Ems-Chemie… desde 1936

Bom dia, caro investidor.

Hoje vamos até à Suíça para analisar a EMS Group:

As empresas do Grupo EMS estão agrupadas na EMS-CHEMIE HOLDING AG, que está cotada na bolsa suíça (SIX).

1. Apresentação

A Ems-Chemie Holding AG (SWX: EMSN; ISIN: CH0016440353) é uma holding suíça do sector químico. A empresa surgiu em 1936 como produtora de álcool etílico a partir da madeira (um combustível alternativo para veículos motorizados). Hoje, a companhia fabrica polímeros de alto desempenho e especialidades químicas em todo o mundo. Estes constituem os dois segmentos operacionais da empresa:

O segmento de polímeros de alto desempenho (High Performance Polymers) inclui o fabrico e fornecimento de granulados de poliamidas de alto desempenho. Já o segmento Specialty Chemicals desenvolve, produz e vende fibras, agentes de ligação para pneus, adesivos e material para têxteis, revestimentos em pó, diluentes, etc. A empresa também oferece sistemas de colagem, revestimento, vedação e amortecimento, entre outros produtos usados na indústria automóvel, electro & electronic, de bens de consumo, óptica e de embalagens em todo o mundo, principalmente na Europa:

2. Principais Accionistas

Quem controla a empresa é a Magdalena Martullo, membro do órgão executivo, e a sua irmã Rahel Blocher, através da Emesta Holding:

Magdalena Martullo (1969, Swiss citizen, Master of Business Administration) is Executive Vice-Chairman of the Board of Directors and Chief Executive Officer of the EMS Group. She joined EMS in 2001 and took command of the Group in 2004 when her father was elected to the Swiss Federal Council and sold his shares to his four children. Due to her shareholding in the EMESTA HOLDING AG, she is today majority shareholder of the EMS-CHEMIE HOLDING AG together with her sister Rahel Blocher.

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

Em 2008, a acção caiu 54% – foi a maior queda dos últimos 20 anos:

A Ems-Chemie distribui regularmente dividendos – dividendos ordinários…

… e dividendos extraordinários (de CHF 4,00-4,50):

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

O número de acções mantém-se estável e capitalização bolsista superou os CHF 20 B em 2021:

5. Informação Financeira

A receita encontra-se no máximo histórico…

… bem como o lucro líquido:

As margens de lucro são superiores às margens de 90% das empresas do sector…

  • Margem bruta (5y): 46%
  • Margem líquida (5y): 24%

… e o retorno sobre o capital é muito elevado:

  • ROE (5y): 32%
  • ROCE (5y): 34%

O passivo total é muito reduzido (CHF 519 M) – corresponde 25% do capital próprio e é inferior à rubrica de “outros activos correntes”, que inclui CHF 602 milhões de impostos retidos a receber pela Federal Tax Administration:

6. Desenvolvimento

Nos primeiros nove meses de 2022, a Ems-Chemie atingiu um novo recorde de vendas – estas aumentaram 10,7% em relação ao ano anterior, atingindo CHF 1.871 milhões (vs CHF 1.691 M). Em moeda local, isto corresponde a um aumento de 13,5%.

Entretanto, a EMS já começou a preparar-se para uma nova instabilidade económica, particularmente em relação ao aumento do preço das matérias-primas, dos materiais e da energia, que inevitavelmente impactarão os preços de venda ao cliente. Por outro lado, há novos projetos em desenvolvimento, novos programas de investimento (CHF 300 milhões para aumentar a capacidade e eficiência da principal unidade de produção, em Domat, na Suíça) e medidas que visam proteger o fornecimento de energia.

Deste modo, os analistas estão confiantes nos resultados anuais de 2022 (os maiores de sempre), apesar da queda ligeira prevista para 2023:

A remuneração mediana dos accionistas em forma de dividendos (buybacks não há), que inclui os dividendos ordinários e extraordinários, corresponde a CHF 18,5 por acção…

… um yield de apenas 2,8%. Nos últimos 10 anos, o yield tem andando um pouco baixo, devido aos preços elevados das acções:

7. Conclusão

A Ems-Chemie apresenta óptimos resultados históricos, um balanço muito saudável e novos investimentos no horizonte. As margens de lucro e as taxas de retorno sobre o capital investido são muito elevadas, estando bem acima da maioria das empresas do sector. Isto faz denotar a existência de vantagens competitivas duradouras.

Os analistas não estão muito optimistas…

… e – talvez por outros motivos – eu concordo com eles. Não pensaria em adquirir esta companhia a um yield inferior a 6%. Ou seja, só irei contemplar um possível investimento abaixo dos CHF 308:

Numa próxima recessão, talvez seja possível apanhar a Ems-Chemie a essas valorizações, pois é uma excelente empresa para comprar e manter. Vou esperar pacientemente e adicioná-la à nossa lista.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

Manual do Investidor Prudente
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?