Industrivarden – compensa ser Prudente!

Bom dia, caros investidores.

Numa passagem pela bolsa de Estocolmo (Suécia), fiquei interessado em analisar a Volvo, mas depois reparei que a sua maior accionista, a Industrivarden (uma asset management company que investe em empresas suecas com uma filosofia de investimento do tipo “Prudente”), também estava cotada em bolsa. O meu interesse nesta empresa é duplo: pela valorização (caiu 25% em bolsa) e pela abordagem “Prudente” que faz dos investimentos. Parece que, no longo prazo, a Industrivarden consegue superar o mercado sueco:

Industrivarden - compensa ser Prudente! 1 | Investidor Prudente

A sua rentabilidade desde 1996 até hoje (incluindo o reinvestimento dos dividendos) é superior a 13% ao ano. No longo prazo, compensa ser Prudente!

1. Apresentação

A Industrivarden AB é uma holding sediada na Suécia que gere participações em empresas nórdicas numa perspectiva de investimento a longo prazo. A companhia foi fundada em 1944 pelo banco Handelsbanken para gerir as participações adquiridas durante a crise económica dos anos 20 e 30. O seu portefólio inclui mais de oito empresas listadas: o banco sueco Handelsbanken; a Sandvik, uma empresa de engenharia de alta tecnologia e líder mundial em ferramentas, tecnologia de materiais, mineração e construção; a Volvo, que faz carros, camiões, motores, etc.; a Essity, uma fabricante de produtos de higiene; a SCA, uma empresa florestal; a Ericsson, do sector das telecomunicações; a SSAB, uma produtora de aço; a Skanska, uma empresa de serviços de construção; e a ICA Gruppen, uma retalhista nórdica…

Industrivarden - compensa ser Prudente! 2 | Investidor Prudente

… estando o portefólio concentrado no segmento Machinery:

Industrivarden - compensa ser Prudente! 3 | Investidor Prudente

A Industrivarden investe em excelentes empresas, financeiramente sólidas, numa perspectiva de longo prazo, com fortes posições que lhe garantem um assento no Conselho de Administração das participadas, permitindo-lhe influenciar as tomadas de decisão.

Industrivarden - compensa ser Prudente! 4 | Investidor Prudente

O objectivo é aumentar o net asset value – que no final de 2021 valia SEK 332 por acção

Net asset value consists of the market value of the equities portfolio less net debt. Industrivärden has a strong financial position, where the debt-equities ratio is within the target range. During the last ten-year period net asset value including reinvested dividend grew by an average of 15% per year (…) Net asset value was SEK 143.5 billion, or SEK 332 per share.

… – e gerar um retorno para os accionistas superior à taxa risk free exigida pelo mercado (das obrigações governamentais) e superior à média da bolsa de Estocolmo. Nos últimos 10 anos, o net asset value cresceu, em média, a 15% ao ano.

A avaliação das participações integra-se num processo estruturado de análise que implica uma avaliação contínua das alternativas de investimento existentes e potenciais (à semelhança do que fazemos no Prudente). O potencial de retorno estimado dos investimentos existentes é comparado com o potencial de retorno das possíveis alternativas de investimento, numa óptica de longo prazo.

Industrivarden - compensa ser Prudente! 5 | Investidor Prudente

2. Principais Accionistas

Há duas classes de acções, que conferem diferentes direitos de voto:

Each Class A share carries entitlement to one vote, and each Class C share carries entitlement to 1/10 of a vote.

O accionista que tem mais direitos de voto é outro fundo orientado para o investimento a longo prazo – o Lundbergföretagen:

Industrivarden - compensa ser Prudente! 6 | Investidor Prudente

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A acção caiu 25% nos últimos meses, mas após 2001 e 2007 a queda foi de 70%:

Industrivarden - compensa ser Prudente! 7 | Investidor Prudente

Normalmente paga dividendos regulares:

Dividend and dividend policy

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Nos últimos 10 anos, o número de acções manteve-se relativamente estável, mas, nos últimos 15 anos, a participação dos accionistas diluiu 1,77% ao ano:

Industrivarden - compensa ser Prudente! 8 | Investidor Prudente

O seu valor em bolsa (SEK 114 B) corresponde a $11,9 B dólares americanos.

5. Informação Financeira

Os resultados operacionais incluem a variação do valor das acções detidas pela Industrivarden…

Industrivarden - compensa ser Prudente! 9 | Investidor Prudente

… e, como tal, o resultado líquido pode sofrer prejuízos “contabilísticos” nas quedas de mercado (como em 2018):

Industrivarden - compensa ser Prudente! 10 | Investidor Prudente

Não é possível ver a receita consolidada de todos os investimentos, pois a holding não faz uma consolidação integral das investidas (que normalmente ocorre nas participações superiores a 50%).

A dívida líquida da empresa-mãe é baixa (SEK 6,5B ou $680 M USD):

Industrivarden - compensa ser Prudente! 11 | Investidor Prudente

6. Desenvolvimento

No último relatório publicado pela Industrivarden…

Year-End Report 2021

… apenas se destacou o aumento do net asset value (de SEK 53 por acção) e o rebalanceamento do portefólio da companhia:

During 2021, shares were purchased in Sandvik for SEK 2.5 billion, in Volvo for SEK 0.8 billion, in Handelsbanken for SEK 0.5 billion and in Essity SEK 0.5 billion. Furthermore, the entire shareholding in SSAB was divested for SEK 2.0 billion.

Tudo o resto decorreu com normalidade, sem grandes novidades.

Não é fácil analisar este tipo de holding sem antes avaliar todas as participações individuais (principalmente a Volvo e a Sandvik, que são as mais valiosas), pois estas não são contabilizadas pelo método da consolidação integral. Mas há uma coisa que não deixa dúvidas: a remuneração dos accionistas no valor de SEK 5,75…

Industrivarden - compensa ser Prudente! 12 | Investidor Prudente

… equivalente ao yield de 2,2%. Normalmente, o yield não costuma ser muito elevado…

Industrivarden - compensa ser Prudente! 13 | Investidor Prudente

… pois a Industrivarden reinveste uma boa parte da sua própria remuneração (sejam os fluxos de caixa derivados dos dividendos, sejam as mais-valias derivadas da venda de acções) nas suas próprias empresas.

7. Conclusão

Prefiro ter uma acção da Industrivarden do que um ETF do mercado sueco. Esta acção é uma excelente opção para quem quiser expor-se àquele país, isto numa óptica de investimento a longo prazo, tal com defendida pela própria companhia.

O net asset value da Industrivarden caiu dos SEK 332 por acção para os SEK 287 (dados de 28 de Fevereiro de 2022), mas isso deve-se à desvalorização recente do mercado sueco. O preço actual poderá garantir bons frutos a longo prazo, mas, pessoalmente, prefiro ver o dinheiro na mão do investidor do que no balanço da companhia. Por isso, esperaria por um yield de pelo menos 4% (que neste caso é elevadíssimo), ou seja, um preço de SEK 144. Isto implicaria uma queda de 50% na acção, só ocorrendo normalmente em crises graves (que podem estar aí à porta).

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-manual-do-investidor-prudente-v2
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?