FedEx, uma das maiores transportadoras do mundo

Bom dia, caro investidor.

A empresa de transportes FedEx é conhecida de todos nós, e também faz parte desta lista de empresas que pagam dividendos consecutivos há, pelo menos, 20 anos:

Download: ficheiro de excel com as empresas americanas e europeias (non-uk) que pagam dividendos há pelo menos 20 anos. Há quase 350 empresas com um valor de mercado superior a $10 B que pagam dividendos há pelo menos 20 anos consecutivos (algumas aumentaram o dividendo, outras diminuíram-no; a maioria já foi analisada no Prudente)

1. Apresentação

A FedEx (NYSE: FDX; ISIN: US31428X1063) é uma empresa de transportes diversificados, a segunda maior do seu segmento…

Análise às acções da FedEx

… que detém um amplo portefólio de serviços de transporte, comércio electrónico e outros negócios, por meio de subsidiárias que operam de forma colaborativa sob a marca FedEx. Essas empresas estão incluídas nos seguintes segmentos de negócios:

Análise às acções da FedEx

  • A FedEx Express inclui o serviço de transporte expresso, fornecendo entrega rápida, confiável e com prazo definido para mais de 220 países e territórios. Os resultados financeiros do segmento de negócios da FedEx Express incluem a FedEx Custom Critical (que fornece serviços de entrega rápida).
  • A FedEx Ground oferece serviço de baixo custo para qualquer endereço comercial nos EUA e no Canadá. Inclui o FedEx Home Delivery Service (serviço de entrega residencial para 100% das residências nos EUA) e a FedEx Ground Economy (um serviço especializado na entrega business-to-consumer de grandes volumes de pacotes de baixo peso e menos urgentes).
  • A FedEx Freight fornece serviços de transporte de carga menor do que um camião para empresas e residências. Nos Estados Unidos, o serviço inclui a FedEx Freight Priority (quando a velocidade é crítica), a FedEx Freight Economy (serviços mais baratos e lentos) e a FedEx Freight Direct (um serviço orientado ao e-commerce para entrega de produtos pesados e volumosos).
  • A FedEx Services inclui serviços de vendas, marketing, tecnologias da informação, comunicações, atendimento ao cliente, suporte técnico, cobrança e certas funções administrativas que dão suporte aos outros segmentos.
  • A FedEx Logistics abrange o transporte aéreo e marítimo de cargas, transporte especializado, despacho aduaneiro, cadeia de fornecimento, entre outras.
  • A FedEx Office fornece serviços de cópia, soluções de impressão digital, aluguer de computadores, serviços de embalagem, etc.
  • A FedEx Dataworks desenvolve soluções digitais de dados que optimizam as operações do Grupo.

 

Os segmentos mais relevantes são três – o Express, Ground e o Freight:

FedEx Express, FedEx Ground, FedEx Freight and FedEx Services show segment revenue. Other and eliminations includes revenue from FedEx Logistics, FedEx Office and FedEx Dataworks (including ShopRunner, Inc.).

O FedEx Services não aparece no gráfico pois só representa 0,3% do total.

Análise às acções da FedEx - segmentos

Os activos mais representativos do balanço, e aqueles que implicam mais gastos de capital, são os aviões ($27,9 B de activos)…

Análise às acções da FedEx

… dos quais 97% são comprados e apenas 3% alugados…

Análise às acções da FedEx

… além de outros activos, como os equipamentos de apoio no terreno ($14,9 B), instalações ($14,6 B), veículos ($9,9 B) e sistemas de informação tecnológica ($8,1 B).

O negócio da FedEx é impactado pelo preço do combustível para aviões e outros veículos. A companhia compra grandes quantidades de combustível e os preços podem ser altamente voláteis. Por isso é que o investimento em veículos eléctricos deverá aumentar nos próximos anos. A FedEx planeia substituir toda a sua frota terrestre por veículos eléctricos até 2040, trocando gradualmente os veículos existentes. Até 2025, espera-se que 50% das recolhas e entregas globais da FedEx Express sejam realizadas por veículos eléctricos.

