A Western Digital tem um PER baixo?

Boa tarde, caros Investidores.

Em novembro de 2021 foi publicada a seguinte análise:

No primeiro ponto foram enumerados vários concorrentes da Seagate…

Principal Competitors.
We compete with manufacturers of storage solutions and the other principal manufacturers in the data storage solution industry including:
• Micron Technology
• Samsung Electronics
• SK hynix
• Kioxia Holdings Corporation
• Toshiba Corporation
Western Digital Corporation (brands: WD + Hitachi + SanDisk)

…entre os quais temos a Western Digital, que analisarei hoje e que aparentemente realizou publicidade enganosa em alguns dos seus produtos…

…tendo a empresa criado um fundo, no valor de $2,7 M, para cobrir as potenciais compensações. Tendo em conta que a capitalização bolsista é atualmente de $20.500 M, o valor do fundo é insignificante. O seguinte artigo explica o lado tecnológico das críticas:

1. Apresentação

A Western Digital foi fundada em 1970 no estado da Califórnia e de momento conta com aproximadamente 13.700 patentes ativas. Ao longo dos anos a companhia não cresceu apenas organicamente, sendo que as maiores aquisições foram realizadas na última década. A aquisição da Hitachi GST em 2012…

…fez da Western Digital a maior produtora de discos rígidos “tradicionais”, ou seja, a maior produtora de HDD. Para fortalecer a sua posição no segmento SSD foi adquirida a SanDisk, empresa pioneira desta tecnologia em 1998:

A Western Digital poderá estar a preparar uma nova grande aquisição:

Em suma, a Western Digital desenvolve, fabrica e comercializa unidades de armazenamento HDD e SSD que são instalados nos computadores, consolas de jogos, smart video systems, telemóveis, tablets, sistemas multimédia, etc.

A empresa subdivide as vendas em três segmentos: Client Devices, Data Center Devices and Solutions e Client Solutions. No primeiro caso falamos de unidades de armazenamento que são diretamente instaladas em vários equipamentos (computadores, telemóveis, tablets, etc). O segundo é referente às unidades de armazenamento que são instaladas nos data centers e o terceiro está ligado às vendas diretas aos consumidores (discos externos, USB, cartões de memória, etc.).

A evolução das vendas de cada segmento foi a seguinte:

Apenas é evidente uma clara tendência de crescimento no segmento Data Center Devices and Solutions / Cloud. Convém referir que já decorre o terceiro trimestre, sendo que os resultados do segundo trimestre serão apresentados no dia 27 de janeiro.

2. Principais Acionistas

Não há insiders entre os principais acionistas:

3. Gráfico de Longo Prazo e Dividendos

O gráfico da cotação é de tendência ascendente, mas a ação teve vários episódios de euforia e pânico, com desvalorizações de mais de 60% por cinco vezes e colapsos de mais de 90% em duas ocasiões:

O historial de pagamento de dividendos é curto e sem uma tendência definida:

4. Evolução do Número de Acções e Valor de Mercado

Outro aspecto negativo é o número de acções emitidas, que não tem parado de aumentar, praticamente sextuplicando em 30 anos:

A capitalização bolsista não está no máximo absoluto, mas a quantidade de acções emitidas está. Efetivamente existe um programa que permite recomprar mais $4,5 B em acções, que, se for efectivado, à cotação atual permitiria comprar 70M de acções:

5. Informação Financeira

As aquisições realizadas têm ajudado a receita crescer, sendo que as maiores são identificáveis no seguinte gráfico:

Entre 2018 e 2019 a receita diminuiu 19,8% e, desde então, estagnou, pelo que o cenário de novas aquisições pode de facto estar a ser equacionado (Kioxia). Já o lucro não acompanhou a evolução da receita, sendo a última década da Western Digital marcada por prejuízos em 2019 e 2020:

A companhia demorou 3 anos para se adaptar à contração das vendas, explicada pela diminuição do preço de comercialização e pela diminuição da quantidade comercializada devido à sobreprodução e à competição. Porém a Western Digital continuou a ser lucrativa em termos operacionais:

Note-se que a margem bruta tem-se expandido ao longo dos anos:

A Western Digital paga elevados juros sobre a sua dívida e a aquisição da SanDisk, em 2016, catapultou o Net Debt / EBITDA. No entanto, a prioridade da gestão tem sido a diminuição da dívida:

A gestão planeia operar com um Debt to EBITDA entre o 1 e 3,5x, sendo que este indicador é agora de 2,8x.

6. Desenvolvimento

As vendas do primeiro trimestre foram de $5 B e a gestão aponta para os $4,7 B – $4,9 B no segundo trimestre:

Contudo, não devemos anualizar as vendas dos primeiros dois trimestres porque estes são mais fortes do ponto de vista sazonal:

Os analistas estão otimistas e apontam para um crescimento das vendas entre 2021 e 2022 de 15,4%…

…mas ainda assim consideram que não haverá crescimento das vendas entre 2022 e 2024. O CEO sublinha o crescimento da cloud e da necessidade das unidades de armazenamento:

“Strong demand across diverse end markets, particularly for our cloud products, combined with Western Digital’s strong innovation engine, broad routes to market and sharpened execution, enabled us to deliver solid results within our guidance range, even in the face of significant COVID impacts and supply chain disruptions,” said David Goeckeler, Western Digital CEO. “While these disruptions are transitory, the long-term opportunities for Western Digital remain unchanged as the world’s digital transformation continues to accelerate. We believe that the migration to the cloud and demand for storage solutions throughout the client and consumer markets will continue to drive a huge opportunity for Western Digital and our customers.”

A remuneração dos acionistas não é a principal prioridade da companhia:

Tanto o ROE…

…como o ROIC…

…mostram-nos que a rentabilidade gerada sobre o capital e sobre os recursos investidos tem vindo a diminuir.

7. Conclusão

É possível que a Western Digital esteja agora a virar para um ciclo de alta…

…mas a média histórica do EPS diluted a três anos é, de momento, negativa. Tendo em conta o EPS dos últimos três anos e as estimativas dos analistas para os três anos seguintes obtenho um lucro por ação de $3,48, o que ao preço atual de $64 dá um PER na ordem dos 18. O PER médio do período em análise é de 16,6.

Tendo em conta que o EPS de $3,48 calculado anteriormente é obtido recorrendo a projeções relativamente optimistas, considero que a Western Digital está no limbo entre o sobreavaliado e o corretamente avaliado, não oferecendo margem de segurança. Mais: como investidores, gostamos de empresas que tenham em mente o retorno dos acionistas, e a Western indica-nos que os nossos interesses não são a sua principal prioridade.

Eu não pagaria mais de 8x – 12x o lucro calculado anteriormente, ou seja, não pagaria mais de $27,8 – $41,8 pelas acções da Western Digital.

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Manual_Investidor_Prudente_Accoes_Mockup_livro_tlm_tablet

e-Book Grátis

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

Manual do Investidor Prudente
download ebook grátis

O Manual do Investidor Prudente

Quer saber como proteger e fazer crescer as suas poupanças?