Bom dia, caros investidores.
Esta é a visão geral do ciclo das fases de pesquisa e desenvolvimento de um medicamento até ao seu lançamento:
Tal como as outras vacinas contra a Covid-19, a da AstraZeneca – AZD1222 (Oxford/AstraZeneca) – obteve uma autorização temporária para uso emergencial:
Há alguma confusão nos meios de comunicação social e nos “fact checkers” acerca dos termos “aprovação”, “autorização”, “licenciamento”, etc. Sobre isto é importante ler os “Fact Sheets for Recipients and Caregivers” nos EUA…
«There is no U.S. Food and Drug Administration (FDA) approved vaccine to prevent COVID-19»:
COVID-19 Vaccine Emergency Use Authorization (EUA) Fact Sheets for Recipients and Caregivers
… ou a documentação da EMA na Europa:
«Status: Conditional marketing authorisation granted»
European Medicines Agency (EMA) – COVID-19 vaccines: authorised
A vacina da AstraZeneca é das mais baratas, pelo que os lucros poderão não ser tão altos como os de outras farmacêuticas:
1. Apresentação
A AstraZeneca é uma biofarmacêutica sediada em Cambridge, no Reino Unido, que pesquisa, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos de prescrição nas áreas de oncologia, cardiovascular, renal, respiratória, infecciologia, neurociência e gastroenterologia em todo o mundo. A empresa surgiu em Abril de 1999, a partir da fusão da empresa sueca Astra AB, fundada em 1913, com o Zeneca Group PLC, do Reino Unido, cuja origem remonta a 1938. As duas empresas tinham culturas baseadas na inovação e uma visão comum sobre o futuro da indústria farmacêutica.
Os seus segmentos operacionais são:
- Oncology
- New CVRM (Cardiovascular, Renal & Metabolism)
- Respiratory & Immunology
- Other
O segmento oncológico é o mais relevante (mais de 40% da receita total) e os mercados principais são os emergentes (principalmente a China), os EUA e a Europa:
A vacina começou agora a ser comercializada. Teremos de esperar pelos resultados do primeiro semestre de 2021 (que saem no dia 29 de Julho) para percebe melhor a evolução das vendas. No entanto, a companhia tem vários medicamentos da área oncológica e New CVRM que respondem por uma grande parte da receita:
Os medicamentos em fase de desenvolvimento são imensos (mais do que eu poderia aqui analisar) e os centros de investigação estão espalhados por vários continentes:
Só do segmento oncológico, temos dezenas de medicamentos em desenvolvimento contra o cancro da mama, próstata, cabeça e pescoço, pulmão, etc., na fase I, II e III:
2. Principais Accionistas
A BlackRock está em todas:
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A acção tem uma tendência ascendente (UK):
Além de Londres, a acção é negociadas noutras Bolsas, como na NASDAQ:
O rácio do ADR corresponde a 2:1 – por cada acção ordinária, há 2 ADS (american depositary share):
Mas é um pouco confuso, pois a empresa tem sede na Inglatera e apresenta dados em dólares (por exemplo, os dividendos por acção de $2,80)…
… cujos valores por acção têm depois de ser divididos por 2 nos EUA (ou seja, o dividendo por ADS é de $1,40, metade de $2,80):
Portanto, a seguir irei apresentar os dados em dólares.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
A capitalização bolsista é a mais alta de sempre – $176 B:
5. Informação Financeira
A receita cresce em média 5% ao ano, com fortes oscilações:
O lucro líquido teve uma grande quebra em 2013…
… por conta da perda de resultados em alguns segmentos:
Loss of exclusivity has had, and continuesto have, a significant impact on AstraZeneca. In 2013, loss of exclusivity on brands such as Arimidex, Atacand, Crestor, Nexium and Seroquel IR in a number of markets accounted for a revenue decline of some $2.2 billion. Over the coming years, this trend will continue as medicines such as Crestor, Nexium and Seroquel XR continue to lose exclusivity in markets such as the US and Europe.
O endividamento tem vindo a aumentar para níveis perigosos, mas a receita das vacinas contra a Covid-19 e de outros medicamentos poderá atenuá-lo:
6. Desenvolvimento
Nos últimos anos, o preço da acção tem acelerado mais do que os lucros médios, o que me leva a crer que o preço possa estar inflacionado pelo factor “covid”:
A companhia tem mantido a perspectiva de crescimento, mesmo sem considerar o impacto da venda da sua vacina nos resultados…
… mas parece-me que as estimativas médias dos analistas (que também são positivas) já consideram as vacinas:
Os valores per share do ADR na NASDAQ têm de ser divididos por 2. Portanto, o dividendo esperado de $2,80 em 2021 corresponde a $1,40, o mesmo dos últimos anos. Partindo da análise do dividend yield, eu diria que acima de $42 a acção (ADR) está cara:
7. Conclusão
Parece-me que o preço da acção está em níveis especulativos, impactado pelas vendas esperadas de vacinas contra a Covid-19. Não creio que o crescimento actual possa ser sustentável no longo prazo. Se o dividendo se mantiver constante ou moderadamente crescente, sem perdas de lucratividade à vista, a acção pode tornar-se interessante na zona undervalue do dividend yield de 5% (está a 2,5%).
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico