A história do “Prudente”

Sim, “Prudente”! Esse é o nome que damos ao Investidor Prudente.

Tudo começou em 2021, após a minha parceria com o César Borja, o grande small cap guy do Borja on Stocks (BoS), e a necessidade de servir um público diferente, mais interessado nos investimentos em blue chips (empresas valiosas de grande capitalização). Mas… como tudo começou? E o que nos separa?

A história do "Prudente" 1 | Investidor Prudente

O início

O BoS foi fundado em Agosto de 2015. Inicialmente, era um website que tinha como primeiro objectivo conhecer profundamente todas as 49 acções da Euronext Lisboa e seleccionar as 10 melhores para investimentos a longo prazo, colocando-as num portefólio público que pudesse ser acompanhado pelos subscritores do serviço, com entradas e saídas amplamente justificadas. Até à data deste artigo, estes foram os resultados:

A história do "Prudente" 2 | Investidor Prudente

Este sucesso só pode ser atribuído ao trabalho a tempo inteiro e ao conhecimento de análise fundamental que o César Borja acumulou ao longo dos últimos vinte anos. Sem este esforço e uma dose de especialização, seria muito difícil obter bons resultados (o professor Bruce Greenwald, sucessor de Benjamin Graham na Columbia University, explica-o).

Como a nossa Bolsa é muito pequenina no contexto mundial e os subscritores do TOP10 Lisboa queriam mais opções de investimento (acções internacionais), as análises foram aumentando e novos mercados descobertos: Amesterdão, Paris, Nova York…

Entretanto, em 2019, o BoS já tinha largas centenas de subscritores e o César pediu-me para o ajudar nas análises gerais às empresas. Como ele já conhecia a minha orientação “fundamentalista”, a integração foi fácil e bastante eficiente. Analisei centenas de empresas americanas e europeias (já lhes perdi a conta), principalmente as da Bolsa de Madrid… analisei-as todas! Estou bastante contente com o trabalho realizado; até agora, só recebi mensagens positivas:

A história do "Prudente" 3 | Investidor Prudente

As nossas divergências

Tanto as empresas de baixa capitalização como as grandes empresas de boa qualidade têm conseguido excelentes rentabilidades ao longo da história, mas a circunstância particular dos investidores (o capital investido, a aversão ao risco, os factores psicológicos, etc.) pode levar uns e outros a optar por diferentes universos de investimento – uns preferem small caps, outros large caps, outros ainda preferem ter os dois (tal como nós). Não há problema algum nisso. Tanto o BoS como o Prudente gostam dos vários tipos de empresas, mas o foco da cada um é diferente.

As nossas convergências

No entanto, aqui não há só divergências; o Bos e o Prudente convergem em vários aspectos. Ambos consideram que a escolha de empresas em Bolsa deve ser orientada para o longo prazo e para a análise fundamental. Nos próximos artigos, vou explicar o que é isto de investir…

  • no longo prazo (que também pode implicar transacções no curto prazo… depois explico)
  • em empresas fundamentalmente atractivas (cuidando da evolução dos negócios e das empresas)

O meu trajecto pessoal

A minha história de investimento tem mais de 20 anos.

Tudo começou por volta do ano 2000, no antigo BigBolsa. Este era um fórum que continha uma plataforma de investimento na qual os investidores competiam uns contra os outros, na Bolsa portuguesa, em busca da melhor performance. Com uma estratégia buy and hold, acabei por ficar em primeiro lugar (LeaderBoard nickname: Heidje), quando o site encerrou em 2007:

A história do "Prudente" 4 | Investidor Prudente

A vitória e a posição consistente que mantive no «top geral» do BigBolsa deu-me uma importante lição: “o mercado de acções transfere dinheiro dos impacientes para os pacientes”. Essa experiência não me impediu de fazer uma incursão pelas técnicas de trading (com análise técnica, level 2, análise de fluxo, etc.), mas foi na tradição do value investing, de Benjamin Graham até Warren Buffett (e mais além), que encontrei a minha casa. A minha formação académica é em direito e em contabilidade (áreas de estudo importantíssimas para quem lida com investimentos em Bolsa), mas quem de facto me formou foi a experiência e o conhecimento dos grandes investidores da nossa história, cuja obra procurei sintetizar no primeiro e-book que lançamos:

Ebook grátis - Como se tornar um investidor de longo prazo - os melhores livros

Esta busca por conhecimento nunca acaba; continuo a ler extensivamente sobre investimentos, economia, contabilidade, negócios e empresas, além de explorar outras áreas do conhecimento humano, como literatura, história, filosofia, música, etc. O grande investidor dos nossos tempos gosta de tocar musica country no ukulele…

… eu prefiro musica clássica:

Unidade e Diversidade

Nos últimos meses, a minha colaboração no BoS intensificou-se, exigindo uma maior dedicação às grandes empresas do S&P 500. Essa demanda exige especialização e trabalho a tempo inteiro (algo que irei explicar no próximo artigo). Nem o Bos nem o Prudente deixarão de se ajudar mutuamente, principalmente na partilha de ideias e força de trabalho, mas a orientação será diferente:

  • Borja on Stocks: small cap guy
  • Investidor Prudente: large cap guy

 

Estou certo de que, com este dois guys, os investidores só têm a ganhar!

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Etiquetas :

Partilhe com outros investidores
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

18 respostas

  1. O caminho do sucesso faz-se com o conhecimento e partilha de deste. Portanto tem tudo para correr bem, os investidores só tem a agradecer o vosso conhecimento e ideias.

  2. Ao Helder e ao Investidor Prudente os meus agradecimentos e desejos de que a parceria se fortaleça a bem de todos nós que queremos ver as nossas poupanças em crescimento para que nos possam dar o conforto merecido de quem muito se esforçou e trabalhou para poupar e investir. Sem o vosso trabalho eu nunca teria a coragem de colocar os meus recursos com a confiança e determinação que faço e a cada dia mereceis mais e mais do meu respeito e reconhecimento. Obrigado!

  3. Boa tarde Hélder Pereira. Aproveito para lhe agradecer, as análises publicadas até ao momento, no Investidor Prudente. Concisas e esclarecedoras, tornam-se “acessíveis” á maioria das pessoas. Continuação de um execelente trabalho. Obrigado.

    1. Bom dia, Diamantino.
      Muito obrigado pelos elogios! Procuro sempre fazer o melhor possível. Nem sempre é possível explicar as questões de forma aprofundada, mas faço o que posso no tempo disponível.
      Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este website é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicados.

Iniciar Sessão
Não tem conta?

Se ainda não tem conta de subscritor utilize esta opção para aceder ao formulário de registo.

Registe-se gratuitamente e aceda a conteúdo exclusivo.

ebook-guia-fiscal-do-investidor-em-acoes-2022
download ebook grátis

Guia Fiscal do Investidor em Ações

Preencha o seu IRS de forma simples e rápida com a ajuda deste ebook.