Investidor Prudente - melhores ações

Análise de resultados (03/05/2022)

Bom dia, caros investidores.

Na sexta-feira saíram os resultados do primeiro trimestre de 2022 da Charter Communications, tendo as acções fechado nesse dia em $428,49, a cair 7,15%. Eu pensei: isto deve ter sido mau! Mas quando vi as declarações de Tom Rutledge, Chairman e CEO da Charter, a falar de crescimento…

We continue to grow our business by offering superior converged connectivity products.

… pensei: mas afinal foi bom?

Vamos ver de perto os resultados.

Resultados

Neste primeiro trimestre de 2022, o número total de clientes residenciais e corporativos aumentou em 185.000 para 32,2 milhões. A receita total cresceu 5,4% para $ 13,2 B, impulsionada pelo crescimento do segmento residencial, apesar da queda de 2,1% do segmento “voz” (voice). Essa queda parece-me normal, devido à evolução das apps para telemóveis (WhatsApp, Telegram, etc.) e à difusão da internet 4G e 5G. De resto, todos os outros segmentos apresentaram crescimento, principalmente o segmento mobile, que cresceu 40,2%:

Análise de resultados (03/05/2022) 1 | Investidor Prudente

O lucro líquido atribuível aos accionistas da Charter aumentou 49% para $1,2 B, mas os fluxos de caixa livres e operacionais tiveram uma ligeira queda, mantendo-se num nível elevado, próximo ao do ano anterior:

Análise de resultados (03/05/2022) 2 | Investidor Prudente

No entanto, é necessário considerar um aspecto importante: o fluxo de caixa livre do primeiro trimestre de $1,8 B inclui um pagamento único de $220 milhões referente à taxa de liquidação de um litígio já registado nas contas anteriores. Excluindo esse factor extraordinário, o fluxo de caixa livre não diminuiu; pelo contrário, cresceu 8,9%.

Dívida

A dívida de longo prazo subiu ligeiramente, tendo atingido o maior valor de sempre: foi de $88,6 B para $90,7 B…

Análise de resultados (03/05/2022) 3 | Investidor Prudente

… mas o montante total ($95,2 B =$4.543 M + $90.679 M) é 4,33 vezes superior ao EBITDA esperado em 2022 ($21.970 M). Para uma empresa de telecomunicações, parece-me ser um rácio aceitável. Mais: se a dívida se mantiver e o EBITDA se concretizar, o valor do rácio de endividamento vai ser o mais baixo da sua história.

Gostaria de salientar mais um pormenor: em Março de 2022 foi emitida uma obrigação (Senior Notes) com maturidade a 10 anos por 4,4%…

Análise de resultados (03/05/2022) 4 | Investidor Prudente

… quando o yield proporcionado pelos dividendos e recompras de acções próprias (net payout) corresponde a 9,7%. Isto significa que a margem de segurança das acções sobre as obrigações é de 120% (9,7%/4,4%). Benjamin Graham recomendava uma margem de 50% sobre as obrigações a 10 anos.

Churn Rate

A churn rate é a taxa de cancelamento, ou seja, é uma métrica que indica quantos clientes uma empresa perdeu dentro de um certo período de tempo. Não sei valores exactos, mas Chris Winfrey, COO da empresa, indicou que a taxa está nos valores mais baixos de sempre (o que é óptimo), demonstrando a qualidade do serviço:

Our churn rates of all kinds and across all footprint types remains at record lows.

Preço

Se à data das primeiras análises a acção estava a bom preço, agora ficou ainda mais barata…

Análise de resultados (03/05/2022) 5 | Investidor Prudente

… tendo a cotação caído mais de 47%, desde a máxima verificada em 2021.

Considerações finais

Mas porque é que a acção caiu tanto? Na sexta-feira, o Nasdaq caiu 4,2%, depois de algumas empresas do sector tecnológico terem divulgado resultados decepcionantes (como a Amazon). Estando a generalidade dos investidores nervosos com a recente actuação da FED e com a possibilidade de uma recessão…

Deutsche Bank vê Fed a subir juros diretores para 5% e alerta para recessão

… é normal que os números da Charter não os deixem com vontade de comprar mais acções, mas nós aqui no Prudente não estamos a pensar ao trimestre, mas a longo prazo. Perspectivando um investimento a 10 anos, o actual yield de 9,7% parece-me bom.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

INICIAR SESSÃO