Bom dia, caro investidor.
O propósito da Grainger é manter o mundo a funcionar:
We Keep the World Working
Mas será que também mantém os accionistas a ganhar? Parece que sim, pois é uma Dividend King!
1. Apresentação
A W.W. Grainger (NYSE: GWW) é uma distribuidora americana “business-to-business” de vários tipos de produtos. Fundada em 1927, a empresa começou por vender motores eléctricos, e hoje vende todo o tipo de produtos e serviços de manutenção e reparação – de segurança e protecção, manuseio e armazenamento de materiais, bombas e equipamentos de canalização, limpeza e manutenção, metalurgia e ferramentas manuais, entre outros…
No single product category comprised more than 18% of the Company’s sales for the year ended December 31, 2021.
… – na América do Norte (é a maior dos EUA), Japão e Reino Unido.
A empresa tem os seguintes segmentos operacionais – High-Touch Solutions N.A., Endless Assortment (que inclui os canais online Zoro e MonotaRO) e Other:
- High-Touch Solutions N.A. – The Company’s High-Touch Solutions N.A. segment provides value-added MRO solutions that are rooted in deep product knowledge and customer expertise.
- Endless Assortment – The Company’s Endless Assortment segment provides a streamlined and transparent online platform with one-stop shopping for millions of products. The Endless Assortment segment includes the Company’s Zoro Tools, Inc. (Zoro) and MonotaRO Co., Ltd. (MonotaRO) online channels which operate predominately in the U.S., U.K. and Japan.
- Other – Other businesses is comprised of smaller international high-touch solutions businesses primarily in the U.K., as well as the Fabory and China businesses in the periods prior to their divestitures in the second and third quarter of 2020,
respectively.
Os dois principais segmentos apresentam modelos de negócio distintos (um é orientado aos canais online e o outro é misto)…
… mas ambos atendem a mais de 4,5 milhões de clientes em todo o mundo, desde pequenas empresas a grandes corporações, entidades governamentais e outras instituições, num amplo e diversificado espectro de indústrias:
De acordo com os dados do último trimestre, os grandes clientes (large customers; com receitas >$9 B) representam 20% do total e os clientes mid-sized (com receitas >$1,6 B) representam 21%.
2. Principais Accionistas
Susan Williams, a maior accionista, pertence ao Conselho de Administração:
Susan Slavik Williams
President, Four Palms Ventures;
Director, Mark IV Capital, Inc.;
President, The Donald Slavik Family Foundation
3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos
O gráfico de longo prazo mostra uma tendência ascendente perfeita. Não parece, mas algumas das quedas foram superiores a 50%:
A Grainger é uma dividend king, pois aumenta o dividendo há 51 anos consecutivos:
51 years of consecutive annual dividend increases, averaging 11% dividend CAGR since 1970.
4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado
Além dos dividendos, a empresa remunera os accionistas através da recompra de acções próprias (buybacks). Por isso é que o número de acções diminuiu 35%, nos últimos 15 anos (de 79 milhões para 51 milhões de acções):
Neste caso, os accionistas poderiam ter simulado a distribuição dos dividendos com base nos buybacks. Dou um exemplo:
Um accionista que, em 2007, tivesse 7,9 milhões de acções da Grainger teria uma participação de 10% (7,9 / 79 milhões de acções). Com os buybacks, a sua participação subiu para 15,49%, em 2023 (7,9 / 51 milhões de acções). Neste caso, o accionista poderia ter simulado a distribuição dos dividendos, vendendo 2,8 milhões de acções (7,9 – 5,1 milhões de acções), e mantido a sua participação de 10% (5,1 / 51 milhões de acções). O dinheiro gerado com a venda dessas acções (o dividendo simulado) poderia servir para comprar outras empresas mais baratas de boa qualidade (como a Grainger).
5. Informação Financeira
A receita apresenta uma tendência crescente e encontra-se no máximo histórico…
… tal como o lucro líquido:
As margens de lucro são superiores às margens da maioria (>80%) das empresas da indústria de distribuição…
Margem bruta (5y): 38%
Margem líquida (5y): 7%
… e o retorno sobre o capital é muito elevado, fazendo denotar uma elevada vantagem competitiva:
- ROE (5y): 43%
- ROCE (5y): 27%
O endividamento apresenta níveis adequados…
… e as avaliações por parte das agências de rating são muito positivas:
6. Desenvolvimento
O desempenho do terceiro trimestre de 2022 da Grainger reflectiu o aumento da procura em ambos os segmentos de negócio e a boa execução operacional da empresa, cuja estratégia está orientada aos resultados de longo prazo. Por isso, o grupo aumentou a guidance para o ano de 2022…
… em consonância com as previsões dos analistas, que, até 2025, esperam um aumento dos resultados:
O PER22 (21x) está dentro dos valores medianos…
During the past 13 years, W.W. Grainger’s highest PE Ratio without NRI was 35.80. The lowest was 15.28. And the median was 21.92.
… e o free cash flow dos últimos 12 meses ($920 M) vale 3% do Enterprise Value ($30,544 M). Esse é um valor aproximado do dinheiro que poderia cair no bolso dos accionistas (não é muito, considerando o valor da empresa em bolsa).
A remuneração dos accionistas em forma de dividendos e buybacks (total net payout) também não é muito alta – corresponde a $14,73 por acção (um valor sustentado pelos lucros previsionais)…
… proporcionando um yield de apenas 2,6%:
Se eu fosse accionista de longa data, venderia (pelo menos) uma parte das acções, de modo a realizar uma simulação dos dividendos, como explicado no ponto 4 desta análise.
7. Conclusão
A Grainger é uma excelente Dividend King que apresenta elevados retornos sobre o capital investido e vantagens competitivas duradouras. A empresa mantém relações de longo prazo com grandes clientes, vendendo e prestando serviços relacionados – por exemplo, gestão de stocks (KeepStock) e outros serviços de consultoria e gestão (eProcurement). Essa é uma grande vantagem competitiva, pois 60% dos large customers utilizam pelo menos uma dessas soluções.
Vou acompanhar e manter esta empresa na Lista Completa de Acções do Prudente, mas, por enquanto, não vou investir. Como sabem, aqui no Prudente procuramos geralmente comprar yields superiores a 6% e não inferiores a 4%. Considerando os valores actuais, não pagaria mais de $368 por cada acção (4% de yield). Para o perfil do Prudente, o ideal seria comprar abaixo de $245 (6% de yield):
Em 2020, andou nessa zona de preços:
Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.