Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

Emerson Electric, a Dividend King de Benjamin Graham

Bom dia, caro investidor.

A Emerson Electric é uma Dividend King que aumenta o dividendo há 66 anos. Quem leu as obras de Benjamin Graham lembra-se certamente desta empresa e dos exemplos que o autor usava. E tinha razão:

«Emerson Electric — Embora cotadas adequadamente (a 71) nas condições actuais, as acções são atraentes no longo prazo…»
«Emerson Electric — While adequately priced (at 71) on the current outlook, the shares have appeal for the long term…»

Benjamin Graham – Intelligent Investor

Desta lista…

– S&P 500’s Best Dividend Aristocrats
– 2022’s Dividend Aristocrats List: All 65 Stocks

… ainda me faltam estas Dividend Aristocrats:

  • Essex Property Trust Inc. (ESS) – Real estate
  • Federal Realty Investment Trust (FRT) – Real estate
  • General Dynamics Corp. (GD) – Industrials
  • Genuine Parts Co. (GPC) – Consumer discretionary
  • Nucor Corp. (NUE) – Materials
  • Pentair PLC (PNR) – Industrials
  • People’s United Financial Inc. (PBCT) – Financials
  • Realty Income Corp. (O) – Real estate
  • Roper Technologies Inc. (ROP) – Industrials
  • West Pharmaceutical Services Inc. (WST) – Health care

1. Apresentação

A Emerson Electric Co. (NYSE: EMR; ISIN: US2910111044) é uma multinacional americana que fabrica produtos e fornece serviços de engenharia para mercados industriais, comerciais e de consumo em todo o mundo, principalmente nas Américas:

Sales by geographic destination in 2022 were: the Americas, 56 percent; Asia, Middle East & Africa, 28 percent (China, 12 percent); and Europe, 16 percent.

A empresa (que se chamava Emerson Electric Manufacturing Co.) foi fundada em 1890 (há 133 anos) por um veterano da Guerra Civil chamado John Wesley Emerson. O seu objectivo era fabricar motores eléctricos, usando uma patente dos irmãos escoceses Charles e Alexander Meston. Em 1892, tornou-se a primeira companhia a vender ventiladores eléctricos nos Estados Unidos. Rapidamente, expandiu a sua linha de produtos para máquinas de costura eléctricas, instrumentos odontológicos eléctricos e outras ferramentas eléctricas.

Emerson Electric

Ainda hoje, a gestão do portefólio é um componente integral da estratégia de crescimento e criação de valor da Emerson Electric. Nos últimos 18 meses, a empresa tomou medidas significativas para acelerar a transformação do seu portefólio, realizando aquisições estratégicas e desinvestimentos em negócios secundários. Por exemplo:

  • On October 31, 2022, the Company announced an agreement to sell a majority stake in its Climate Technologies business (which constitutes the Climate Technologies segment, excluding Therm-O-Disc which was divested earlier in fiscal 2022) to private equity funds managed by Blackstone (“Blackstone”) in a transaction valued at $14.0 billion.
  • On October 31, 2022, the Company completed the divestiture of its InSinkErator business, which manufactures food waste disposers, to Whirlpool Corporation for $3.0 billion.
  • On May 16, 2022, the Company completed the combination of two of its stand-alone industrial software businesses, Open Systems International, Inc. and the Geological Simulation Software business (collectively, the “Emerson Industrial Software Business”) with Aspen Technology, Inc. (“Heritage AspenTech”) to create “New AspenTech”.
  • etc.

Uma das últimas medidas já tinha sido abordada na análise à nova Aspen Technology:

Nova Aspen Technology após a fusão

Muitos outros projectos de investimento e inovação estão também a ser realizados:

Análise à acções da Emerson Electric

Actualmente, a Emerson Electric apresenta quatro segmentos operacionais (comprimidos em três):

Automation Solutions; AspenTech; and Climate Technologies and Tools & Home Products, which together comprise the Commercial & Residential Solutions business.

  • Automation Solutions – inclui uma ampla oferta de produtos e soluções integradas (medição e instrumentação analítica, válvulas e equipamentos industriais, e software e sistemas de controlo de processo) que permite aos fabricantes maximizar a produção, proteger o pessoal e o meio ambiente e optimizar a eficiência energética e os custos operacionais.
    Análise à acções da Emerson Electric
  • AspenTechsoftware que permite aos fabricantes industriais manter as suas operações, maximizando a eficiência operacional e a produtividade; a empresa tem uma participação maioritária na nova AspenTech.
    Análise à acções da Emerson Electric
  • Commercial & Residential Solutions – fornece produtos e soluções que promovem a eficiência energética, melhoram o conforto doméstico e comercial e protegem a qualidade dos alimentos (através de tecnologia de aquecimento, ar condicionado e refrigeração), etc.
    Análise à acções da Emerson Electric