2. Principais Accionistas

O fundador da FedEx, Frederick W. Smith, é ainda o maior accionista da empresa:

Análise às acções da FedEx - accionistas

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

Apesar das enormes quedas que ocorreram na década de 80 e após 2007, na crise do subprime, a acção tem conseguido manter uma tendência ascendente…

Análise às acções da FedEx - cotações

… e pagado dividendos recorrentes há mais de 20 anos:

Análise às acções da FedEx - dividendos

O dividend yield (ttm) está nos 2,1%.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Nos últimos 30 anos, o número de acções aumentou de 219 milhões para 251 milhões, mas na última década tem havido algumas recompras de acções próprias que fizeram diminuir o número de acções em circulação:

Análise às acções da FedEx - valor de mercado

5. Informação Financeira

A receita mantém uma forte tendência ascendente, tendo atingido o máximo histórico em 2022:

Análise às acções da FedEx - vendas

O lucro de 2021 foi o maior de sempre…

Análise às acções da FedEx - lucro

… graças ao preço do petróleo, que atingiu valores negativos, algo nunca antes visto:

Petróleo com preços negativos? Porquê e o que significa

As margens de lucro são muito baixas…

  • Margem bruta (5y): 21%
  • Margem líquida (5y): 4%

… e o retorno sobre o capital não é muito expressivo (principalmente se considerarmos o ROCE, que inclui o capital alheio):

  • ROE (5y): 16%
  • ROCE (5y): 8%

O rácio de endividamento passou a incluir as lease obligations após 2020, mas tem vindo a cair para níveis mais saudáveis:

Análise às acções da FedEx - endividamento

6. Desenvolvimento

A FedEx tem vindo a tomar acções para melhorar a eficiência e reduzir os custos, tendo para isso aprovado um plano chamado DRIVE:

DRIVE: Global Transformation Program

FedEx is advancing its global transformation through DRIVE, a comprehensive program to improve the company’s long-term profitability and achieve its financial targets. Through DRIVE, the company expects to achieve more than $4 billion in annualized structural cost reductions by the end of fiscal 2025. FedEx plans to host a DRIVE program update event in New York City on April 5, 2023 to provide additional details on the company’s ongoing transformation.

A apresentação desse plano foi divulgada no passado dia 5 de Abril de 2023:

DRIVE – Investor Update – April 5, 2023

Além do objectivo de redução de custos, o plano envolve também uma estratégia de crescimento, aproveitando alguns catalisadores, tais como o e-commerce, B2B e alguns segmentos premium.

Para 2023, o Grupo espera atingir um lucro líquido de aproximadamente $14 por acção (non-GAAP, ou seja, considerando alguns ajustamentos realizados pela empresa; a FedEx não divulga previsões GAAP)…

FedEx is increasing its earnings forecast for the fiscal year, and now expects:

Earnings per diluted share of $13.80 to $14.40 before the MTM retirement plans accounting adjustments, compared to the prior forecast of $12.50 to $13.50 per diluted share;

… e os analistas esperam um lucro líquido de $14,51 por acção (GAAP) em 2023 e um crescimento da receita até 2025:

Análise às acções da FedEx - analistas

A empresa continua a remunerar os accionistas através dos dividendos e dos buybacks

The company’s accelerated share repurchase (ASR) transaction, which was initiated during the second quarter, was completed in the third quarter. A total of 9.2 million shares were delivered under the ASR agreement.

… e a mediana a 5 anos, que serve de base para o cálculo do yield da nossa Lista Completa de Acções, deverá passar de $2,60 (1,2% de yield) para $5,03 (2,2% de yield):

Análise às acções da FedEx - net payout yield

7. Conclusão

Apesar das cotações não estarem a transaccionar a múltiplos elevados, como demonstra a análise do price-to-sales

Análise às acções da FedEx - price-to-sales

… o free cash flow yield ($2.099 B de FCF ttm), em relação ao actual enterprise value ($89,681 B), vale pouco mais de 2,3% e o net payout yield também deverá passar para pouco mais de 2%, quando saírem os próximos resultados anuais. Nestes dois múltiplos gostamos de ver yields superiores a 6% ou, pelo menos, não inferiores a 4%.

Só pensaria em adquirir esta acção se o price-to-sales caísse para o múltiplo de 0,3x (ali perto da linha rosa do gráfico anterior), e mesmo assim teria muitas reservas, face à progressiva queda do ROCE:

Análise às acções da FedEx - ROCE%

Tenho algumas reservas, mas não vou eliminar a FedEx da nossa lista de acções. Se a acção atingir um yield de 6% (o que é difícil) pode, assim me parece, ocasionar um bom investimento.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?