Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman

Bom dia, caros investidores.

Depois de ter revisitado vários REITs, lembrei-me que ainda não tinha analisado a Blackstone do investidor Stephen Schwarzman…

… que é especialista em investimento imobiliário, apesar da sua gestora gerir outros activos (como acções) e querer agora ser mais como a Berkshire Hathaway:

Blackstone Wants to Be More Like Berkshire Hathaway

A Blackstone não é um REIT, mas é uma das maiores gestoras de activos…

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 1 | Investidor Prudente

… com grande exposição ao mercado imobiliário.

1. Apresentação

A Blackstone (NYSE: BX) é uma das principais empresas de investimento do mundo, com um total de $915,5 B de activos sob gestão, de acordo com os dados do último trimestre:

Total Assets Under Management (“AUM”) of $915.5 billion, up 41% year-over-year
– Fee-Earning AUM of $677.9 billion, up 41% year-over-year
– Perpetual Capital AUM of $338.2 billion, up 127% year-over-year

O segredo da criação de valor gerada pela empresa está, como diz Stephen Schwarzman, na busca por pessoas extraordinárias que saibam resolver problemas. A propaganda salienta esse aspecto:

A empresa investe em todas as classes de activos para os seus investidores, que incluem fundos de pensão, seguradoras e investidores individuais. Os quatro segmentos de negócio são os seguintes:

  • Real Estate – investimentos imobiliários, principalmente por meio de veículos de “capital perpétuo” (perpetual capital vehicles – que são estruturas de capital que não contemplam a saída de capital).
  • Private Equity – inclui o investimento em acções. Para perceber os relatórios financeiros da empresa é quase preciso tirar um curso em acrónimos. Ora vejamos (BCP, BEP, BCEP, BIP, BXLS, etc.):

Our Private Equity segment includes our corporate private equity business, which consists of: (a) our global private equity funds, Blackstone Capital Partners (“BCP”), (b) our sector-focused funds, including our energy-focused funds, Blackstone Energy Partners (“BEP”), (c) our Asia-focused private equity funds, Blackstone Capital Partners Asia and (d) our core private equity funds, Blackstone Core Equity Partners (“BCEP”). Our Private Equity segment also includes (a) our opportunisc investment plaorm that invests globally across asset classes, industries and geographies, Blackstone Taccal Opportunies (“Taccal Opportunies”), (b) our secondary fund of funds business, Strategic Partners Fund Soluons (“Strategic Partners”), (c) our infrastructure-focused funds, Blackstone Infrastructure Partners (“BIP”), (d) our life sciences investment platform, Blackstone Life Sciences (“BXLS”), (e) our growth equity investment plaorm, Blackstone Growth (“BXG”), (f) our mul-asset investment program for eligible high net worth investors offering exposure to certain of Blackstone’s key illiquid investment strategies through a single commitment, Blackstone Total Alternaves Soluon (“BTAS”) and (g) our capital markets services business, Blackstone Capital Markets (“BXCM”).

  • Hedge Fund Solutions – o principal componente deste segmento é o BAAM (Blackstone Alternave Asset Management), que gere fundos de hedge desde a sua criação em 1990.
  • Credit & Insurance – gere activos de crédito, como os collateralized loan obligations (CLOs… a Blacksttone é a maior gestora de CLOs do mundo).

 

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 2 | Investidor Prudente

O “pó seco” (dry powder) – que se refere à quantidade de capital comprometido, mas não alocado, que uma empresa tem disponível; noutras palavras, é uma reserva de caixa não gasta que está à espera de ser investida – vale $139,3 B…

▪ Undrawn capital (“Total Dry Powder”) available for investment of $139.3 billion.

… ou seja, cerca de 15% dos activos totais sob gestão. Não é muito, mas já dá uma almofada financeira, permitindo suportar fases de mercado menos boas.

A principal fonte de receita deriva das comissões de gestão e consultoria e das unrealized performance allocations, que são ganhos de juros sobre alguns fundos:

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 3 | Investidor Prudente

2. Principais Accionistas

Entre os principais investidores só há grandes instituições…

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 4 | Investidor Prudente

… mas quem detém a maioria dos direitos de voto é o senhor Stephen Schwarzman, que possui acções preferenciais:

As of February 18, 2022, Blackstone Partners L.L.C., an entity owned by the senior managing directors of Blackstone and controlled by Mr. Schwarzman, owned the only share of Series I preferred stock outstanding, representing approximately 40.0% of the total combined voting power of the common stock and Series I preferred stock, taken together.

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A tendência da acção é ascendente, mas a queda de 2008-2009 foi assustadora:

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 5 | Investidor Prudente

Curiosamente, foi nesse ano que a empresa começou a distribuir dividendos:

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 6 | Investidor Prudente

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Aquelas variações do número de acções ocorreram devido a efeitos dilutivos…

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 7 | Investidor Prudente

… destas units:

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 8 | Investidor Prudente

Agora não posso aprofundar mais isto, mas depois irei querer perceber o motivo destes movimentos que diluíram provisoriamente a participação dos accionistas e, por conseguinte, o net payout por acção (como iremos ver mais abaixo).

5. Informação Financeira

A receita encontra-se no seu máximo histórico…

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 9 | Investidor Prudente

… bem com o lucro líquido:

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 10 | Investidor Prudente

O rating e a estrutura de capital são bons…

▪ At March 31, 2022, Blackstone had $8.8 billion in total cash, cash equivalents, corporate treasury, and other investments and $20.6 billion of cash and net investments, or $17.15 per share.
▪ Blackstone has a $2.3 billion undrawn credit revolver and maintains A+/A+ ratings.

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 11 | Investidor Prudente

… e o retorno sobre o capital próprio é elevado:

During the past 13 years, Blackstone’s highest ROE % was 72.88%. The lowest was 4.31%. And the median was 21.19%.

6. Desenvolvimento

O primeiro trimestre de 2022 representou um dos melhores da história (de 36 anos) da Blackstone, apesar do cenário extremamente desafiador, com $50 B de entradas no trimestre…

Inflows of $49.9 billion in the quarter and $288.7 billion over the LTM

… mas os analistas não estão muito optimistas quanto ao crescimento dos próximos anos:

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 12 | Investidor Prudente

Os efeitos dilutivos no número de acções fizeram variar o net payout (que considera não só os dividendos e as recompras brutas de acções próprias, como os efeitos dilutivos que reduzem a participação dos accionistas). A mediana do net payout (de $0,50) é inferior aos dividendos por acção devido ao constante aumento do número de acções…

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 13 | Investidor Prudente

… fazendo com que o yield seja muito baixo.

7. Conclusão

O jargão e os acrónimos que estas empresas inventam para designar a actividade e os segmentos de negócio exigem um curso para os compreender; e a exposição da empresa ao mercado imobiliário e aos collateralized loan obligations exige uma análise aprofundada (que, se a empresa interessar, deverei fazer). Por isso, um investidor Prudente só deve investir numa empresa destas se souber minimamente o que está a comprar.

Entretanto, também só faz sentido olhar (numa óptica Prudente) para as cotações da Blackstone se o yield subir e se o preço cair abaixo de $50:

Blackstone e o investidor Stephen Schwarzman 14 | Investidor Prudente

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022

e-Book Grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.