EasyJet – boa empresa ou bom investimento?

Bom dia, caro investidor.

Nem sempre uma boa empresa – que traz valor para a sociedade – é um bom investimento. Por exemplo, as companhias aéreas… estas têm fama de não serem bons investimentos de longo prazo, devido aos riscos associados ao custo de estrutura, mas trazem um grande valor para a sociedade.

Será que o modelo de negócio low cost da EasyJet sai fora do padrão?

1. Apresentação

A EasyJet plc (LON: EZJ; ISIN: GB00B7KR2P84 ) é um grupo britânico de companhias aéreas de baixo custo com sede no aeroporto de Luton. É a principal concorrente da Ryanair, apesar das diferenças – a Easyjet opera principalmente nos aeroportos das principais cidades com um serviço de qualidade superior, enquanto a Ryanair opta pelos aeroportos secundários.

A empresa foi fundada em 1995, tendo como modelo o negócio low cost da companhia norte-americana Southwest Airlines, aquela que é considerada a primeira companhia aérea low cost. Após uma série de aquisições, a empresa cresceu, tendo-se tornado uma referência aqui na Europa (créditos para o fundador, o empresário grego-cipriota Stelios Haji-Ioannou):

YouTube video

Hoje, a EasyJet possui 320 aviões (139 alugados)…

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

… oferece serviços regulares domésticos e internacionais em 988 rotas, emprega cerca de 13.000 pessoas, teve 81,5 milhões de lugares “voados” em 2022 (com uma taxa de ocupação de 85,5%) e opera em mais de 34 países e 153 aeroportos…

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

… por meio das suas subsidiárias:

  • EasyJet UK;
  • EasyJet Suíça e;
  • EasyJet Europe.

A receita inclui a venda de viagens aos passageiros, as receitas auxiliares (que inclui as vendas a bordo, despacho de bagagens, etc.) e os package holidays (pacotes que incluem transporte e hospedagem):

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

Em termos geográficos, a receita está muito concentrada no Reino Unido:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

Cada lugar tem um custo de £69,24 e o custo por quilómetro de todos os lugares (ASK) corresponde a £5,8 (infelizmente, a Ryanair não divulga o custo/”CASK” para poder comparar):

Available Seat Kilometres (ASK): is defined as the maximum potential cumulative kilometres travelled by passengers (i.e. kilometres travelled by occupied and unoccupied seats).
Cost per seat: revenue less profit before tax, divided by seats flown.

Em termos comparativos, verificamos que a EasyJet obteve, nos últimos 12 meses, £5,769 milhões de receita, enquanto a Ryanair obteve o equivalente a £8.148 milhões (€9262,10 M). A Ryanair também tem mais passageiros, embora a receita da EasyJet por passageiro seja maior:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

2. Principais Accionistas

A EasyGroup Holdings, o veículo de investimento do fundador da EasyJet, Stelios Haji-Ioannou, detém a maior participação (15,27%):

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

A cotação caiu dos 1.600 GBp para os 450 GBp (450 GBX ou 4,5 GBP). Está perto do preço de 2000, ano do IPO:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

A última vez que distribuiu dividendos foi em 2020, relativos aos lucros de 2019 (£0,44 GBP por acção):

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

Devido à crise pandémica, a distribuição de dividendos foi suspensa…

Dividend policy
Given a reported loss, the Board will not be recommending payment of a dividend in respect of the year to 30 September 2022. The Board is mindful of the importance of capital returns to shareholders and will reassess the potential for, and structure of future shareholder cash returns when the market conditions and financial performance of the Group allows.

… mas os £0,44 distribuídos em 2020 (relativos a 2019) proporcionam, à cotação actual (£4,5), um dividend yield de 9,8%.

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Além de suspender os dividendos, a companhia teve de realizar aumentos de capital por emissões de novas acções. Isto fez aumentar o número de acções em circulação e, por conseguinte, diminuir a participação dos accionistas:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

5. Informação Financeira

A receita apresenta uma tendência ascendente, mas os confinamentos prejudicaram o seu crescimento e geraram prejuízos superiores a £1 billion:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

Normalmente, o preço do combustível e os custos operacionais impactam muito os resultados líquidos:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

O retorno sobre o capital próprio chegou a atingir taxas superiores a 20%, entre 2013 e 2016, mas normalmente o retorno sobre o capital e as margens de lucro apresentam taxas baixas:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

Isto é poderá ser presságio de “mau investimento”.

O endividamento já estava a aumentar, antes do confinamento, mas o EBITDA esperado pelos analistas em 2023 (£938,68 M) supera o valor da dívida líquida (£670 M mrq):

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

Os £3.514 milhões em caixa e equivalentes proporcionam uma boa almofada financeira, mas a Ryanair não lhe fica atrás (o mesmo não se pode dizer de outras companhias):

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

6. Desenvolvimento

A EasyJet, tal como as outras companhias do sector, tem vindo a recuperar da crise pandémica, estando o número de passageiros e a receita por lugar a aumentar:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

No próximo ano, a companhia prevê aumentar o número de clientes, o volume de receita e as margens de lucro, mantendo o foco rigoroso no custo (algo que a Ryanair também sabe fazer com maestria). O CEO, Johan Lundgren, está muito confiante no futuro…

“We have a clear strategy to drive returns for our shareholders and have significant confidence in our plan today and that it will deliver going forward.”

… tal como os analistas, que mantêm perspectivas de crescimento até 2027:

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

A remuneração dos accionistas em forma de dividendos e buybacks foi fortemente impactada pela pandemia, entre 2020 e 2022, podendo a mediana a 5 anos cair de £0,24 para £0 por acção, em 2023…

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

… ou ficar negativa, caso a empresa decida emitir mais acções no mercado.

7. Conclusão

Entre as companhia aéreas europeias, a EasyJet é a que apresenta um dos balanços mais sólidos. Isto é particularmente relevante, considerando a forte crise pela qual todo o sector da aviação passou (e continua a passar).

É certo os directores e outros responsáveis da empresa não têm vendido as acções adquiridas nos últimos meses…

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

… talvez por apresentarem índices de valorização historicamente baixos…

Análise às acções da EasyJet (EZJ)

… e que as perspectivas dos analistas e da própria companhia são agora positivas, mas esta excelente empresa de aviação não me parece enquadrar-se no perfil do Prudente e ser um bom investimento de longo prazo (para comprar e manter) – os riscos do sector, os baixos retornos sobre o capital e as baixas margens de lucro são, a meu ver, importantes factores negativos.

É uma acção boa para comprar barata (a 6% de yield, abaixo de £4) e vender ao price-to-sales mediano (1,2x), entre £11 (1.100 GBX) e £12 (1,200 GBX).

Nós aqui no Prudente, não queremos comprar simples subavaliações (como a EasyJet), mas excelentes empresas, com vantagens competitivas duradouras e bons fundamentos (elevado retorno sobre o capital, pouca dívida, margens elevadas, etc.), a bons preços, que, em termos compostos, possam gerar retornos superiores para os accionistas e protegê-los dos riscos sistémicos e não sistémicos.

Queremos acções para comprar e manter (mesmo que possam ser trocadas por outras de igual qualidade quando atingem preços elevados, o que nem sempre é fácil de saber).

Por isso, vou excluir a EasyJet da nossa lista completa de acções.

 

Por decisão pessoal, o autor do texto não escreve segundo o novo Acordo Ortográfico.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

Manual do Investidor Prudente
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?