Bom dia, caros investidores.
Tentarei, nos próximos dias, concentrar os meus esforços na busca por empresas sólidas que pagam dividendos consecutivos há décadas, como a Estée Lauder, uma empresa familiar que tem paixão pela beleza:
Como a acção caiu recentemente mais de 25%…
… vou ver se o investimento é oportuno.
1. Apresentação
A Estée Lauder Companies (NYSE: EL) foi fundada em 1946 por Estée (uma cosmetologista norte-americana) e Joseph Lauder (seu marido). A empresa é uma das principais fabricantes mundiais de produtos de qualidade para a pele, para o cabelo, produtos de maquilhagem e fragrâncias…
… e proprietária de várias marcas premium e entry level muito conhecidas:
As vendas realizam-se por meio de distribuidores que se encontram presentes em aproximadamente 150 países e a receita tem uma boa diversificação geográfica…
… sendo os produtos para o cuidado da pele os mais representativos:
A Estée Lauder compete com várias empresas globais e locais. Alguns dos seus concorrentes são grandes multinacionais, tais como a L’Oreal, Unilever, Procter & Gamble, Shiseido, Natura, LVMH, Chanel, entre outras. Também concorre com várias marcas independentes, algumas das quais apoiadas por investidores de private equity e retalhistas que possuem as suas próprias marcas de beleza.
2. Principais Accionistas
A família Lauder é quem controla a empresa, com 86% dos direitos de voto…
The Lauder family now owns approximately 38% of total common and about 86% of the voting power. Class A shares have one vote per share; Class B has 10 votes per share.
… estando o restante capital distribuído por grandes fundos:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A acção caiu mais de 25% recentemente, mas as quedas no período de recessão de 2000 e 2008 foram bem maiores:
Logo após o IPO lançado em 1995, a empresa começou a distribuir dividendos. Os pagamentos ocorrem desde 1996.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
Além dos dividendos, a empresa remunera os accionistas através da recompra de acções próprias:
Vale $98 B em Bolsa.
5. Informação Financeira
A receita apresenta uma tendência ascendente consistente…
… e o resultado líquido de 2021 foi o mais alto da história:
O retorno sobre o capital próprio é muito elevado…
During the past 13 years, The Estee Lauder’s highest ROE % was 57.45%. The lowest was 16.44%. And the median was 31.68%.
… e o endividamento é baixo:
6. Desenvolvimento
No ano fiscal de 2021 (que terminou em Junho desse ano), a categoria de produtos para a pele de prestígio global continuou a liderar os segmentos, em termos de crescimento e de volume de vendas, tendo beneficiado da força duradoura de certas linhas de produtos, como a Advanced Night Repair, Crème de La Mer, Dramatically Different e EvenBetter Clinical Radical Dark Spot Corrector Interrupter, principalmente na Ásia. Eu não percebo nada de produtos de beleza, mas de contas sei alguma coisa. Vejamos: os analistas prevêem um crescimento da receita até 2024…
… e o free cash flow por acção…
… é muito maior do que a remuneração oferecida aos accionistas em forma de dividendos e buybacks ($2,22 por acção)…
… pois a empresa tem gasto muito dinheiro na aquisição de negócios e investimentos. Por isso é que o yield é normalmente muito baixo (actualmente é de 0,8%):
7. Conclusão
O Investidor Prudente deve considerar sempre este tipo de empresas, pois como foi explicado no Manual do investidor Prudente e neste artigo…
… as empresas que pagam bons dividendos têm, normalmente, vantagens competitivas duradouras, proporcionando bons resultados aos accionistas:
Mas também é sempre necessário olhar para o preço. A Estée Lauder é uma excelente empresa, proprietária de marcas valiosas, com bons fundamentos, mas o preço é bastante elevado. Mesmo que a empresa distribuísse os fluxos de caixa livres medianos dos últimos 5 anos (de $4,79 por acção), o yield seria apenas de $1,7%. Vou colocar um alerta nos $140 para depois voltar a analisar os resultados.
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico
2 respostas
Estará esta empresa a ficar com um preço atrativo?
Olá, João.
Vou deixar aqui uma nota para na próxima semana revisitar a empresa.
Obrigado pela sugestão.