Align Technology – uma acção para os dentistas

Esta semana, vou analisar cinco empresas de elevado retorno sobre o capital cujas cotações caíram nos últimos meses. A saber:

  • Align Technology
  • Lululemon Athletica
  • Evolution AB
  • Sartorius Stedim Biotech SA
  • LyondellBasell Industries NV

1. Apresentação

A Align Technology é uma empresa americana de dispositivos médicos que desenvolve soluções e presta serviços para o tratamento do desalinhamento dos dentes, principalmente através do seu sistema de alinhamento transparente Invisalign® (a maior referência a nível mundial)…

Align Technology análise às acções

… entre outros produtos e serviços:

  • Scanners intraorais iTero®
  • Serviços para odontologia, design e fabricação auxiliados por computador (Exocad®) para laboratórios dentários e dentistas
  • Produtos prescritos por médicos, incluindo retentores, estojos de alinhadores (clamshells), produtos para branqueamento dentário e produtos de limpeza (cristais, espuma e outros materiais)

Este vídeo de apresentação institucional faz um bom resumo:

YouTube video

Desde a sua fundação, há 25 anos, que a empresa tem vindo a desenvolver novos produtos e serviços…

Align Technology - análise às acções

… que hoje fazem parte do Align Digital Platform, o ecossistema que combina software e serviços, projectado para fornecer uma experiência e um fluxo de trabalho contínuos, integrando e conectando médicos, laboratórios, pacientes e consumidores:

A empresa apresenta os seus resultados de acordo com dois segmentos, sendo o mais relevante em todas as áreas geográficas o Clear Aligner (relativo aos produtos para o alinhamento dos dentes):

  • Clear Aligner (82% de receita)
  • Imaging Systems and CAD/CAM Services (18% de receita)

A Align Technology vende a maioria dos seus produtos directamente (ou através de agentes e distribuidores, em alguns países) a ortodontistas, dentistas clínicos gerais, dentistas restauradores e estéticos, incluindo protesistas, periodontistas e cirurgiões orais, e também a laboratórios de prótese dentária. No sistema Invisalign existe uma variedade de pacotes de tratamento projectados para corresponder às necessidades dos pacientes. A tabela abaixo fornece uma descrição geral das categorias de produtos de tratamento:

2. Principais Accionistas

O segundo maior accionista é o investidor Gordon Gund:

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

Face à subida dos últimos 20 anos, a queda actual da acção parece pequena, mas foi de quase 70%:

A empresa não distribui dividendos.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Nos últimos 15 anos, houve uma ligeira diluição do número de acções, mas a empresa tem vindo a recomprar algumas acções próprias desde 2013:

5. Informação Financeira

A receita encontra-se no máximo histórico…

… bem como o lucro operacional, apesar do lucro líquido ter diminuído em 2021…

… por conta de alguns custos não recorrentes (principalmente relacionado com impostos):

O retorno sobre o capital próprio é elevado..

During the past 13 years, Align Technology’s highest ROE % was 77.55%. The lowest was 10.58%. And the median was 21.28%.

… e a rubrica do caixa e equivalentes (~$1 B) é bem superior à dívida de longo prazo ($105 M).

6. Desenvolvimento

A Align Technology ainda tem muito para crescer, principalmente no mercado orientado a adolescentes…

… mas não sei se as vantagens da Align Technology são duradouras. Aliás, o relatório e contas reconhece, entre os principais factores de risco, o aumento da competição por parte de outras companhias:

Competition in the markets for our products is increasing and we expect aggressive competition from existing competitors, other companies that may introduce new technologies in the future and customers who alone or with others create orthodontic appliances and solutions or other products or services that compete with us.

Ainda assim, os analistas estão optimistas, esperando um aumento da receita de quase 17% ao ano…

… posicionando o PER22 em quase 26x. Talvez a desaceleração do crescimento da receita tenha contribuído para a queda das acções, que estavam muito caras.

Devido à recompra de acções próprias dos últimos anos, o net payout aumentou para $1,06 por acção…

… embora o yield ainda seja muitíssimo baixo (0,4%).

7. Conclusão

Numa segunda análise, gostaria de tentar perceber se as vantagens competitivas da Align são realmente duradouras (um dentista ou um ortodontista seria mais competente do que eu para o indicar), quando (e se) a acção cair abaixo dos $120…

… e o yield melhorar.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

Manual do Investidor Prudente
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?