Análise às acções da Sony Group Corporation (SONY) – NYSE
O Japão é mais um dos países a juntar-se ao bloco ocidental na luta contra a Rússia:
Japão junta-se ao Ocidente nas sanções ao sistema SWIFT
Embaixador russo ameaça Japão com “resposta séria” a sanções
Tenho procurado empresas de países com afinidades à Rússia, sejam económicas ou geográficas, mas não tem sido fácil encontrar excelentes companhias subvalorizadas, pois o impacto da guerra entre a Rússia e a Ucrânia nas acções de alguns países mais desenvolvidos tem sido limitado (felizmente!!!). Por exemplo, o Japão faz fronteira com a Rússia, mas as acções do Nikkei 225 só caíram 3% desde há um mês.
Entre as maiores acções japonesas, só analisei a Toyota. Hoje vou ver a Sony…
… a fabricante de televisões, sistemas de som, consolas (PlayStation) e… carros eléctricos!?
1. Apresentação
A Sony é uma empresa japonesa, fundada em 1946, que está envolvida no desenvolvimento, design, produção, fabricação e venda de vários tipos de equipamentos electrónicos e serviços, tais como consolas (PlayStation) e jogos, aplicações para smartphone, televisões, câmaras fotográficas e de vídeo, telefones, produção e distribuição de filmes e música, actividades de licenciamento, serviços financeiros, etc.
A empresa apresenta sete segmentos operacionais:
- Game & Network Services – produtos PlayStation®, incluindo a distribuição de conteúdo complementar nas redes digitais (jogos, vídeos e músicas) e a venda de dispositivos periféricos.
- Music – gravação e distribuição de música em formato físico e digital; geração de receitas derivadas das apresentações ao vivo dos artistas, videoclipes e licenciamento.
- Pictures – produção, aquisição e distribuição de filmes, programas de televisão e séries, produção de efeitos visuais e animação, administração de redes de televisão por cabo e satélite, licenciamento, etc.
- Electronics Products & Solutions – produtos electrónicos, tais como televisões, dispositivos de vídeo e som, câmaras fotográficas e de vídeo, lentes intercambiáveis, projectores e equipamento médico.
- Imaging & Sensing Solutions – sensores de imagem de semicondutores de óxido metálico complementar (CMOS), dispositivos de carga acoplada (CCDs), sistemas de integração em larga escala (LSIs) e outros semicondutores.
- Financial Services – serviços financeiros, incluindo seguros, poupança e empréstimos.
- All Other – outras actividades operacionais, incluindo o negócio de fabricação de discos fora do Japão, produtos de armazenamento e alguns custos relacionados com os serviços pós-venda do negócio de PCs e do negócio de baterias (que foram vendidos em 2014 e 2017, respectivamente).
Há 20 anos, a receita estava muito concentrada no segmento de produtos electrónicos…
… mas agora está mais distribuída, com o segmento de jogos a liderar os resultados do último trimestre…
… no qual se destaca a venda de consolas PlayStation 5, os jogos e o serviço PlayStation Plus, que está relativamente estável:
O Japão é o seu principal mercado, respondendo por aproximadamente 1/3 da receita total:
2. Principais Accionistas
Os principais investidores são institucionais, tanto na bolsa do Japão…
… como nos EUA (através do ADR):
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
A tendência da acção é ascendente, mas a volatilidade é elevada…
… apresentando uma distribuição de dividendos regular:
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
O número de acções aumentou (principalmente em 2015 e 2016), diluindo a participação dos accionistas:
Neste momento, a Sony vale $126 B (USD) em bolsa.
5. Informação Financeira
Apesar do aumento da receita…
… o resultado líquido não cresceu nas últimas décadas (somente a partir de 2019), apresentando prejuízos recorrentes:
Maior que a divida financeira, que é reduzida (comparativamente à posição em caixa no valor de ¥ 1,8 T), é o passivo da actividade seguradora, que exigiria uma análise aprofundada dos riscos:
6. Desenvolvimento
O tempo total de jogo dos utilizadores da PlayStation foi, em Dezembro de 2021, 20% menor que no período homólogo do ano anterior, imediatamente após o lançamento da PlayStation 5, mas o tempo de jogo aumentou aproximadamente 7%. Vários novos jogos foram lançados, mas os constrangimentos no fornecimento semicondutores provocaram um aumento nos prazos de entrega e uma diminuição das previsões de vendas:
Sony volta a baixar previsão de vendas da PlayStation 5 por falta de chips
Vários desenvolvimentos ocorreram nos últimos tempos: a aquisição da Bungie, uma das maiores desenvolvedores de jogos independentes, responsável pela criação de títulos de grande sucesso, como Halo e Destiny; o lançamento do filme Spider-Man: No Way Home; as campanhas de expansão do negócio de digital media na Índia; e o anúncio do novo VISION-S 02 na CES 2022, o automóvel eléctrico da Sony (um dos principais catalisadores actuais):
Isto deve estar a impulsionar bastante o preço da acção. Já veremos…
Os analistas esperam um lucro por acção de $5,74 em 2022 (o ano fiscal de 2022 termina este mês)…
… que resulta num PER22 de 17,8x, ligeiramente acima dos valores normais:
During the past 13 years, Sony Group’s highest PE Ratio was 79.06. The lowest was 6.57. And the median was 15.54.
A remuneração que os accionistas costumam receber em forma de dividendos e buybacks é normalmente baixa: $0,24 por acção…
… formando um yield de apenas 0,24% (muito abaixo do yield recomendado pelo Manual do Investidor Prudente). O aumento do número de acções em 2015 e 2016 impactou bastante o total net payout, fazendo com que a remuneração total dos sócios dos últimos 10 anos ficasse negativa (-$1,00 por acção, aproximadamente).
7. Conclusão
As últimas décadas da Sony foram marcadas por prejuízos e baixas margens de lucro, sendo que o retorno sobre o capital próprio da empresa raramente superou os 10%…
… tornando difícil o investimento a longo prazo. Os accionistas foram mal remunerados nos últimos 10 anos; ganharam dinheiro apenas com a valorização dos títulos, que se encontravam subvalorizados; e os lucros da empresa são quase todos reinvestidos no negócio. Por isso, eu não compraria esta acção na expectativa de a manter para sempre em carteira, mas comprando abaixo do valor do capital próprio e vendendo perto da mediana do price-to-book de 1,74x…
… ou seja, comprando abaixo de $52,35 (valor do book value per share mrq) e vendendo acima de $91. À cotação actual ($102), jamais investiria nesta acção.
Por todas estas razões, vou excluir a Sony da lista de acções Prudentes, embora irei acompanhar os desenvolvimentos da empresa no segmento dos veículos eléctricos, consolas, etc.
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico