Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

A Eaton paga dividendos desde 1923

Bom dia, caro investidor.

A Eaton paga dividendos consecutivos desde 1923. Há quase 350 empresas com um valor de mercado superior a $10 B que pagam dividendos há pelo menos 20 anos consecutivos (algumas aumentaram o dividendo, outras diminuíram-no; a maioria já foi analisada no Prudente):

Download: ficheiro de excel com as empresas americanas e europeias (non-uk) que pagam dividendos há pelo menos 20 anos.

1. Apresentação

A Eaton Corporation (NYSE: ETN; ISIN: IE00B8KQN827) é uma empresa industrial, fundada nos EUA, com sede na Irlanda, que desenvolve produtos eléctricos e mecânicos, entre outros relacionados com a gestão de energia.

No início, a companhia operava apenas para o sector automóvel. A sua origem remonta a 1911, quando Joseph Eaton fundou a Torbensen Gear and Axle Co., uma empresa que fabricava um eixo de camião de engrenagem interna patenteado de “Torbensen”.

Hoje, a Eaton tem mais de 86.000 funcionários e vende produtos para clientes em mais de 175 países, operando actualmente em quatro segmentos: Electrical Americas and Electrical Global, Aerospace, Vehicle e eMobility. Cerca de 90% do lucro vem do segmento eléctrico e aerospacial:

Análise às acções da Eaton

Electrical Americas and Electrical Global

Este é o maior segmento. Fornece componentes eléctricos, componentes industriais, produtos residenciais, produtos de energia monofásica e trifásica, produtos de protecção de circuito, produtos de distribuição de energia eléctrica, serviços eléctricos de elevado perigo, iluminação de emergência, detecção de incêndio, etc.

Aerospace

Produz bombas, motores, unidades hidráulicas, mangueiras, válvulas, cilindros, controlos electrónicos, sensores, tubos termoplásticos, conexões, adaptadores, produtos de vedação, bombas de combustível, produtos de gestão térmica, entre outros produtos para fabricantes de aeronaves e clientes industriais.

Vehicle

Oferece transmissões, embraiagens, sistemas de energia híbridos, compressores, válvulas de motor, controlos de transmissão, entre outros produtos para a indústria de veículos.

eMobility

Fornece inversores de tensão, conversores, fusíveis, carregadores integrados, unidades de protecção de circuito, sistemas de distribuição de energia, válvulas de isolamento de tanques de combustível e sistemas híbridos.

A empresa desenvolve tantos produtos e serviços…

Our businesses

… que nem cabem num simples vídeo de apresentação institucional:

A empresa tinha um segmento de Hydraulics, que entretanto foi vendido e descontinuado:

On August 2, 2021, Eaton completed the sale of the Hydraulics business to Danfoss A/S, a Danish industrial company. Prior to the sale, the Hydraulics business was a reportable operating segment.

É muito difícil analisar todas as componentes do negócio da Eaton. Nem o relatório e contas as aprofunda. A tabela a seguir fornece a informação das vendas de acordo com as linhas de negócios, o destino geográfico, os canais de vendas ou mercado final, conforme aplicável:

Análise às acções da Eaton

2. Principais Accionistas

Entre os principais investidores só há institucionais:

Análise às acções da Eaton

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A acção encontra-se no máximo histórico…

Análise às acções da Eaton - cotações

… paga dividendos consecutivos desde 1923 e aumenta o dividendo por acção desde 2002 (é quase uma Dividend Aristocrat):

Análise às acções da Eaton - dividendos

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Além dos dividendos, a empresa tem remunerado os accionistas através da recompra de acções próprias, principalmente na última década:

Análise às acções da Eaton - valor de mercado

A Eaton vale $64 B em bolsa.

5. Informação Financeira

Apesar da receita apresentar uma tendência descendente após 2014…

Análise às acções da Eaton - vendas

… o lucro líquido tem crescido, estando actualmente no segundo maior patamar de sempre:

Análise às acções da Eaton - lucro

As margens de lucro são baixas…

  • Margem bruta (5y): 33%
  • Margem líquida (5y): 10%

… e o retorno sobre o capital não é expressivo:

  • ROE (5y): 14%
  • ROCE (5y): 10%

O rácio de endividamento está dentro da média da última década…

Análise às acções da Eaton - endividamento

… apresentando um stable outlook:

Análise às acções da Eaton - rating

6. Desenvolvimento

Ao capitalizar as tendências de crescimento global de electrificação e digitalização, a empresa procura acelerar a transição dos combustíveis fosseis para a energia renovável, ajudando a resolver os desafios de gestão de energia mais urgentes do mundo. Essas megatendências são o catalisador de crescimento de longo prazo da companhia…

Análise às acções da Eaton

… e têm um grande apoio governamental que poderá aumentar o seu mercado em $11-14 B nos próximos 5 anos:

Análise às acções da Eaton

Os analistas prevêem um crescimento da receita de 7,4% ao ano…

Análise às acções da Eaton - analistas

… posicionando o PER23 nos 19,6x, ligeiramente acima dos valores históricos:

During the past 13 years, Eaton’s highest PE Ratio without NRI was 41.62. The lowest was 9.13. And the median was 17.60.

A remuneração dos accionistas em forma de dividendos e buybacks corresponde a $4,35 por acção (um yield de apenas 2,7%):

Análise às acções da Eaton - net payout yield

7. Conclusão

Este foi um ano extraordinário na história da Eaton: o 100º aniversário na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Das 2.400 empresas actualmente negociadas na NYSE, apenas 32 estão listadas há 100 anos consecutivos ou mais.

Mas a empresa ainda poderá ter mais 100 anos pela frente…

Como se vê pelos dividend yields históricos…

Análise às acções da Eaton - dividendo yield

… as cotações actuais da Eaton revelam o optimismo do mercado em relação os catalisadores de longo prazo que poderão favorecer o negócio da empresa (o processo de electrificação e digitalização).

Vou colocar um alarme no yield de 6% (que actualmente corresponderia a uma cotação de $73) para voltar a inspeccionar a empresa. Entretanto, continuarei a acompanhar a companhia na Lista Completa de Acções do Prudente.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INICIAR SESSÃO