Bom dia, caro investidor.
Hoje vamos analisar a Coloplast, uma das empresas europeias (non-uk) que aumentaram os dividendos há pelo menos 10 anos consecutivos:
Depois, vou partir para estas que pagam dividendos há pelo menos 20 anos consecutivos (algumas aumentaram o dividendo, outras diminuíram-no). Há quase 350 empresas com um valor de mercado superior a $10 B nestas condições (muitas delas já analisadas no Prudente):
1. Apresentação
A Coloplast A/S (CPH: COLO-B~; ISIN: DK0060448595) é uma multinacional dinamarquesa que desenvolve, fabrica e comercializa dispositivos e serviços médicos para as áreas de ostomia, urologia, incontinência urinária e tratamento de feridas.
A empresa foi fundada em 1957 pelo empresário Aage Louis-Hansen, após a irmã de uma enfermeira chamada Elise Sørensen ter passado por uma cirurgia para remoção de um tumor no cólon e ter ficado com uma ostomia definitiva. Como não havia próteses, a enfermeira tentou contactar com diversas empresas de plásticos, mas nenhuma queria assumir a fabricação do produto. Somente Aage Louis-Hansen, um empresário do plástico, aceitou produzir as bolsas de ostomia. Hoje, o seu filho, Niels Peter Louis-Hansen, possui mais de 20% da empresa e é vice-presidente do Grupo.
A Coloplast emprega hoje mais de 12.000 pessoas em todo o mundo, vende produtos…
… e serviços em 53 países, principalmente para hospitais e instituições, e realiza actividades de produção na Dinamarca, Hungria, França, China e Estados Unidos.
Como o foco da empresa são as doenças crónicas, o fluxo de receita é previsível e o crescimento da receita é estável…
… e, além disso, as barreiras à entrada são altas e o ambiente competitivo é baixo…
Market share
Coloplast is the global market leader in laryngectomy with a market share of around 85%. In addition to Coloplast, there are two smaller competitors, present mainly in the UK, US and Germany. Outside these markets, competition is limited.
… factores que atribuem à Coloplast vantagens competitivas duradouras.
2. Principais Accionistas
O maior accionista da Coloplast é o filho do fundador, Niels Peter Louis-Hansen, mas também temos ali em segundo lugar um fundo onde Niels Peter é presidente…
Aage og Johanne Louis-Hansens Fond: Niels Peter Louis-Hansen, Chairman of the Board
… e também, na quarta posição, o nosso amigo Terry Smith do Fundsmith:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A acção decuplicou nos últimos 15 anos…
… paga dividendos há 14 anos consecutivos e deverá continuar a pagar:
The Board of Directors intends to distribute excess liquidity to the shareholders through dividends and share buybacks. The target payout ratio is 60-80% of net profit.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
Ao longo dos últimos 20 anos, houve algumas recompras de acções próprias, mas, na última década, o número de acções em circulação tem permanecido estável:
A Coloplast vale DKK 191 B em bolsa (USD $29 B).
5. Informação Financeira
Como já indiquei, o foco do negócio na área das doenças crónicas tem permitido um fluxo de receita estável e crescente…
… e lucros médios cada vez maiores:
As margens de lucro são gordinhas…
- Margem bruta (5y): 68%
- Margem líquida (5y): 23%
… e o retorno sobre o capital é muito elevado:
- ROE (5y): 59%
- ROCE (5y): 68%
Por isso é que Terry Smith investe nesta empresa!
Aqui no Prudente procuramos ROE’s e/ou ROCE’s superiores a 20% (principalmente ROCE’s, que inclui o capital alheio).