 

A empresa vende produtos e soluções que dão suporte a clientes em diversos mercados finais:

Overall, sales by end market were as follows: Commercial, 19 percent; residential, 16 percent; energy, 15 percent; chemical, 10 percent; power & renewables, 9 percent; general industries, 9 percent; discrete, 8 percent; hybrid, 6 percent; other, 8 percent

O mercado da companhia é altamente competitivo, mas nenhuma empresa concorre directamente com a Emerson em todas as suas linhas de produtos, apesar de várias empresas competirem com um ou outro produto. Uma das vantagens competitivas da Emerson Electric é a capacidade de entregar aos clientes uma ampla gama de soluções de alta qualidade ao menor custo possível.

2. Principais Accionistas

Cerca de 56% dos investidores são institucionais. Os maiores accionistas são os fundos do costume – Vanguard, BlackRock e SSGA:

Análise à acções da Emerson Electric - investidores

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

Há algumas quedas superiores a 50%, mas a tendência de longo prazo das cotações é ascendente…

Análise à acções da Emerson Electric

… sem contar com os dividendos por acção, que crescem há 66 anos:

Análise à acções da Emerson Electric - dividendos

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Além dos dividendos, a Emerson Electric costuma realizar recompras de acções próprias recorrentes, diminuindo o número de acções em circulação:

Análise à acções da Emerson Electric - valor de mercado

A empresa vale quase $49 B em bolsa.

5. Informação Financeira

Há mais de 15 anos que a receita tem vindo a lateralizar…

Análise à acções da Emerson Electric - vendas

… mas o lucro líquido é cada vez maior, o que mostra uma melhoria da eficiência:

Análise à acções da Emerson Electric - lucro

As margens líquidas têm vindo a crescer…

  • Margem bruta (5y): 42%
  • Margem líquida (5y): 13%

… e o retorno sobre o capital é elevado:

  • ROE (5y): 25%
  • ROCE (5y): 19%

O rácio de endividamento está acima da média dos últimos 20 anos, mas caiu de 1,89x (2022) para 1,67x (mrq):

Análise à acções da Emerson Electric - dívida

6. Desenvolvimento

No último relatório e contas anual, a Emerson Electric estava com um bom volume de encomendas…

Análise à acções da Emerson Electric - backlog

… e, no último relatório trimestral, as underlying orders (que não incluem os negócios da AspenTech) estavam a crescer:

Underlying orders were up 5 percent. Net sales were up 7 percent for the quarter and underlying sales were up 6 percent. The Americas were up 13 percent, Europe was down 2 percent, and Asia, Middle East & Africa was flat.

A empresa mantém uma alocação disciplinada do capital, continuando activamente a procurar oportunidades de investimento (veja-se a proposta de aquisição da National Instruments por $53 por acção) e a remunerar os accionistas pela via dos dividendos e buybacks (recomprou $2 B de acções próprias no primeiro trimestre do ano fiscal de 2023).

Os analistas esperam uma quebra do EBITDA em 2023, mas depois um crescimento até 2025:

Análise à acções da Emerson Electric - perspectivas

O net payout é maior do que os dividendos, pois a empresa tem remunerado os accionistas com recorrentes buybacks ao longo das últimas décadas. Em termos medianos, a remuneração aos accionistas em forma de dividendos e buybacks corresponde a $2,84 por acção…

Análise à acções da Emerson Electric - net payout yield

… que, à cotação actual ($82), proporciona um yield de 3,5%.

7. Conclusão

No livro Intelligent Investor, Benjamin Graham teceu um comentário sobre a Emerson Electric…

«Uma política de aquisição continuada, juntamente com uma posição forte no campo industrial e um programa internacional acelerado, sugere um aumento continuado do facturamento e dos lucros.»

… que ainda hoje permanece válido. A Emerson continua a ser uma excelente empresa, com uma posição dominante no seu mercado, que procura alocar a geração de caixa no crescimento do negócio (através de aquisições e investimentos) e remunerar os accionistas.

Tal como na década de 70, as acções da Emerson estão hoje cotadas a um valor aparentemente justo (pelo menos, dentro do dividend yield mediano). Mas seguindo a nossa abordagem de comprar boas empresas a bons preços (a um yield igual ou superior a 6%), gostaria de comprar a acção abaixo de $47:

Análise à acções da Emerson Electric - dividend yield

No ano 2020, a acção chegou a bater nos $37. Esperemos com paciência o retorno das cotações a níveis mais Prudentes.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INICIAR SESSÃO