Procurar
Close this search box.
Investidor Prudente - melhores ações

3 ERROS que os investidores que procuram DIVIDENDOS cometem

Índice

Toda a gente gosta de dividendos.

Parece que têm mel…

No outro dia estava numa aula de Derivatives e o professor, para explicar as opções, disse que o preço das calls tinham de ter em conta se iam ser distribuídos dividendos até à maturidade.

Isto porque na data ex-dividendo, quando as ações deixam de dar direito ao dividendo, costuma haver um ajuste – ou seja, a cotação desce – no montante do dividendo bruto por ação, pelo que o valor teórico da call será inferior.

E um aluno respondeu de rajada: “ah, mas depois a ação sobe!”

E o professor: “sobe? Isso depende da procura e da oferta… não é garantido que suba…”

E o aluno: “mas se a empresa paga dividendos, será sempre atrativa para os investidores”.

Esta é uma ideia enraizada na cabeça de muitos investidores que são yield oriented, ou seja, que consideram os dividendos o fator mais importante, por vezes quase o único, relevante numa análise.

E por vezes cometem erros de análise.

Aqui estão os 3 mais comuns, para que os possa evitar:

1º Erro

Por vezes as empresas pagam dividendos especiais, ou extraordinários, que elevam temporariamente o dividend yield.

Isto costuma acontecer quando vendem um ativo relevante e, à falta de melhor uso, decidem distribuir o dinheiro todo ou quase todo pelos acionistas.

Nestes casos o dividend yield pode subir até aos 20%, ou mesmo 30% ou mais e isso atrai muitos investidores, que não compreendem que aquele dividendo não tem qualquer hipótese de ser repetido no futuro, ou seja, é insustentável. E depois quando o dividendo por ação baixa muito ficam desiludidos.

Isto aconteceu por exemplo quando a Portugal Telecom se fundiu com a brasileira Oi, ou quando a Ramada vendeu a Storax.

 

Exemplo de distribuição extraordinária de dividendos

Procure sempre compreender se está perante um dividendo recorrente ou extraordinário.

2º Erro

Em fevereiro/março de cada ano as empresas começam a apresentar resultados anuais e anunciam a sua proposta de dividendos para aquele ano.

Esses anúncios abrem a época de caça aos dividendos… do Minho até ao Algarve, os investidores pegam nas espingardas e começam a disparar… o objetivo é caçar dividendos, levá-los para casa e voltar no ano seguinte.

procura de dividendos de empresas cotadas em bolsa

Esta estratégia é perdedora, mas repete-se todos os anos, de forma incessante.

Porque é que é perdedora?

Ainda bem que perguntou…

É porque na data ex-dividendo as ações costumam descer no montante do dividendo bruto (afinal, esse é o montante que sai da empresa, que é diminuído ao capital próprio, que por isso vale menos), enquanto os investidores só recebem o dividendo líquido.

Desta forma, o investidor que compra uns dias antes da empresa pagar o dividendo e vende logo após ter garantido esse dividendo, invariavelmente perde, porque o Estado foi buscar o seu quinhão.

3º Erro

Existem empresas que pagam dividendos chorudos, mas que estão muito endividadas e têm um balanço frágil.

Por causa desta situação de risco a cotação costuma exibir uma tendência descendente que não é suficientemente compensada pelo rendimento obtido com os dividendos.

É necessário que os dividendos sejam pagos a partir de uma situação financeira saudável.

Para ver se os dividendos são recorrentes, sustentáveis, com boas hipóteses de crescimento e se partem de uma situação saudável é preciso fazer uma análise mais cuidada e profunda.

Do género das que fazemos no Investidor Prudente, onde analisamos 20 grandes empresas cotadas por mês, escolhendo 1 – e apenas 1 – aquela que no nosso entender é a mais atrativa, para investidores prudentes que apreciam receber dividendos sustentáveis.

Se procura investir em boas pagadoras de dividendos quando estão subavaliadas, saiba mais clicando aqui ou no botão em baixo.

Quer saber como pode Investir com Segurança?

Disclaimer

Esta publicação é para efeitos meramente informativos e educacionais e não deverá ser entendida como uma recomendação para comprar ou vender acções.

Se entender esta publicação como uma recomendação, tenha em conta que ela é generalista e poderá não ser adequada ao seu perfil de risco, que é único. A sua situação financeira individual não foi tida em consideração pelo Autor da análise, que desconhece o perfil de risco e objectivos de cada um Subscritores do Investidor Prudente.

Se necessitar de conselhos financeiros personalizados, procure sempre os serviços de um profissional devidamente credenciado e autorizado pela CMVM.

O Investidor Prudente e a sua Equipa não assumem qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou ganhos resultantes da informação obtida nesta publicação.

Esta publicação é propriedade intelectual de BBTOP20 – Produção de Conteúdos, Lda e destinada apenas aos Subscritores do site Investidor Prudente. As informações e opiniões contidas nesta publicação são confidenciais. É proibida a sua transmissão ou difusão, em todo ou em parte, sem autorização expressa.

Consulte o Disclaimer completo do Investidor Prudente.

Etiquetas :

Partilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Uma resposta

  1. Manche der größten Namen der Erwachsenen- und absoluten Pornolegenden sind hier zu finden, zusammen mit exhibitionistischen Amateuren,
    lebenslustigen heißen Frauen und betrügerischen Müttern und noch
    viel mehrsex fotos. Sobald selbige die Kinder zur Schule geschickt haben,
    sind diese süßen, sexverrückten Mamas total bereit
    zum Spielen!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INICIAR SESSÃO