O rácio de endividamento era baixíssimo, mas aumentou agora devido à aquisição da Atos Medical:
FY 21/22 and YTD 22/23 increase in Net interest bearing debt (NIBD) driven primarily by the Atos Medical acquisition
6. Desenvolvimento
A área dos cuidados de saúde da Coloplast apresenta uma tendência estável, com fortes posições de mercado na Europa e grande potencial de crescimento fora da Europa, mas há factores positivos (como a demografia e o crescimento dos mercados emergentes) e negativos (como medicina preventiva e a falta de comparticipação estatal) a impactar o negócio:
A empresa espera investir até 2% da receita em OPEX nos próximos anos, e prevê um crescimento de 7-8% da receita no ano fiscal de 2022/23:
FY 2022/23 financial guidance
• Organic revenue growth still expected at 7-8%. Reported growth in DKK expected at 9-10%, from 11-12% previously, due to unfavourable FX development on USD, expected around -1%-point. Contribution from the Atos Medical acquisition to reported growth still expected around 3%-points (4 months impact)
• Reported EBIT margin before special items1 still expected at 28-30%, due to pressure from increased input costs
• CAPEX still expected at around DKK 1.4bn. Effective tax rate still expected around 21%
Os analistas prevêem um crescimento da receita e do lucro até 2025…
… posicionando o PER23 no múltiplo de 37x, dentro da mediana histórica:
During the past 13 years, Coloplast A/S’s highest PE Ratio without NRI was 135.36. The lowest was 20.42. And the median was 38.32.
A remuneração dos accionistas em forma de dividendos e buybacks corresponde, em termos medianos, a DKK 17,14 por acção (um yield de 1,9%):
7. Conclusão
Na hora de escolher uma boa empresa para investir, Terry Smith, o quarto maior accionista da Coloplast, usa um critério muito simples – procura boas empresas (com elevados ROCE’s e altas margens brutas) a um preço sensato (don’t overpay); depois limita-se a esperar (do nothing), que é o mais difícil de se fazer:
Na hora de pagar, ele utiliza um critério simples: um free cash flow yield (ttm) igual ou superior a 5%. Pronto!
A lógica é a seguinte: se o títulos de baixo risco (como os do governo americano) renderam em média 4%, Terry Smith exige apenas mais 1%, ou seja, 5% de FCF yield. Simples!
Apesar de não concordar com a fórmula de cálculo que ele utiliza, por ser inconsistente…
Como já expliquei inúmeras vezes, Terry Smith divide o free cash flow (que pode conter interesses minoritários) pelo market cap (que não contém interesses minoritários); seria melhor dividir pelo enterprise value (que inclui o market cap e os interesses minoritários, entre outros factores)
… em termos práticos a coisa funciona. O princípio utilizado pelo investidor britânico é “Prudente”.
Partindo do mesmo princípio, verificamos que o free cash flow dos últimos 12 meses (DKK 3.246 M) corresponde a um yield de 1,5% em relação ao enterprise value (DKK 212.516 M) e a um yield de 1,7% em relação ao market cap (DKK 191.204 M).
Ou seja, para Terry Smith, o momento de comprar não é agora.
Aqui no Prudente, eu prefiro usar o net payout yield (que é impossível de falsificar). Neste momento, o nosso yield é de 1,9% (relembro que procuro comprar yields superiores a 6% ou, pelo menos, não inferiores a 4%). Assim. não pagaria mais do que DKK 429, um valor próximo à zona situada entre as duas linhas inferiores do gráfico seguinte:
Talvez numa próxima crise possamos apanhar esta excelente empresa (buy good companies) a um bom preço (don’t overpay).
Já agora… não deixem de assistir, no youtube, à última reunião de accionistas do Fundsmith:
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.
2 respostas
Uma excelente análise de uma excelente empresa. A qualidade paga-se mas, de facto, segundo todos os indicadores o preço está bastante elevado, mesmo numa perspetiva de muito longo prazo. Além disso, um investidor individual residente em Portugal tem de contar com a dupla tributação dos dividendos (27% na Dinamarca mais 28% em Portugal), que é um verdadeiro confisco. Haverá alguma forma simples e eficiente de ativar a Convenção para eliminar a dupla tributação entre os dois países, evitando pelo menos uma parte desta dupla tribuação?
Infelizmente, activar a convenção para a eliminação da dupla tributação é sempre difícil.