Molina Healthcare – foco no Medicaid

Bom dia, caro investidor.

Para aceder ao site da Molina Healthcare – www.molinahealthcare.com – é necessário usar uma VPN, pois a página está vedada a estrangeiros. O site para investidores está disponível – https://investors.molinahealthcare.com/.

1. Apresentação

A Molina Healthcare (NYSE: MOH; ISIN: US60855R1005) é uma empresa americana do sector da saúde fundada em 1980 por C. David Molina, médico californiano. A ideia surgiu após o médico ter constatado que os pacientes usavam a sala de emergência para doenças comuns, como dor de garganta ou gripe, por estarem a ser rejeitados por médicos que não aceitavam o Medi-Cal (o programa Medicaid da Califórnia que atende indivíduos de baixos rendimentos). Assim, a primeira clínica da companhia tinha como principal objectivo atender a estas pessoas.

Hoje, a empresa fornece serviços sob os programas Medicaid e Medicare…

What’s the difference between Medicare and Medicaid?
Medicare is federal health insurance for people 65 or older, and some people under 65 with certain disabilities or conditions.
Medicaid is a joint federal and state program that helps cover medical costs for some people with limited income and resources.

… através da venda de seguros estaduais. A Molina Healthcare atende aproximadamente a 5,2 milhões de membros, e a maioria pertence ao programa Medicaid (o programa governamental para pessoas de baixo rendimento):

A maioria da receita é relativa aos prémios de seguro:

Além do Medicaid e Medicare, a Molina Healthcare tem um terceiro segmento chamado “Marketplace” – o mercado de trocas de seguros.

A partir de Janeiro de 2014, o Affordable Care Act (mais conhecido por “Obamacare”) autorizou a criação de trocas de seguros no mercado, permitindo a indivíduos e pequenos grupos adquirir seguros de saúde subsidiados pelo governo federal.

Estes planos permitem aos membros do Medicaid permanecer com seus provedores durante a transição entre o Medicaid e o Marketplace. Além disso, os planos procuram remover as barreiras financeiras ao atendimento de qualidade e minimizar as despesas directas dos membros.

O National Committee for Quality Assurance (NCQA) atribuiu o prémio “Multicultural Health Care Distinction” à Molina, que é concedido a organizações que atendem ou excedem os requisitos rigorosos para cuidados de saúde “multiculturais”, e o rating da Medicare corresponde a uma avaliação média de 3,5 estrelas (total de 5 estrelas):

accao-molina-healthcare-moh-nyse

Estas medidas de qualidade são importantes para as agências do Medicaid, pois um número crescente de Estados vincula o reembolso e a atribuição de pacientes em função destas pontuações. Além disso, o Medicare paga bónus aos planos de saúde que alcançam um nível de qualidade elevado.

2. Principais Accionistas

Os principais investidores são institucionais:

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A empresa não paga dividendos, mas a acção tem valorizado imenso:

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Devido à diluição provocada pelo aumento do número de acções, os accionistas perderam um quarto da participação, nos últimos 15 anos. Mas, após 2019, houve algumas recompras líquidas de acções próprias:

5. Informação Financeira

A receita atingiu, nos últimos 12 meses, o máximo histórico…

… bem como o lucro líquido:

O prejuízo de $512 M, ocorrido em 2017, deveu-se a custos de reestruturação:

Molina Healthcare reports $512-million loss for 2017

As margens de lucro são muito baixas…

  • Margem bruta (5y):14 %
  • Margem líquida (5y): 3%

… mas o retorno sobre o capital é elevado:

  • ROE (5y): 33%
  • ROCE (5y): 26%

O endividamento é reduzido, estando as disponibilidades em caixa a superar a dívida financeira de longo prazo:

6. Desenvolvimento

De acordo com os dados de Setembro de 2022, o número de membros atingiu 5,2 milhões, um aumento de 337.000 membros ou 7% em relação a Setembro de 2021. Os prémios foram de aproximadamente $7,6 B no terceiro trimestre de 2022, um aumento de 12% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

A guidance relativa à receita de 2022 subiu para $30,5 B, acima da orientação anterior (de aproximadamente $30 B). O aumento de $500 milhões é atribuído ao impacto do desempenho do terceiro trimestre, à aquisição da AgeWell, que foi realizada em Outubro de 2022, e à extensão da Public Health Emergency:

Biden administration extends Covid public health emergency as highly infectious omicron XBB.1.5 spreads

A empresa também aumentou o lucro por acção esperado para 2022 – de $17,60 para $17,75 por acção (diluted) – e os analistas mantêm perspectivas de crescimento até 2024 (o PER22 corresponde a 17x):

Como já indiquei, após 2019, a Molina Healthcare começou a remunerar de forma consistente os accionistas através dos buybacks. Em termos medianos, o net payout corresponde a $5,49 por acção (um yield de apenas 1,8%):

7. Conclusão

O crescimento que a Molina Healthcare atingiu nas últimas duas décadas é evidente, mas não sei se o foco da empresa no segmento dos apoios Medicaid lhe atribuem uma vantagem competitiva duradoura.

De qualquer forma, a acção apresenta um yield baixo e rácios de valorização acima da média:

Se o yield superar os 6% (uma cotação abaixo de $92) volto a debruçar-me sobre a empresa. Entretanto, vou acompanhando a evolução do yield na Lista Completa de Acções do Prudente.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

Manual do Investidor Prudente
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?