic revenue growth ~+HSD year-over year (previously guided at ~+10% growth)
  • Adjusted segment EBITA margin improvement of ~+110 basis points, year-over-year (previously guided to 100 to 120 basis point improvement)
  • Adjusted EPS before special items of ~$3.55; representing ~18% growth year-over-year (previously guided to $3.50 to $3.60)

… confirmando a perspectiva dos analistas, que prevêem novos máximos em 2025:

Análise às acções da Johnson Controls - analistas

A remuneração dos accionistas em forma de dividendos e buybacks corresponde a $3,52 por acção (um valor que só será sustentável se as perspectivas optimistas dos analistas se confirmarem)…

Análise às acções da Johnson Controls - net payout yield

… proporcionando um yield de 5,9%. Olhando para o FCF yield

  • FCF yield (5y) = $1.394 M / $48.608 M (Enterprise Value) = 2,9%
  • FCF yield (ttm) = $1.482 M / $48.608 M (Enterprise Value) = 3,0%

… fico com a impressão de que os administradores da empresa andaram a recomprar demasiadas acções próprias. Este net payout yield de 5,9% parece-me um pouco esticado.

7. Conclusão

O retorno sobre o capital próprio mediano dos últimos 30 anos é de 15%, mas nas últimas décadas a eficiência da empresa tem vindo a cair, mesmo tendo recomprado várias acções próprias, que contabilisticamente reduzem o capital próprio e aumentam artificialmente o ROE:

ROE (mediana a 5 anos): 9%

Poderia, por isso, eliminá-la da Lista Completa de Acções do Prudente, mas como a Johnson Controls tem algumas vantagens competitivas, boas perspectivas de crescimento e paga dividendos recorrentes há mais de 3 décadas, vou mantê-la.

Vou colocar um alarme perto dos $30 (que daria um dividend yield interessante) para depois inspeccionar a acção:

Análise às acções da Johnson Controls - dividend yield

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INICIAR SESSÃO